.single-post figure figcaption{display:block !important;}

Como o 1.6 vai dar conta?

Volkswagen vai usar motor de Saveiro em um SUV gigante e em uma caminhonete maior que a Amarok

Em busca de mais autonomia, Volkswagen vai usar o motor da Saveiro para expandir o alcance do SUV e da caminhonete da Scout

Volkswagen Saveiro Extreme [Auto+ / João Brigato]
Volkswagen Saveiro Extreme [Auto+ / João Brigato]

Se autonomia baixa em um carro elétrico ou falta de estrutura para recargas for um problema, um novo tipo de modelo tem surgido nos últimos tempos, os REEV. Usando um motor a combustão como extensor de autonomia, eles vão além do que só com as baterias. Pensando nisso, a Volkswagen vai usar motor de Saveiro em seus carros elétricos.

Segundo a reportagem do Automotive News, a Volkswagen vai instalar um motor aspirado de quatro cilindros nos modelos elétricos da Scout. Para quem não se lembra, a marca foi recentemente lançada como divisão de veículos 100% elétricos e com pegada off-road pesada. Mas que agora terão motor de Saveiro.

A notícia apenas afirmava que a Volkswagen iria usar um motor de quatro cilindros aspirado fabricado em Silao, no México, onde a marca conta com uma fábrica de motores. Por lá, são feitos os conjuntos da família EA888 e EA211. Só que qual é o único motor das duas famílias que é aspirado e com quatro cilindros? O motor da Saveiro.

Volkswagen Saveiro Extreme [Auto+ / João Brigato]
Volkswagen Saveiro Extreme [Auto+ / João Brigato]

Trata-se do 1.6 MSI quatro cilindros, que conta com duas variantes. Uma de 90 cv e outra de 110 cv, quando abastecido com gasolina. A terceira variante, feita somente no Brasil, em São Carlos, conta com 116 cv e bebe também etanol. Esse motor já foi usado por Golf, Fox e vários outros modelos da marca. 

Agora, ele terá uma nova utilidade: ser um gerador de energia elétrica para os modelos da Scout. Ele será instalado na traseira do SUV e da caminhonete para aumentar a autonomia do sistema elétrico. 

Scout Traveler laranja parado em meio a floresta
Scout Traveler [divulgação]

Como funciona esse sistema?

Apesar da grande alta dos carros elétricos, nos últimos tempos tem surgido uma forte tendência de modelos com extensor de autonomia. Como o sistema funciona? O carro segue sendo puramente elétrico, mas, em caso de emergência, um motor a combustão é ligado para gerar energia elétrica e aumentar a autonomia.

É um sistema contrário ao de um carro híbrido plug-in (PHEV), no qual o motor a combustão também gira as rodas e gera energia para o sistema elétrico. Para esses elétricos com autonomia estendida (REEV), o motor a combustão jamais move as rodas, sendo somente usado para gerar mais energia quando as baterias são esgotadas. É quase como um backup.

Scout Terra [divugalção]

Em diversos casos, as marcas diminuem a capacidade das baterias do sistema elétrico, usando um conjunto mais leve e eficiente, que já torna o carro mais econômico. Contudo, para compensar a perda de autonomia das baterias, o motor a combustão é instalado para gerar essa energia extra, como será o caso dos modelos da Scout com motor de Saveiro.

Você acredita que esse sistema da Volkswagen com motor de Saveiro vai funcionar bem nos utilitários da Scout? Dê sua opinião nos comentários.