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Um passo atrás

Uber volta atrás e mantém Citroën Basalt no Uber Black e mais um carro

Após diversas críticas, o Citroën Basalt voltou ao Uber Black para 2026. No entanto, o Renault Kardian segue fora da lista

3 min de leitura

Uma das maiores polêmicas do setor automotivo nos últimos dias foi a retirada do Citroën Basalt e do Renault Kardian da categoria Uber Black para 2026. Justamente modelos que muitos motoristas compararam para atuar na categoria que mais paga dentro da plataforma. Essa decisão gerou insatisfação de diversos motoristas que haviam investido nos veículos. Porém, agora, há um motivo de respiro, pelo menos para um dos franceses.

A Uber voltou atrás e confirmou que o Citroën Basalt 2025 seguirá aceito na categoria Black durante 2026, mas o Renault Kardian permanece fora da lista. A atualização foi publicada nesta segunda-feira (27) na página oficial da empresa, corrigindo a tabela anterior que havia excluído o modelo da Citroën. 

Além do Basalt, o Volkswagen Virtus 2025 também passou a constar entre os veículos aceitos no Uber Black, após ficar de fora na revisão inicial, que só permitia o modelo 2026. 

Citroën Basalt Feel manual cinza parado de traseira
Citroën Basalt Feel [Auto+ / João Brigato]

O Citroën Basalt foi lançado em outubro de 2024 e se tornou rapidamente um carro extremamente procurado por motoristas da Uber justamente pelo seu espaço, conforto, conjunto mecânico, visual e além de ser um SUV acessível em comparação com outros modelos. 

Por isso, a exclusão anunciada inicialmente criou uma grande revolta por parte dos condutores que compraram ou financiaram o veículo justamente para fazer o Uber Black. Mas com a nova notícia, a informação é um alívio para aqueles que adquiram o modelo na linha 2025. Já o Renault Kardian continua fora da lista.

Banco traseiro Citroën basalt
Citroën Basalt Feel [Auto+ / João Brigato]

Sem mudanças para outros veículos

Com a atualização divulgada, a Uber só ajustou a lista desses dois veículos: Virtus e Basalt. O resto da lista que foi divulgada anteriormente permanece sem alterações. Ou seja, Renault Kardian, Chery Tiggo 3X e Tiggo 3, Hyundai Kona Hybrid, Peugeot E-2008, JAC J3 Turin e JAC iEV 40, JAC J3 Turin e JAC iEV40 estão fora do Uber Black 2026, independente do ano de fabricação.

As novas regras entram em vigor em 5 de janeiro de 2026, com critérios diferentes por cidade. A Uber também reforçou que carros cadastrados até 31 de dezembro de 2025 seguirão válidos até o fim de 2026, mesmo que o modelo saia da lista em revisões futuras.

Acha que a Uber fez certo ao voltar atrás com o Citroën Basalt? Deixe sua opinião nos comentários!


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11 comentários em “Uber volta atrás e mantém Citroën Basalt no Uber Black e mais um carro”

  1. Almir

    A Uber não oferece nenhuma autonomia, os valores pagos aos motoristas estão defasados, não tem ajuda para aquisição de veículos, governo não oferece benefícios de isenção e desqualificar veículos sem um mínimo de prazo de 5 anos para veículos novos é um absurdo!

  2. Fábio

    Um polo track é considerado confort enquanto um byd mini que muito superior em conforto não.

  3. Vinícius

    Brincadeira bicho, Basalt no Black e os alguns outros de fora kkkk É pra sucatear mesmo, o carro é um C3, gente…

    • Clovis

      Caro Vinício, creio que vc está equivocado. O BASALT tem sim um conjunto de qualidades que vc talvez não conhece, como motor, dirigibilidade, conforto e muito mais.

  4. Heber

    A Uber ágil corretamente, mas a pergunta é:essa decisão é só por mais um ano ou por mais tempo?

  5. Sacha

    Então é simples… cria-se uma sub categoria de “black” … e deixa o cliente escolher o black mais caro ou mais barato… pq eh brincadeira vc querer uma carro mais top, paga mais caro e vem um Basalt… com todo respeito!!! Meu carro eh inferior ao Badalt em termos de preço… mas por favor, entendam o que estou querendo dizer!

    • Ricardo

      Vai dizer que é melhor um Civic ou Corolla 2020, com 400 mil km, fedendo a cigarro… É pacabá !!!

  6. Isairton

    Essa Uber é injusta.
    Julga as pessoas por coisas que não fizeram e banem da lista de motorista (agora que está grande). Pois no início não punia ninguém. Agora eu vou rodar apenas para uma empresa nova que vai ser lançada em breve.

  7. Lucas

    Basalt é Black sim… Cliente que reclama e quer pagar preço de passagem de ônibus. Não tem como querer carros muito superior na categoria se a tarifa é uma sucata e não temos benefícios (reias) nenhum para manter um padrão premium. O que deve ser revisto são tarifas, impostos e benefícios isso sim.

  8. Saulo Affonso

    Esse é o problema de toda empresa que o monopoliza o mercado ela faz o que ela quer quando quer e do jeito que quer. A questão do basalt traz à tona uma realidade do Uber black que já foi dito acima foram se aceitando modelos que não tem nada a ver com a categoria, pois os carros do black eram sedans médios e grandes para ofertar viagens executivas. Mas com a diminuição dos valores repassados para os motoristas fica muito difícil manter carros neste padrão aí ela vai criando o subterfúgio de modelos que nunca se enquadrariam na categoria Black car e vai fazendo o uso disso da forma que quer. Eu não estou dizendo aqui que o usuário paga barato o usuário paga o preço de mercado O problema é que o repasse hoje está em 55%, ela retendo 45% do valor O que é um absurdo para quem não tem um carro mas infelizmente não tem uma concorrência a altura, e nem tão pouco uma ação do poder público com o intuito de corrigir as injustiças de uma empresa de capital internacional explorando mão de obra na colônia

  9. Hall

    É muita exigência pra poca bosta q pagam, pra um app mediocre, para carregar pé de rato

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Luiz Forelli

Estudante de jornalismo, sempre foi fascinado por carros desde pequeno. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

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