
A Volkswagen voltou a exportar seus carros para a África e o modelo escolhido para essa tarefa foi o T-Cross reestilizado. Um dos SUVs compactos mais vendidos do Brasil, agora vai chegar em países como Camarões, Gana, Madagascar, Senegal e outras regiões sul-africanas. Além disso, a marca já comemora crescimento das exportações nesse começo de 2025.
O SUV compacto produzido em São José dos Pinhais, no Paraná, teve um lote com 200 unidades mandadas para determinadas regiões sul-africanas. De acordo com Max Frik, gerente executivo de marketing do produto e planejamento das vendas da Volkswagen do Brasil e região, essa retomada das exportações para a África é uma estratégia para impulsionar os negócios da marca em mercados promissores.
Max contou que o continente africano é um parceiro fundamental. Ainda nesse sentido, a Volkswagen já comemora crescimento das suas exportações nesses primeiros meses de 2025. Até agora, a marca já enviou para outros mercados 35.707 carros, um aumento de 78% se comparado com os valores marcados no mesmo período em 2024.

Quais carros da marca são os mais exportados?
E segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, Anfavea, de janeiro até abril de 2025, o mercado de veículos leves no Brasil conseguiu ter aumento de 46,4% e enviou para outros países 151.842 veículos. Em 2024, o mesmo período marcou 103.750 exportações.
Mas, a Volkswagen não manda seus automóveis apenas para a África. Na América Latina, os três países que mais recebem os modelos da marca são a Argentina, com 19.762 unidades; México com 9.176 unidades e Chile com 1.783 carros enviados. Costa Rica, Equador, Colômbia, Guatelamala, Honduras, Uruguai também recebem os veículos da fabricante alemã fabricados no Brasil.

No comunicado da montadora, foram revelados quais são os cinco carros que ela mais exporta. Em primeiro lugar está o hatch compacto Polo, com 15.450 unidades enviadas. Ele é seguido pela caminhonete Saveiro (8.308 unidades), SUVs compactos como T-Cross (5.824 envios) e Nivus (5.055 unidades enviadas).
Por fim, a Volkswagen ainda comemorou as 90.142 unidades exportadas durante todo o ano de 2024. A marca segue em festa, já que teve 26.688 carros vendidos no Brasil no último mês de abril e foi a marca mais vendida do país. Ela conseguiu ficar em primeiro lugar, superando a Fiat e a Hyundai. Além disso, o T-Cross se consolidou entre os SUVs mais vendidos do país.

Ele marcou 8.114 unidades comercializadas no quarto mês de 2025 e liderou o ranking perante concorrentes como Toyota Corolla Cross (que é SUV médio), Honda HR-V (seu rival direto) e Hyundai Creta (outra pedra em seu sapato).
Você gosta dos carros da Volkswagen? Teria ou tem um T-Cross na sua garagem? Conte nos comentários