De olho no projeto futurista de robotáxi da Tesla, a Volkswagen e mais uma empresa focada em mobilidade, criaram uma versão especial autônoma da ID.Buzz. A van trará diversos itens tecnológicos e que dispensam o motorista. Piso de madeira, ampla distância entre-eixos e assentos espaçosos são destaques. Além disso, o modelo será oferecido na Europa e nos Estados Unidos inicialmente. Mas, quando?
Este projeto está sob os cuidados da Volkswagen e da MOIA. Esta última é uma empresa da marca alemã focada na mobilidade. A ID.Buzz AD demorou anos para ser completamente desenvolvida. De acordo com os executivos deste projeto, os principais clientes que serão atendidos pela Kombi elétrica de robotáxi vão ser provedores de mobilidade e empresas corporativas.
Inclusive, a Volkswagen ID.Buzz autônoma poderá ser destravada por meio dos smartphones dos seus usuários. Ela conta com distância entre-eixos estendida e teto elevado. Desse modo, acomoda mais confortavelmente os passageiros. O modelo conta com botão Start/Stop para funcionar, quatro bancos e até inteligência artificial embarcada.

Esbanja tecnologia
Por mais que a pegada da ID.Buzz AD seja autônoma, ela ainda dispõe de um banco para o motorista. Mas, ele pode ser retirado se não estiver em uso. Caso isso aconteça, o espaço para acomodar bagagens é ampliado. Todavia, é a tecnologia embarcada na van que mais se destaca no conjunto. Segundo os engenheiros da MOIA, possui 27 sensores, 13 câmeras, nove sensores LiDAR e cinco radares.
Ela ainda conta com visão 360° ao redor do veículo. Segundo os envolvidos no projeto, a Volkswagen ID.Buzz robotáxi possui os itens de condução que dispensam o motorista desenvolvidos pela empresa Mobileye. No entanto, o projeto que acabou de ser revelado, só deve ter seus trabalhos iniciados em 2026.

Oliver Blume, CEO do Grupo Volkswagen, contou que a van com essa especificação ainda depende de uma série de aprovações para ter seu trabalho nas ruas iniciado. Ele ainda afirmou que com este projeto, sua empresa espera ser uma impulsionadora global no uso de tecnologia na indústria automotiva. O sistema deve ter operações nos Estados Unidos e Europa.
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