No ano passado, a Volkswagen atualizou o Nivus com mudanças estéticas e de conteúdos, enquanto o T-Cross seguiu a mesma linha e, neste ano, estreou o Tera. Apesar disso, mais novidades da marca estão a caminho. Um investimento de R$ 16 bilhões foi confirmado para o Brasil até 2028, sendo o Tera o primeiro produto dessa lista. Além dele, tanto o T-Cross quanto o Nivus passarão por mudanças, conforme flagra do perfil @placaverde.
O perfil no Instagram registrou um protótipo do SUV cupê circulando pelo interior de São Paulo sob forte camuflagem na dianteira, na traseira e com adaptações estruturais. Mesmo assim, algumas pistas já puderam ser identificadas pelas imagens publicadas.
Uma delas é o eixo traseiro, que aparenta ser mais longo do que o aplicado no modelo atual. Outro detalhe são os para-lamas maiores, o que pode indicar que o Volkswagen Nivus passará a utilizar a nova arquitetura MQB Hybrid — cuja produção já foi confirmada para o Brasil — ou uma versão adaptada da base MQB-A0.

O que mais pode evoluir no Volkswagen Nivus
Com isso, espera-se a evolução em pontos importantes, como espaço interno, assistentes de condução mais refinados e, principalmente, a eletrificação. A estratégia da Volkswagen será diferenciar o T-Cross e o Nivus do Tera, posicionando-os como modelos mais tecnológicos.
Sob o capô, o motor previsto é o 1.5 eTSI híbrido-leve, que deve substituir o atual 1.4 TSI. Além disso, a marca tem planos de lançar um sistema híbrido pleno semelhante ao utilizado pela dupla Toyota Corolla e Corolla Cross. Essa tecnologia deve estrear primeiro no novo T-Roc europeu até o próximo ano, para depois ser adaptada à MQB Hybrid.

Como há um investimento robusto confirmado para o Brasil até 2028, é grande a chance de o T-Cross e o Nivus já nascerem com configuração HEV. Também é provável que a marca apresente uma caminhonete rival da Fiat Toro, segundo informações do Motor1Brasil.
Quais são as suas expectativas para o novo Volkswagen Nivus? Se você é dono ou já teve o SUV cupê, compartilhe sua experiência nos comentários!




Como quase todos os VW “nacionais”, FEIO de doer.
Essa traseira e essas rodas, são de um design lastimável.