Mostrando que seu foco é na segurança, a Volvo tomou uma medida que pode parecer pequena, mas que afeta experiência de dirigir. A marca desenvolveu uma nova fonte para as letras que exibe em suas telas, tanto do painel de instrumentos, quanto na central multimídia. A marca só esqueceu de dar um painel de instrumentos ao EX30.
Batizada de Volvo Centum, a nova fonte é uma alusão ao aniversário de 100 anos da Volvo, o qual será celebrado em 2027. Ela foi desenvolvida pelo estúdio Dalton Maag em colaboração com a marca sueca. A fonte estará presente não somente nas telas dos carros da marca, como também em toda a sua comunicação.
Segundo a Volvo, esse tipo de fonte “foi pensada em cada detalhe – forma, peso, proporção – foi feito para que as pessoas leiam mais rápido, entendam mais rápido e se mantenham focadas no carro”. A ideia da marca com isso é que o motorista se distraia menos com o que está escrito em alguma tela e fique focado na direção.

O primeiro carro que a marca sueca aplicará a nova fonte será o EX60, o irmão elétrico do XC60 e que será lançado já no próximo ano. Assim como aconteceu com a dupla EX90 e XC90, os dois SUVs conviverão pacificamente dentro da fama de modelos da Volvo no mundo. E ele também deve ser vendido no Brasil.

O caso Volvo EX30
Apesar de toda essa preocupação com segurança e em evitar distrações dos motoristas, a Volvo segue uma tendência de marcas chinesas e que, justamente, causa distrações: concentrar tudo na central multimídia. O caso mais grave é do EX30, que não possui painel de instrumentos na frente do motorista ou head-up display.

No caso do SUV compacto elétrico, a função do painel de instrumentos é cumprida pela porção superior da central multimídia, levando a um movimento maior dos olhos para checar a velocidade. E, como ele conta com detector de fadiga, se o motorista olhar demais para a velocidade, o EX30 dá uma bronca e te considera distraído.
Outro ponto é que toda linha atual da marca sueca conta com comandos do ar-condicionado concentrados na central multimídia. Modelos mais modernos, como os EX30 e EX90, contam até com soluções mais controversas como um comando único para os vidros dianteiros e traseiros.

No final das contas, a Volvo dá um passo importante para evitar distrações no trânsito com a nova fonte. Mas esquece que ainda precisa corrigir várias coisas em seus carros que causam mais distração do que letras difíceis de serem lidas.
Você acredita que a Volvo fez um movimento importante? Conte nos comentários.


