Ao vivo
Home » Novidades » Volkswagen fará com sua caminhonete o que a Fiat fez na Toro

Novidades

Revolucionário?

Volkswagen fará com sua caminhonete o que a Fiat fez na Toro

Projeto Udara da Volkswagen prevê não somente uma caminhonete cabine dupla, mas também versão cabine simples

2 min de leitura

Desde que a Fiat criou o segmento de caminhonetes intermediárias com a Toro e foi seguida por Renault Oroch, Chevrolet Montana, Ram Rampage, Ford Maverick e até Hyundai Santa Cruz (lá fora), nenhuma marca teve a coragem de lançar um modelo de cabine simples. Mas caberá à Volkswagen e o projeto Udara ser a precursora desse que pode ser um movimento.

Segundo apuração da revista Auto Esporte, a Volkswagen Udara será a primeira caminhonete intermediária com cabine simples. A ideia é que ela de fato suceda a Saveiro como caminhonete de entrada da marca, já se preparando para brigar com a futura Fiat Strada XBP, que também vai subir de segmento.

A Udara terá porte de Montana e Oroch, sendo um pouco menor que Toro, Rampage e Maverick. Como a Strada também subirá para esse segmento, na prática, elas serão as novas caminhonetes compactas. Contudo, todas elas são substancialmente maiores do que as caminhonetes compactadas de hoje.

Fiat Toro cabine simples [Auto+ / João Brigato]
Fiat Toro cabine simples [Auto+ / João Brigato]

Afinal, a Saveiro é derivada do Gol e a Strada nasce a partir do Mobi, dois hatches subcompactos. Já Montana, Oroch e Udara são derivadas diretamente de SUVs compactos. Inclusive, a escolha por produzir a nova caminhonete da Volkswagen em São José dos Pinhais se dará pela intimidade dela com o T-Cross.

Toda estrutura dianteira da picape, incluindo a parte frontal da cabine, será compartilhada com o T-Cross. A marca deve trocar todas as chapas externas para fazer parecer um modelo totalmente inédito. Será um trabalho mais profundo do que acontece, por exemplo, entre Nivus e Polo.

Volkswagen T-Cross 2026 Extreme cinza esverdeado, com detalhes pretos e laranja. visto de frente e com faróis acesos
Volkswagen T-Cross Extreme 2026 [Divulgação]

Contudo, a ideia é que a Udara seja a caminhonete do T-Cross. Nas versões de trabalho com cabine simples, ela contará com suspensão traseira feita por feixe de molas, garantindo maior robustez para levar cargas, seguindo o que é aplicado hoje na Fiat Strada. Já os modelos de cabine dupla podem receber outro layout de suspensão.

Você acredita que a nova caminhonete da Volkswagen vai fazer sucesso? Conte nos comentários.


YouTube video

Deixe um comentário

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar