O Citroën Basalt foi lançado no ano passado oferecendo três opções: Feel 1.0 MT (R$ 100.490), com motor de três cilindros e câmbio manual de cinco marchas, produzindo 75 cv e 10,5 kgfm (etanol); além das versões Feel Turbo 200 (R$ 118.290) e Shine Turbo 200 (R$ 120.900), ambas trazendo o 1.0 turbo tricilíndrico e câmbio CVT com sete marchas simuladas, para render 130 cv e 20,4 kgfm quando abastecidas com combustível vegetal.
Mas há um detalhe que não consta no configurador online do fabricante: o Citroën Basalt aparece à venda no portal de classificados WebMotors com uma configuração inédita — e não lançada oficialmente. Trata-se da Live, a mais básica da linha e uma nomenclatura que já aparece no compacto C3, a qual custa iniciais R$ 80.700.
Um dos anúncios exibe um exemplar branco com apenas 100 km rodados, disponível em Barueri (SP), pelo preço de R$ 88.990. O que revela ser uma versão Live são os detalhes visuais: ausência das molduras plásticas nos para-lamas e presença de calotas — as mesmas aplicadas no Citroën Aircross Feel Turbo 200, que custa a partir de R$ 120.400.

Outro anúncio, também em Barueri e com as mesmas especificações e quilometragem, exibe o Basalt Live na cor cinza, igualmente por R$ 88.990. Não são casos isolados. Embora algumas unidades sejam listadas como Feel, diversos Basalt Live foram localizados em outros estados, com destaque para o Rio Grande do Sul.
Há registros da configuração em cidades como São Leopoldo, Osório, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Caxias do Sul e Pelotas. Todos os exemplares são pintados na cor cinza e aparecem com preço de R$ 84.990. Procurada, a Citroën emitiu uma nota:

“Foi comercializado um pequeno volume de Citroën Basalt Live a pedido de um cliente da Stellantis. Neste momento, não há intenção de oferecer esta versão no Brasil.” No entanto, esse tipo de ensaio pode indicar que o SUV-cupê da Citroën ainda venha a ser oferecido na configuração Live. Cenas dos próximos capítulos!
Que há sob o capô do Citroën Basalt Live?
Sob o capô, o Citroën Basalt Live compartilha o mesmo conjunto mecânico da versão Feel 1.0 MT. O motor 1.0 aspirado de três cilindros atua em conjunto com um câmbio manual de cinco marchas, para gerar 71 cv a 6.000 rpm e 10 kgfm a 3.250 rpm com gasolina, ou 75 cv e 10,5 kgfm quando abastecido com etanol.
Embora a versão Live não apareça na tabela do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro, é plausível considerar que os números de consumo sejam os mesmos da versão Feel aspirada: 9,2 km/l com etanol na cidade e 13,2 km/l com gasolina; já na estrada, 10,1 km/l (etanol) e 14,3 km/l (gasolina).

Você conhecia essa versão discreta — e quase secreta — do Citroën Basalt? Caso seja (ou tenha sido) proprietário de um Citroën Basalt, compartilhe sua experiência nos comentários!