Ao vivo
Home » Novidades » Volvo EX30 tem problemas no painel de instrumentos e na multimídia

Novidades

Volvo EX30 tem problemas no painel de instrumentos e na multimídia

Além da questão visual que atrapalha a dirigibilidade, o Volvo EX30 tem enfrentado problemas eletrônicos no painel de instrumentos

2 min de leitura

Recentemente lançado no Brasil, o Volvo EX30 já passa por seu primeiro recall global. Sucesso de vendas pelo mundo, o modelo já tem 71.956 unidades vendidas e todas elas foram afetadas pelo problema eletrônico causado no polêmico painel de instrumentos conjugado à central multimídia.

Segundo a Bloomberg, que reportou o recall, o Volvo EX30 tem apresentado defeito no painel de instrumentos. Em situações específicas, ele entra no modo teste e a velocidade não é mostrada corretamente. Como ele não conta com head-up display e depende unicamente da central multimídia para mostrar a velocidade, isso é falha de segurança.

Por sorte, esse defeito é tranquilamente corrigido através de atualização over-the-air, ou seja, totalmente feito pela internet sem necessidade de ir à concessionária. Contudo, vale lembrar que ainda há muita controvérsia sobre a escolha da Volvo sobre o sistema que o painel de instrumentos foi instalado.

[divulgação]

Questão do painel

Ao invés de adotar uma tela à frente do volante, como a maioria dos carros, o painel de instrumentos do Volvo EX30 é na central multimídia. Tivemos outros carros com painel centralizado, como Toyota Etios ou as minivans Xsara Picasso e C4 Picasso da Citroën. Contudo, esses modelos tinham o painel bem próximo ao para-brisa.

Com isso, o olhar desviava bem menos do que no Volvo EX30, que faz o motorista olhar para a central o tempo todo. Inclusive, durante o test-drive prévio do modelo, ele me acusou como motorista fadigado e distraído, justamente por olhar para o velocímetro o tempo todo, não para a frente,

YouTube video

Algo bem necessário quando considerado que o Volvo EX30 é extremamente silencioso e chega aos 100 km/h rapidamente em apenas 5,3 segundos e tem velocidade máxima de 180 km/h. Além do mais, é um carro que gosta de ficar em altas velocidades com grande conforto e estabilidade. Por isso, é preciso olhar para o velocímetro sempre.

Você acha o painel de instrumentos do Volvo EX30 algo polêmico? Conte nos comentários.


>> EX90 finalmente entra em produção nos EUA depois de 2 anos

>> Volvo inicia a mudança da linha de produção do EX30 e do EX90

>> EX30 vs Yuan Plus: qual o melhor SUV elétrico?


YouTube video

2 comentários em “Volvo EX30 tem problemas no painel de instrumentos e na multimídia”

  1. Gilvan alves de lima

    Eu particularmente não acostumaria nunca com esse painel deslocado

  2. Goro Majima

    Pelo o que eu vi esse carro não possui nem medidor de velocidade, coisa que até Fusca de 1930 tinha, o pessoal fica querendo economizar na hora de fazer um carro extremamente minimalista, ai deixa o carro todo pelado e coloca mais de 90% das funções no tablet, ai conforme o carro vai acabando a energia, ele simplesmente desativa a tela, ai você perde toda a referência que você precisa ter, se você estiver em uma estrada desconhecida por exemplo, a chance de vc se perder é imensa.

Os comentários estão encerrado.

Assuntos

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar