Ao vivo
Home » Novidades » Volkswagen T-Cross Highline e Hyundai Creta Ultimate, qual SUV topo de linha vale mais a pena?

Novidades

Comparativo

Volkswagen T-Cross Highline e Hyundai Creta Ultimate, qual SUV topo de linha vale mais a pena?

Líderes de venda no Brasil, modelos têm propostas diferentes e preços próximos, mas um deles entrega mais em equipamentos

4 min de leitura

Briga boa de comparativo é quando temos dois líderes que, embora sejam líderes, têm suas belas diferenças. Esse é o cenário entre Volkswagen T-Cross e Hyundai Creta. Um domina nas vendas diretas, o outro no varejo. Mas, no acumulado de 2024 e até agosto de 2025, quem leva a coroa de SUV mais vendido do Brasil é o T-Cross, segundo a Fenabrave.

Então, por que não colocar os dois lado a lado e mostrar ao leitor do Auto+ quais são as diferenças e semelhanças entre eles? Pode ser a oportunidade de descobrir qual dos dois SUVs faz mais sentido.

Preço e versões

As versões escolhidas para este duelo são as topo de linha, ou seja, o T-Cross Highline e o Creta Ultimate. O Volkswagen parte de R$ 189.990, enquanto o Hyundai custa R$ 199.590, uma diferença de R$ 9.600.

Mas atenção, pois o T-Cross pode ficar mais caro quando equipado com opcionais. O pacote SkyView, que inclui teto solar panorâmico, custa R$ 7.740. 

Já o pacote ADAS, com assistente de faixa, detector de ponto cego, câmera multifuncional, assistente de estacionamento e saída de vaga, sai por R$ 4.212. Com esses dois pacotes, o preço salta para R$ 201.940, ultrapassando o Creta, que já traz de série parte desses itens.

Motor e desempenho

Volkswagen T-Cross Highline [Auto+ / João Brigato]
Volkswagen T-Cross Highline [Auto+ / João Brigato]

O Volkswagen T-Cross Highline vem com motor 1.4 250 TSI flex, entregando 150 cv e 25,5 kgfm (gasolina/etanol). O Hyundai Creta Ultimate usa motor 1.6 turbo a gasolina de 193 cv e 27 kgfm. A diferença é clara, são 43 cv e 1,5 kgfm a mais para o Hyundai, que acelera de 0 a 100 km/h em 7,8 s, contra 8,6 s do Volkswagen. A velocidade máxima também é maior, 210 km/h contra 202 km/h.

O ponto positivo para o T-Cross é a flexibilidade de combustível e o consumo. Segundo o Inmetro, ele faz 11,8 km/l na cidade e 14,2 km/l na estrada com gasolina. Já o Creta marca 11,9 km/l na cidade e 13,5 km/l na estrada. A vantagem é pequena, mas o Volkswagen leva a melhor em eficiência. Mas vale lembrar que em 2026 o Creta vai ganhar motorização flex. 

motor 1.6 turbo a gasolina do Hyundai Creta Ultimate
Hyundai Creta Ultimate [Auto+ / João Brigato

Ambos usam câmbio automático, mas de tipos diferentes. O T-Cross tem conversor de torque de seis marchas, enquanto o Creta usa um automatizado de dupla embreagem de sete marchas.

Dimensões e espaço interno

O Hyundai Creta é maior em comprimento (4,33 m contra 4,21 m), largura (1,79 m contra 1,76 m) e altura (1,63 m contra 1,57 m). Porém, no entre-eixos, o T-Cross leva vantagem com 2,65 m contra 2,61 m, o que se traduz em mais espaço para quem vai atrás.

No porta-malas, o Creta vence com 422 litros contra 373 litros do T-Cross (medição VDA).

Conforto e tecnologia

interior do Hyundai Creta Ultimate com detalhes em cinza claro e cinza escuro
Hyundai Creta Ultimate [Auto+ / João Brigato

No interior, os dois SUVs entregam bastante tecnologia. O T-Cross tem painel digital de 10,25” e multimídia de 10,1” compatível com Android Auto e Apple CarPlay sem fio. O Creta aposta em duas telas integradas, ambas de 10,25”, também com conectividade sem fio.

Nos equipamentos, o Creta dispara. Ele oferece de série câmera 360°, alerta de ponto cego, assistente de faixa com centralização, alerta de tráfego cruzado, assistente de desembarque, piloto automático adaptativo, chamada de emergência, bancos com ventilação e ajuste elétrico, ar-condicionado de duas zonas e freio de estacionamento eletrônico com auto hold.

interior do Volkswagen T-Cross reestilizado

O T-Cross tem piloto automático adaptativo, frenagem automática em manobras (que o Creta não oferece) e limpador de para-brisa automático. Mas mesmo com opcionais, não alcança o nível do Hyundai em pacotes de segurança e comodidade.

Ou seja…

Na ponta do lápis, o T-Cross oferece preço inicial menor, motor flex e consumo ligeiramente mais eficiente. Já o Creta, apesar do valor maior, entrega desempenho superior e um pacote de equipamentos muito mais completo, sem depender de opcionais.

E você, qual dos dois SUVs escolheria para colocar na garagem? Deixe seu comentário!


YouTube video

9 comentários em “Volkswagen T-Cross Highline e Hyundai Creta Ultimate, qual SUV topo de linha vale mais a pena?”

  1. Marcio Barbosa

    Eu tenho o creta , tô super satisfeito, não encontrei 1 t cros pra anda junto, desempenho sem comparação.

    • Josimar Ferreira Campos

      Tenho Creta, este já é o quarto Creta que compro, até hoje não tive o mínimo de transtorno, só satisfação eu compraria o Creta novamente.

  2. Rogerio Amorim

    Rogerio Amorim

    Creta com certeza, equipamentos mais interessantes, e o mais importante, motorzao brabo, quase 200cv de diversão!

  3. Adeilson Ramos Dias

    Vou trocar meu Creta 2021, por outro 2026.

    • José Moretti

      Foi o que fiz com meu Creta 2019. Agora é o ultimate. Sempre show

  4. CLÉBER

    O melhor SUV Compacto do mercado é o Creta Ultimate. O auto é superior aos concorrentes em tudo.

    • Jair

      Agora vamos ver a questão manutenção quanto custa da primeira até pelo menos 100.000 Km

  5. Glauco Cesar

    comprei o creta 2026 estou muito contente

Deixe um comentário

Luiz Forelli

Estudante de jornalismo, sempre foi fascinado por carros desde pequeno. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

Você também poderá gostar