Junto com a apresentação oficial do novo Golf GTI, a Volkswagen também confirmou a chegada do Jetta GLI atualizado ao mercado brasileiro. O sedã esportivo, que é produzido no México, já tinha recebido o facelift em junho de 2024 naquele país e também nos Estados Unidos, mas agora estreia por aqui com vendas previstas para começarem em 6 de setembro e entregas a partir de outubro.
O preço final será divulgado apenas no lançamento, mas a Volkswagen confirmou ao Auto+ que pode haver uma variação em relação ao valor atual de R$ 250.990, justamente pela incorporação das novidades visuais.
O que mudou no visual
Na dianteira, o Jetta GLI passa a contar com faróis de LED redesenhados com uma peça mais pronunciada na parte superior, além da famosa barra de LED que atravessa a grade — mais encurtada. O para-choque ganhou novas entradas de ar mais destacadas com novas partes em plástico preto e a grande inferior em estilo colmeia com aberturas maiores e um novo friso vermelho.

Nas laterais, as rodas diamantadas de 18 polegadas e pneus 225/45 permanecem as mesmas, enquanto na traseira as lanternas receberam novo desenho interno e agora são interligadas por uma faixa de ponta a ponta com o belém a GLI destacado no meio, abaixo do logotipo da marca alemã.
Interior atualizado
Por dentro, o Jetta GLI recebeu mudanças discretas. O painel de instrumentos digital de 10,25” segue de série, mas a central multimídia VW Play de 10,1” ganhou novo posicionamento e agora tem a peça elevada do painel, no mesmo estilo adotado pelo T-Cross, por exemplo.

Outra novidade fica para o painel que ganhou nova identidade em preto brilhante com peças horizontais que vão até a saída de ventilação na parte direita. Os comandos de ventilação e do ar-condicionado agora também são touch e não mais físicos com seleção giratória.
O acabamento escurecido continua predominante na cabine, com costuras vermelhas e detalhes esportivos, além de bancos dianteiros com ajuste elétrico (do motorista com memória) e teto solar panorâmico.

A lista de equipamentos inclui ar-condicionado digital de duas zonas, piloto automático adaptativo, alerta de ponto cego, assistente de permanência em faixa e frenagem autônoma de emergência.
Mecânica segue igual
Debaixo do capô não há mudanças. O Jetta GLI mantém o motor de código EA888 2.0 TSI turbo de quatro cilindros, que entrega 231 cv e 35,7 kgfm de torque, sempre associado ao câmbio DSG de dupla embreagem com sete marchas e tração dianteira. Com esse conjunto, a Volkswagen declara aceleração de 0 a 100 km/h em 6,6 segundos e velocidade máxima de 249 km/h.


Com 4,74 metros de comprimento, 1,80 m de largura, 1,47 m de altura e entre-eixos de 2,68 m, o Jetta continua sendo um sedã médio de porte avantajado. O porta-malas tem capacidade de 510 litros.
Estratégia VW Legends
A chegada do Jetta GLI faz parte do movimento da Volkswagen em resgatar sua imagem esportiva no Brasil, dentro da estratégia batizada de VW Legends. A linha já conta com o Nivus GTS, posicionado como opção de entrada, o Jetta GLI no meio do caminho, e acima dele, o novo Golf GTI, que estreia em setembro e ainda terá seu preço anunciado.
Por R$ 250 mil, você compraria o Volkswagen Jetta GLI 2026? Deixe sua opinião nos comentários!



