Ao vivo
Home » Novidades » Volvo EX90 finalmente ganha correções que faltavam

Novidades

Volvo EX90 finalmente ganha correções que faltavam

Volvo EX90 passa a carregar mais rápido, recebe novos recursos de segurança e até teto panorâmico eletrocrômico

3 min de leitura

No Brasil, a Volvo lançou o EX90 em abril deste ano por R$ 849.950 como linha 2025. Mas uma das reclamações viáveis do SUV elétrico era sua arquitetura de carregamento com suporte somente de 400 volts. Agora a linha 2026 o modelo adota sistema de 800 volts, o que destrava recargas mais rápidas e fica páreo aos rivais que já utilizam carregamentos mais potentes.

Na prática, o EX90 2026 pode adicionar até 250 km de autonomia em apenas 10 minutos usando um carregador rápido de 350 kW. Só por comparação, o modelo anterior, ainda vendido no Brasil, suporta até 250 kW. Ou seja, uma bela diferença. 

De frente com os rivais

Essa atualização da Volvo também confronta rivais que já utilizam essa tecnologia de 800 volts, como é o caso do Kia EV9, vendido no Brasil por R$ 749.990 e BMW iX3. Além disso, a Volvo promete mais potência para acelerações, melhor aproveitamento da energia e até redução de peso nos motores e baterias.

Imagem mostra traseira do novo Volvo EX90 - Confira preço no Brasil
Novo Volvo EX90 [divulgação]

Outra novidade para o SUV de sete lugares na linha 2026 fica para o teto panorâmico eletrocrômico, o mesmo do sedã ES90, que pode escurecer ou clarear ao toque de um botão e bem parecido com os carro da Audi e Porsche

O modelo também passa a oferecer mais recursos extras de segurança, como alertas para pistas escorregadias, obstáculos ou acidentes à frente, ótimo para escapar de um engavetamento, por exemplo.

Volvo EX90 [divulgação]
Volvo EX90 [divulgação]

Outra novidade é o Emergency Stop Assist, capaz de parar o carro sozinho e acionar o serviço de emergência caso o motorista fique incapacitado. O assistente de direção automática em emergências foi também atualizado e agora funciona até em condições de baixa visibilidade, e o Park Pilot ganhou função de baliza.

Debaixo da carroceria, nada muda no que já conhecemos. O Volvo EX90 é construído sobre a plataforma SPA2, desenvolvida especificamente para carros elétricos da marca. Ele traz motores nas quatro rodas que entregam 517 cv e 92,8 kgfm de torque, alimentados por uma bateria de 111 kWh. Acelera de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos. Segundo o Inmetro, a autonomia oficial no Brasil é de 459 km.

Investimento na fábrica

Imagem mostra interior do novo Volvo EX90 - Confira preço no Brasil
Novo Volvo EX90 [divulgação]

Enquanto isso, nos Estados Unidos a montadora sueca segue investindo pesado. A fábrica de Ridgeville, na Carolina do Sul, onde é feito o EX90, será responsável pela produção do novo XC60 a partir de 2026 e ainda receberá um modelo híbrido inédito projetado para o mercado norte-americano. 

A planta tem capacidade para 150 mil veículos ao ano, mas hoje ainda está longe disso, já que monta apenas o EX90 e o Polestar 3, ambos de vendas discretas.

Acha que essas mudanças já colocam o EX90 em outro patamar frente aos rivais? Deixe seu comentário! 


YouTube video

Deixe um comentário

Assuntos

Luiz Forelli

Estudante de jornalismo, sempre foi fascinado por carros desde pequeno. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

Você também poderá gostar