Home » Novidades » Volvo EX30 Cross Country estreia no Brasil por R$ 314.950 com visual off-road e até 428 cv

Novidades

Festival Interlagos

Volvo EX30 Cross Country estreia no Brasil por R$ 314.950 com visual off-road e até 428 cv

Versão aventureira do SUV elétrico compacto foi apresentada no Festival Interlagos e tem autonomia de 327 km 

3 min de leitura

A Volvo apresentou nesta quinta-feira (12) no Festival Interlagos a nova versão do seu SUV elétrico mais acessível, o EX30 Cross Country. A novidade tem pré-venda aberta no Brasil por R$ 314.950, com entregas para setembro. A versão fica posicionada acima da configuração Ultra (R$ 299.950) e passa a ser a topo de linha.

O EX30 Cross Country se diferencia visualmente por ter uma proposta mais aventureira. A carroceria traz maior altura em relação ao solo, molduras plásticas nas caixas de roda, para-choques redesenhados e detalhes exclusivos em cinza fosco. A grade frontal também muda, com linhas mais agressivas e inserções escurecidas. No teto, há barras longitudinais que dão o apelo mais off-road.

No interior, o SUV compacto continua com o painel minimalista, revestimentos sustentáveis e a central multimídia com o sistema Google Automotive nativo, que permite comandos por voz, navegação Google Maps e acesso a apps como Spotify e YouTube Music. A tela vertical de 12,3” concentra todas as funções do carro, e há atualizações remotas (OTA).

O EX30 Cross Country será o responsável por agregar os motores mais potentes da gama do SUV compacto. São dois motores elétricos, um em cada eixo, que entregam 428 cv e 54,2 kgfm de torque. Vale lembrar que a tração é integral, já que leva dois motores elétricos em cada eixo. 

A aceleração de 0 a 100 km/h acontece em apenas 3,6 segundos, superando os rivais como Renault Megane E-Tech, que custa R$ 279.990 e gera 220 cv com 0 a 100 km/h em 7 segundos e o Mini Countryman Electric ALL4, que parte de R$ 339.990 e produz 306 cv e da inércia aos 100 km/h em 5,8 segundos. 

A bateria utilizada é de 69 kWh (níquel-manganês-cobalto), e garante autonomia de 327 km, segundo a divulgação do Inmetro. O carregamento é feito em até 11 kW (AC) e 153 kW (DC). 

O Volvo EX30 Cross Country mede 4,23 metros de comprimento, 1,85 m de largura, 1,57 m de altura e tem entre-eixos de 2,65 metros. O porta-malas tem capacidade para 318 litros, além de um pequeno porta-objetos dianteiro com 7 litros.

Interior do Volvo EX30 Cross Country
Volvo EX30 Cross Country [Divulgação]

Essa é a primeira vez que a Volvo lança a versão Cross Country de um modelo 100% elétrico. A marca reforça que o foco é entregar um SUV com visual mais aventureiro, porém sem abrir mão da proposta urbana e performance. Uma espécie de off-road urbano para quem quer algo diferente no segmento de elétricos.

Teria um elétrico aventureiro como o EX30 Cross Country na sua garagem? Deixe sua opinião nos comentários! 


YouTube video

Deixe um comentário

Luiz Forelli

Estudante de jornalismo, sempre foi fascinado por carros desde pequeno. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

Você também poderá gostar