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Volkswagen testa sistema híbrido flex em protótipo do Nivus

A Volkswagen está testando seu sistema híbrido flex, e uma mula do Nivus com a tecnologia voltada à eficiência foi flagrada em testes

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A Volkswagen avança no desenvolvimento de tecnologias eletrificadas para aplicação em modelos que serão vendidos no mercado brasileiro. A marca tem realizado grandes investimentos para nacionalização dos conjuntos e já iniciou os primeiros testes de rua com protótipos camuflados.

Um deles é uma mula do Volkswagen Nivus, que foi flagrada na região de Taubaté (SP) pelo perfil do Instagram @placaverde. As fotos mostram leves alterações visuais na dianteira, mas é sob o capô que está a principal novidade. Afinal, lá estão sendo testados os componentes dos futuros sistemas híbridos que equiparão os carros nacionais da marca a partir de 2027.

O primeiro deles será um híbrido leve (MHEV), baseado no conhecido motor 1.0 TSI. Já o segundo conjunto será um híbrido completo (HEV) desenvolvido a partir do motor 1.5 TSI Evo2 — justamente o caso do Nivus flagrado pelo perfil do Instagram e também publicado pela Autoesporte.

Volkswagen Nivus camuflado de traseira em teste do sistema híbrido
Volkswagen Nivus híbrido [@placaverde]

O sistema híbrido da Volkswagen

Esse motor é considerado uma evolução do 1.4 TSI, pertence à família EA211 e compartilha a linha com os motores 1.6 MSI, 1.0 TSI e 1.4 TSI, todos produzidos na fábrica de São Carlos (SP). O novo 1.5 TSI será a base para as diferentes aplicações híbridas da Volkswagen no Brasil, dentro da nova arquitetura MQB Hybrid.

Embora os detalhes técnicos ainda estejam sob sigilo, é possível que o 1.5 TSI entregue 130 cv com o apoio do sistema elétrico, alcançando mais de 180 cv combinados e torque na casa dos 27 kgfm. O conjunto HEV será utilizado nas próximas gerações do T-Cross e do Nivus, atualmente em desenvolvimento. Ambos deixarão a vão adotar a nova base MQB Hybrid, uma evolução da MQB 37, que já serve ao Golf e ao Taos.

Volkswagen Taos Highline dourado parado de frente
Volkswagen Taos Highline 250 TSI [Foto: Auto+ / Rafael Déa]

Quando chegam os Volkswagen Nivus e T-Cross híbridos?

O T-Cross híbrido deve chegar ao Brasil em 2027, enquanto a segunda geração do Nivus deve ser lançada no fim de 2028 ou início de 2029, também com produção no ABC Paulista, como aponta a publicação da Auto Esporte. Além disso, a Volkswagen também prepara um conjunto híbrido leve (MHEV) semelhante ao usado pela Fiat.

No entanto, um sistema de 48 Volts, enquanto os modelos da Stellantis operam com 12 Volts. Esse tipo de eletrificação não traciona as rodas — como ocorre em híbridos completos (HEV) ou plug-in (PHEV) — mas oferece assistência ao motor a combustão, ajudando a reduzir o consumo de combustível e as emissões de poluentes.

Volkswagen T-Cross Comfortline azul parado de frente com casa e árvores ao fundo
Volkswagen T-Cross Comfortline [Auto+ / João Brigato]

A aplicação do 1.5 TSI Evo2 MHEV deve se estender à inédita picape monobloco derivada do Projeto Udara. Outra possibilidade é a adoção do sistema com o motor 1.0 TSI, voltado ao Tera ou até mesmo ao Nivus atual. Todas essas iniciativas fazem parte do pacote de R$ 20 bilhões em investimentos que a Volkswagen vai destinar ao Brasil até 2028.

Quais são as suas expectativas para os futuros modelos híbridos da Volkswagen? Compartilhe sua opinião nos comentários!


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Rafael Dea

Cursou Jornalismo para trabalhar com carros. Formado em 2005, atuou na mídia impressa por mais de 16 anos e também em veículos on-line. Embora tenha uma paixão por caminhonetes, não dispensa um esportivo — inclusive, foi o único brasileiro a participar do lançamento global do Porsche Panamera GTS.

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