Ao vivo
Home » Novidades » Volkswagen recicla JAC T6 e o lança com nome de BMW

Destaque

Volkswagen recicla JAC T6 e o lança com nome de BMW

JAC e Volkswagen criaram juntas a SOL / Sehol, que agora recicla um antigo modelo da marca chinesa e o lança com nome de BMW

3 min de leitura

Aos poucos a JAC e a Volkswagen vão desenhando melhor o futuro da SOL (ou Sehol na China). A marca foi criada há alguns anos pelas parceiras para pavimentar o caminho para a Seat na China. Os planos não deram certos e a marca deveria se tornar uma fabricante de carros 100% elétricos, dos quais dois deles são vendidos no Brasil.

Hoje a JAC brasileira vende o E-JS1 e o E-JS4, que são dois modelos da SOL que já passaram pelo processo de melhoria da Volkswagen. Ambos são baseados em modelos da JAC vale lembrar. Contudo, a Volkswagen (que é dona de 51% da JAC) resolveu ressuscitar um antigo carro da marca chinesa para trazer à SOL.

Batizado de SOL / Sehol X5, o novo modelo nada mais é que o antigo JAC T6 vendido no Brasil entre 2015 e 2016. Por aqui ele foi vendido com motor 2.0 quatro cilindros flex aspirado de 160 cv e 20,6 kgfm de torque, aliado a um câmbio manual de seis marchas. Na nova fase como modelo da SOL ele terá motor turbo e é um dos raros casos de carros não elétricos da marca.

SOL / Sehol X5 [Ministério de Patentes China]
SOL / Sehol X5 [Ministério de Patentes China]
Ele usa um 1.5 quatro cilindros turbo de 150 cv e 21,4 kgfm de torque – o mesmo motor usado pelo JAC T60 aqui no Brasil. A transmissão é manual de seis marchas ou automática do tipo CVT. Segundo a marca, ele tem velocidade máxima limtada a 170 km/h. Já o consumo é de 13,2 km/l em média.

Um pouco de Hyundai

Visualmente, entretanto, ele foge completamente do visual de qualquer JAC, Volkswagen ou até SOL. A dianteira é inspirada na marca chinesa NIO. Isso fica claro por conta da grade frontal trapezioidal que domina toda a frente do SUV, assim como os faróis de LED finos. Nesse caso, o novo modelo tem conjunto óptico dividido em duas partes, porém elas são conectadas.

O estranhamento é na lateral, visto que o JAC T6 era inspirado no Hyundai ix35. O perfil do começo dos anos 2010 não combina em nada com as novas linhas ousadas dessa década. Na traseira, lanternas conectadas e finas dão um estilo bastante agressivo. Já as luzes auxiliares no para-choque remetem ao modelo original vendido no Brasil.

>>Volkswagen Amarok V6 é estradeira com rugas evidentes | Avaliação

>>Elétrico mais barato do Brasil: JAC E-JS1 tem sabor de VW | Impressões

>>JAC E-JS4 tem potencial de cartada de mestre | Impressões

YouTube video

8 comentários em “Volkswagen recicla JAC T6 e o lança com nome de BMW”

  1. Cristiano

    Poderia chamar de JBL, a caixa de som frontal está bem visível

    • ROMARIO

      Faltou informar em quais mercados esse modelo será lançado!

  2. Wagner Assis Ribeiro

    Hoje virou uma mistura que vc compra um carro de uma marca produzido por outra marca com peças de outras marcas
    Já não existe mais uma marca de carro exclusiva

  3. thiago

    23/09/2021
    Vi esse carro hoje na linha amarela.
    Um cor cereja.
    Perto do capô tinha uma inscrição turbo. Tinha o símbolo da JAC.
    Se não me engano estava colado 2.0t na mala.

  4. Paulo

    Nossa, parece muito o Etios Cross. Kkk

  5. Lafayette

    Frente horrorosa

  6. Arno Dick

    Que coisa horrível kkkkk e ainda com esse motorzinho fraco.

  7. Igor Francisco Trein

    Com a concorrência mundial cada vez mais acirrada, marcas de veículos se unem, para produzirem veículos com maior qualidade, confiabilidade e design inovador, criando assim veículos de Mix Technology para continuarem perpetuando no mercado

Deixe um comentário

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar