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Único carro à venda da Suzuki pode sair de linha por causa do governo no Brasil

A Suzuki e a HPE estão preocupadas com a vida do Jimny Sierra no Brasil. Ele pode sair de linha por aqui por não atender normas do governo

3 min de leitura

A vida da Suzuki e do jipinho Jimny Sierra no Brasil não está nada fácil. O que acontece é que ele é o único modelo da marca oferecido em solo nacional há um bom tempo. Contudo, desde 1° de janeiro deste ano, está em vigor o Proconve L8, um programa mais rígido que vistoria as normas de emissões de poluentes e o motor do Jimny Sierra não atende às normas.

E é aqui que mora o problema. O Jimny Sierra conta com o motor 1.5 aspirado a gasolina de 108 cv e 14,1 kgfm de torque. Além disso, ele pode trabalhar em união com o câmbio manual de cinco marchas ou automático de quatro velocidades. Todavia, o conjunto propulsor foi calibrado para atender aos antigos programas de emissões de poluentes e não as normas atuais.

Por sorte, a HPE, empresa que cuida das operações da Suzuki no Brasil, conseguiu importar cerca de 1.500 unidades do jipinho off-road até o fim de 2024. E segundo a Auto Esporte, essas unidades vão abastecer as concessionárias brasileiras ao longo de 2025. O problema é que quando acabar esse estoque, a marca precisará correr contra o tempo para continuar em operação em solo brasileiro.

Situação indelicada

Sabendo que no começo de janeiro deste ano o programa de emissões ficaria mais rígido, a HPE já conversava com a matriz japonesa da fabricante. Só que, mesmo com diversas conversas, a matriz da marca e a HPE não chegaram a um acordo para haver alterações na motorização do Jimny Sierra para a linha 2025 brasileira.

Segundo o portal, as unidades importadas para o Brasil conseguirão atender a demanda pelo modelo até o fim deste ano. Ainda assim, a HPE e a Suzuki do Japão seguem em tratativas sobre o futuro da montadora japonesa em solo brasileiro. Dessa forma, se chegarem a um acordo, os brasileiros podem esperar por novos lançamentos por aqui e que atendam as normas do programa de emissão.

Uma das opções seria o lançamento do SUV eVitara. Ele é 100% elétrico, tem porte compacto, visual futurista e é oferecido na Europa em três versões. Sendo que a mais barata tem 144 cv e baterias de 49 kWh e a mais cara tem tração 4×4, 184 cv e mais destaques. Se ele vier ao Brasil, teria como rivais diretos o BYD Yuan Pro, Volvo EX30 e mais SUVs elétricos.

Suzuki eVitara verde de frente em foto de dianteira no fora de estrada
Suzuki eVitara [Divulgação]

Você gosta do Jimny Sierra? O que acha que a Suzuki pode fazer para seguir em operação no Brasil? Conte nos comentários


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13 comentários em “Único carro à venda da Suzuki pode sair de linha por causa do governo no Brasil”

  1. Galeno Faria De Oliveira

    A culpa não é do governo brasileiro e sim da inércia da Suzuki no Brasil em oferecer apenas um "carro" que não está de acordo com as normas de redução de poluição. A maioria dos países têm normas para redução de poluição, e as do Brasil certamente não são as mais rigorosas do mundo. O Suziki Jimny tem câmbio manual de 5 marchas, poderia ser de 6 marchas, o câmbio automático tem 4 marchas, da idade da pedra, no Brasil, o padrão dos automáticos mais acessíveis são de 6 marchas ou CVT. O motor 1.5 16v tem potência e torque similar ao 1.3 8v GSE (Firefly) da Fiat. Falta investimento e mais produtos.

  2. Paulo César de Carvalho Júnior

    Não temos um Governo bom… fato. Porém a culpa é da matriz que ainda não permitiu os ajustes para o L8!

  3. Paulo César de Carvalho Júnior

    Não foi a Suzuki aqui, foi a matriz que ainda não liberou os ajustes.

  4. Mauricio Scherer

    O governo tem culpa também se ela vende um modelo de nicho, com muito pouca versatilidade, a preços inacreditáveis, com dificuldade de acesso às peças e pouquíssimas concessionárias?

  5. Schlatter70

    Culpa do governo??? Todas as outras montadoras que se adequaram estão erradas, só a Suzuki é quem está certa??? Motor antiquado com câmbio anacrônico de 4 marchas e vendido por um preço absurdo. Tem que ter paciência prá ler tanta baboseira.

  6. Milton Quadros

    O Sierra já não entra em vários países da Europa desde 2023. Òtimo carro, mas muito caro e depois de juntar-se a Mitisubishificou ainda mais caro de manutenir. O jipinho é ótimo, nada haver com SUVs de se ir a shopping, mas o motor já era ultrapassado um ano após o lançamento. Adeque-se ou morre.

  7. Guilherme Rodrigues

    Título irresponsável e conteúdo raso. Jornalismo de péssima qualidade.

  8. Marcelo Piquet

    O título da matéria é um bsurdo. Não é culpa do governo se a marca não atualizou seu antigo motor, coisa que as outras marcas fizeram. Se não quer atender as normas legais do brasil, deixe o nosso mercado.

  9. Gilberto Carvalho

    Título tendencioso.
    Da matéria conclui-se que a "culpa" não é do governo, mas da própria fabricante que não adequou seu produto à nova legislação ambiental.
    Aliás, a legislação está em conformidade e vem com certo atrazo ao observado no resto do mundo!

  10. Chico Neto

    É culpa do governo sim! O ESTADO que penaliza os proprietários de veículos zero km com impostos absurdos, e brinda os donos de carroças poluentes com mais de dez anos com IPVA baixinho. O estado que privilegie o trabalhador de baixa renda, maioria, rodar de carro velho não pode ser o correto em qualquer situação. E não se iludam, a cada "melhoria" ambiental dos veículos há novos custos embutidos, e quem paga são os adquirentes. Esse é o governo que os ambientalistas de plantão aqui defendem tanto? Acho que nasci no planeta errado, só pode!!! A luta por um meio ambiente melhor deve ser vista de forma ampla, e não dessa maneira rasa, com ações pontuais, como vários aqui parecem defender ao criticar a, quase extinta no Brasil, Suzuki. Enfim, salve-se quem puder.

  11. O Mochileiro

    Te respondo. Não, não é esse o governo que os ambientalistas de plantão aqui defendem tanto, mas um ainda mais restritivo . Por favor, amigo, estamos em 2025. Não tem o menor cabimento um sujeito que mora no Brasil defender uma montadora falida de um país atrasadíssimo em matéria de preservação ambiental, que não quer adequar MINIMAMENTE seu produto para ser vendido aqui. O PROVONVE que entrou em vigor é o MÍNIMO que se espera pelo nível atual de tecnologia. Eu sou um grande fã do Jimmy mas a titude da montadora é uma vergonha e faz tempo, no pré e no pós venda. Se sumir for o preço para termos produtos melhores dos concorrentes que cobrirão seu espaço, adeus Suzuki, obrigado por tudo.

  12. O Mochileiro

    Péssimo texto, aparentemente feito com o inteligência (?!) artificial. A norma PROCONVE P-8 é equivalente à norma europeia Euro 6, ambas estabelecendo novos limites de emissões de gases poluentes, o mínimo desejável para veículos a combustão hoje em dia. Então não é "por causa do governo" mas pela inabilidade, pela falta de responsabilidade ambiental, pelo desrespeito ao consumidor brasileiro, pela filosofia antiquada e principalmente pela péssima visão de negócio para o Brasil que a Suzuki, mais uma vez, corre o risco de deixar seus fãs brasileiros na mão. Triste.

Os comentários estão encerrado.

Felipe Yamauchi

Formado em jornalismo, é muito curioso e gosta de entender como tudo funciona. Como jornalista, já trabalhou no ramo de entretenimento, saúde, embarcações e agora fala de carros de uma segunda-feira até a outra sem nenhum problema. É um entusiasta da onda de SUVs.

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