Ao vivo
Home » Novidades » Volkswagen descarta maçanetas que todo mundo odeia no novo T-Cross e Polo elétrico

Novidades

Volkswagen descarta maçanetas que todo mundo odeia no novo T-Cross e Polo elétrico

CEO da Volkswagen diz que recurso é incômodo para os clientes e afirma que os elétricos ID. Cross e Polo terão maçanetas convencionais

3 min de leitura

É comum vermos em carros chineses as maçanetas retráteis, como no Jaecoo 7, BYD Seal e vários outros. Porém, a Volkswagen decidiu seguir na direção contrária e anunciou que está abandonando esse tipo de solução até mesmo em seus novos modelos elétricos.

De acordo com a divulgação do site alemão Deutsche Welle, o CEO da Volkswagen, Thomas Schäfer, disse que as maçanetas retráteis podem até parecer modernas e dar um ar futurista ao carro, mas são difíceis de operar e desagradam boa parte dos consumidores. 

“É tudo muito bonito, mas são terríveis de usar. Vamos continuar com as maçanetas convencionais e os clientes agradecem, esse é o feedback que recebemos”, afirmou em entrevista durante o IAA Mobility, em Munique.

Volkswagen ID. Cross esverdeado visto de lado
Volkswagen ID. Cross, o T-Cross elétrico [Divulgação]

Atualmente a Volkswagen não oferece nenhum veículo com maçanetas retráteis e sim embutidas, como é o caso do ID.4. As retráteis ficam escondidas na porta e saltam para fora quando o proprietário com a chave destranca ou se aproxima do carro, voltando a se recolher em seguida. 

Elas nasceram como uma solução para melhorar a aerodinâmica e aumentar a autonomia de carros elétricos, além de oferecer um visual mais limpo, como é o caso do Zeekr X. 

Zeekr X Flagship cinza com teto preto em frente a uma casa abandonada
Zeekr X Flagship [Auto+ / João Brigato]

Já as maçanetas embutidas, como vemos em modelos da BYD, como o Dolphin, Dolphin Mini, Citroën e no próprio ID.4 ficam fixas rente à carroceria, sem partes aparentes para fora, mas exigem que o motorista as puxe manualmente.

Embora funcionem como um detalhe de design e eficiência, as maçanetas retráteis vêm recebendo críticas relacionadas à segurança. Em casos de acidente, por exemplo, podem dificultar o acesso rápido ao interior do veículo.

Protótipos camuflados dos Volkswagen ID. Polo e ID. Polo GTI vistos de frente
Protótipos camuflados dos Volkswagen ID. Polo e ID. Polo GTI [Divulgação]

Não à toa, reguladores na China estão estudando restringir ou até proibir esse tipo de solução, algo que afetaria o mercado global por completo.

A estratégia da Volkswagen

Mesmo em modelos luxuosos na Europa, a Volkswagen nunca ofereceu veículos com maçanetas retráteis. A alemã prefere apostar na familiaridade e praticidade, como ocorre com ID. Cross, o T-Cross elétrico, quanto o ID.Polo, o Polo elétrico, apresentados em Munique, e que trazem maçanetas convencionais.

Volkswagen ID. Cross elétrico esverdeado visto de frente e com faróis acesos
Volkswagen ID.Cross [Divulgação]

Para Schäfer, o consumidor precisa de funções simples e familiares, e não de detalhes que compliquem o uso. “As pessoas compram marcas, compram a confiança no que já conhecem”, comentou.

Acha que a Volkswagen está certa em abandonar as maçanetas retráteis? Deixe seu comentário!


YouTube video

0 comentário em “Volkswagen descarta maçanetas que todo mundo odeia no novo T-Cross e Polo elétrico”

  1. Waldir levita da silva

    Sim, maçanetas convencional, é mais prática e mais segura em caso de acidentes.

Deixe um comentário

Luiz Forelli

Estudante de jornalismo, sempre foi fascinado por carros desde pequeno. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

Você também poderá gostar