.single-post figure figcaption{display:block !important;}

Novos horizontes

Volkswagen volta a exportar carros para África e missão é dada ao T-Cross

A Volkswagen retomou as exportações de seus carros para a África e o modelo escolhido para essa retomada foi o SUV compacto T-Cross

Unidades do Volkswagen T-Cross sendo exportadas para a África
VW T-Cross exportado para África [Divulgação]

A Volkswagen voltou a exportar seus carros para a África e o modelo escolhido para essa tarefa foi o T-Cross reestilizado. Um dos SUVs compactos mais vendidos do Brasil, agora vai chegar em países como Camarões, Gana, Madagascar, Senegal e outras regiões sul-africanas. Além disso, a marca já comemora crescimento das exportações nesse começo de 2025.

O SUV compacto produzido em São José dos Pinhais, no Paraná, teve um lote com 200 unidades mandadas para determinadas regiões sul-africanas. De acordo com Max Frik, gerente executivo de marketing do produto e planejamento das vendas da Volkswagen do Brasil e região, essa retomada das exportações para a África é uma estratégia para impulsionar os negócios da marca em mercados promissores.

Max contou que o continente africano é um parceiro fundamental. Ainda nesse sentido, a Volkswagen já comemora crescimento das suas exportações nesses primeiros meses de 2025. Até agora, a marca já enviou para outros mercados 35.707 carros, um aumento de 78% se comparado com os valores marcados no mesmo período em 2024.

Parte do navio com Volkswagen T-Cross branco entrando para ser exportado
VW T-Cross exportado para África [Divulgação]

Quais carros da marca são os mais exportados?

E segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, Anfavea, de janeiro até abril de 2025, o mercado de veículos leves no Brasil conseguiu ter aumento de 46,4% e enviou para outros países 151.842 veículos. Em 2024, o mesmo período marcou 103.750 exportações.

Mas, a Volkswagen não manda seus automóveis apenas para a África. Na América Latina, os três países que mais recebem os modelos da marca são a Argentina, com 19.762 unidades; México com 9.176 unidades e Chile com 1.783 carros enviados. Costa Rica, Equador, Colômbia, Guatelamala, Honduras, Uruguai também recebem os veículos da fabricante alemã fabricados no Brasil.

Unidades do Volkswagen T-Cross sendo exportadas para África
VW T-Cross exportado para África [Divulgação]

No comunicado da montadora, foram revelados quais são os cinco carros que ela mais exporta. Em primeiro lugar está o hatch compacto Polo, com 15.450 unidades enviadas. Ele é seguido pela caminhonete Saveiro (8.308 unidades), SUVs compactos como T-Cross (5.824 envios) e Nivus (5.055 unidades enviadas).

Por fim, a Volkswagen ainda comemorou as 90.142 unidades exportadas durante todo o ano de 2024. A marca segue em festa, já que teve 26.688 carros vendidos no Brasil no último mês de abril e foi a marca mais vendida do país. Ela conseguiu ficar em primeiro lugar, superando a Fiat e a Hyundai. Além disso, o T-Cross se consolidou entre os SUVs mais vendidos do país.

Volkswagen T-Cross Comfortline azul de trás em um gramado com uma casa ao fundo
Volkswagen T-Cross Comfortline [Auto+ / João Brigato]

Ele marcou 8.114 unidades comercializadas no quarto mês de 2025 e liderou o ranking perante concorrentes como Toyota Corolla Cross (que é SUV médio), Honda HR-V (seu rival direto) e Hyundai Creta (outra pedra em seu sapato).

Você gosta dos carros da Volkswagen? Teria ou tem um T-Cross na sua garagem? Conte nos comentários