As montadoras europeias estão tendo que se virar para atender às metas de emissões da União Europeia, que obriga que todos os carros novos sejam de emissão zero a partir de 2035. A Volkswagen, pressionada por essas regras, já prepara a despedida do Golf movido apenas a gasolina.
Segundo o site britânico Autocar, a marca alemã vai lançar em 2027 o Golf R mais potente de todos os tempos, celebrando os 25 anos da divisão R com um motor 2.5 turbo de cinco cilindros herdado diretamente do Audi RS3.
Motor emprestado da Audi
O atual Golf R 333 já oferece o belo 2.0 TSI de 333 cv (EA888), mas a edição comemorativa quer mais do que isso. O cinco cilindros 2.5 turbo (EA855), famoso no RS3, entrega 394 cv e 48,4 kgfm de torque. Essa configuração coloca o hatch em outra prateleira.

Enquanto o R 333 acelera de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos, o RS3 faz em 3,8 s, e a expectativa é que o novo Golf R chegue bem próximo desse desempenho.
E ainda há espaço para mais. Em 2023, a Audi já mostrou que esse motor podia ir além, com a série limitada RS3 Performance Edition, que atingiu 401 cv. A Volkswagen deve também explorar essa margem para criar o Golf mais rápido e exclusivo já produzido.

E para lidar com muita mais força, o Golf R precisará ter alterações profundas na parte técnica. Suspensão recalibrada, maior cambagem dianteira, reforços de chassi e novos componentes no eixo dianteiro devem aumentar a rigidez e a precisão em curvas.
Também são esperados freios maiores, que aliás podem herdar o conjunto de 380 mm do RS3, além de rodas forjadas de alumínio e pneus semi-slick, já usados no Golf GTI Edition 50.

Outro ponto pode ser a adoção de um diferencial traseiro com vetorização de torque já usado no RS3, que distribui potência entre as rodas para otimizar a tração em curvas.
A meta da Volkswagen é registrar o Golf mais rápido da história no exigente circuito de Nürburgring, superando até o tempo do GTI Edition 50 (7min46s).

Visualmente, podemos esperar que o novo Golf R terá entradas de ar maiores, novas tomadas no capô, aerofólio mais agressivo e difusor redesenhado.
Segundo o site, o lançamento está previsto para coincidir com o aniversário de 25 anos da divisão Volkswagen R, em 2027, além de marcar o último Golf puramente a combustão antes da eletrificação total da linha no final da década.
Regulamentações europeias é o nome
![Volkswagen ID.7 [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/04/DB2023AU00345_large_edited.jpg)
A estratégia da Volkswagen não acontece por acaso. A União Europeia já determinou que, a partir de 2035, todos os carros novos vendidos no bloco devem ter emissões zero.
Essa medida faz parte do pacote climático Fit for 55, que prevê etapas intermediárias de redução de CO2. Começa com 15% até 2029, 55% para carros e 50% para vans em 2030, chegando a 100% em 2035.
![Volkswagen ID;7 Tourer [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2024/02/Volkswagen-ID7-Tourer-2-1320x791.jpg)
Na prática, isso significa que modelos como o Golf a combustão não terão espaço no mercado europeu daqui a dez anos. O consumidor poderá continuar usando os carros já existentes, mas não haverá novos modelos a combustão à venda.
Acha que essa é uma despedida digna pra o Volkswagen Golf R? Faria sucesso no Brasil? Deixe seu comentário!



