A Volvo apresentou nesta quinta-feira (12) no Festival Interlagos a nova versão do seu SUV elétrico mais acessível, o EX30 Cross Country. A novidade tem pré-venda aberta no Brasil por R$ 314.950, com entregas para setembro. A versão fica posicionada acima da configuração Ultra (R$ 299.950) e passa a ser a topo de linha.
O EX30 Cross Country se diferencia visualmente por ter uma proposta mais aventureira. A carroceria traz maior altura em relação ao solo, molduras plásticas nas caixas de roda, para-choques redesenhados e detalhes exclusivos em cinza fosco. A grade frontal também muda, com linhas mais agressivas e inserções escurecidas. No teto, há barras longitudinais que dão o apelo mais off-road.
No interior, o SUV compacto continua com o painel minimalista, revestimentos sustentáveis e a central multimídia com o sistema Google Automotive nativo, que permite comandos por voz, navegação Google Maps e acesso a apps como Spotify e YouTube Music. A tela vertical de 12,3” concentra todas as funções do carro, e há atualizações remotas (OTA).


O EX30 Cross Country será o responsável por agregar os motores mais potentes da gama do SUV compacto. São dois motores elétricos, um em cada eixo, que entregam 428 cv e 54,2 kgfm de torque. Vale lembrar que a tração é integral, já que leva dois motores elétricos em cada eixo.
A aceleração de 0 a 100 km/h acontece em apenas 3,6 segundos, superando os rivais como Renault Megane E-Tech, que custa R$ 279.990 e gera 220 cv com 0 a 100 km/h em 7 segundos e o Mini Countryman Electric ALL4, que parte de R$ 339.990 e produz 306 cv e da inércia aos 100 km/h em 5,8 segundos.


A bateria utilizada é de 69 kWh (níquel-manganês-cobalto), e garante autonomia de 327 km, segundo a divulgação do Inmetro. O carregamento é feito em até 11 kW (AC) e 153 kW (DC).
O Volvo EX30 Cross Country mede 4,23 metros de comprimento, 1,85 m de largura, 1,57 m de altura e tem entre-eixos de 2,65 metros. O porta-malas tem capacidade para 318 litros, além de um pequeno porta-objetos dianteiro com 7 litros.

Essa é a primeira vez que a Volvo lança a versão Cross Country de um modelo 100% elétrico. A marca reforça que o foco é entregar um SUV com visual mais aventureiro, porém sem abrir mão da proposta urbana e performance. Uma espécie de off-road urbano para quem quer algo diferente no segmento de elétricos.
Teria um elétrico aventureiro como o EX30 Cross Country na sua garagem? Deixe sua opinião nos comentários!



