Home » Novidades » Volvo implora aos donos de PHEVs que não carreguem seus carros

Novidades

Volvo implora aos donos de PHEVs que não carreguem seus carros

Por causa de um problema nas baterias dos carros híbridos plug-in, a Volvo dos Estados Unidos pede para que os modelos não sejam carregados

2 min de leitura

Por medo de incêndios, a Volvo dos Estados Unidos pediu que os donos de modelos híbridos plug-in não carregassem seus veículos. O problema começa no módulo da bateria desses carros que pode não funcionar corretamente, levando até uma fuga térmica e isso gerar um incêndio. Até recall a marca já está projetando para sanar este problema. Mas, ele afeta os carros vendidos no Brasil?

De acordo com executivos da fabricante, foi percebido um desvio de produção no módulo de bateria. Ele pode gerar um curto-circuito dentro das células do dispositivo. Com este mau funcionamento, é possível que haja uma fuga térmica enquanto o veículo está sendo recarregado e gerar até um incêndio. As baterias foram desenvolvidas pela LG.

Com medo que incidentes graves aconteçam, a Volvo já criou uma campanha de recall. Aproximadamente 7.483 veículos serão convocados para análise em uma concessionária próxima. Os modelos afetados são os sedan S90 fabricados entre 2020 e 2021, os S60 e V90 produzidos em 2022, e os V60, XC60 e XC90 montados entre 2020 e 2022.

Volvo S90 [divulgação]
Volvo S90 [divulgação]

Pegou fogo

A marca pede aos donos destes veículos que não os recarreguem até que o recall seja realizado. As notificações para os proprietários serão enviadas em maio. Se o dono for convocado, ele leva seu modelo até uma revendedora da fabricante e lá será feita a vistoria. Se houver problemas nos módulos das baterias, a peça será substituída gratuitamente.

Além disso, os automóveis envolvidos no chamado receberão um software que vai monitorar toda essa parte do dispositivo tecnológico. No entanto, a Volvo já registrou alguns incidentes sobre este problema. O primeiro deles aconteceu em fevereiro de 2024 e desde então estava sob investigação. Outros dois registros com temática parecida também foram relatados.

Volvo V90 [divulgação]
Volvo V90 [divulgação]

Por sorte, não houve ferimentos e nem vítimas fatais. Por fim, não há confirmação que este problema no módulo da bateria dos carros híbridos plug-in afete as unidades vendidas no Brasil. Por aqui, a marca oferece como PHEVs em seu portfólio, os SUVs XC60 e XC90.

O que você achou dessa história? Conte nos comentários


YouTube video

7 comentários em “Volvo implora aos donos de PHEVs que não carreguem seus carros”

  1. Goro Majima

    Babou para os carros eletricos.

  2. Fabio Neumann

    Sim, agora não tem mais jeito. Acabaram os EVs.

    • Goro Majima

      Falar que acabou é muito radicalismo (pois isso é uma opção a mais no mercado) mas não serão uma extinção total dos motores a combustão igual se era esperado nos países europeus, esse tipo de carro serve para andar em cidades ou pequenas regiões (que existem aos montes na Europa), mas não servem para pegar uma viagem de média e longa distância, é sempre bom mais opções de mercado, o que não é bom é essa pressão feita pela mídia, governo e até alguns “embaixadores” com sua hipocrisia exacerbada que se preocupa com seu Celtinha a combustão, sendo que essa galera vive passeando de jatinho particular para lá e para cá.

      • Fernando

        Carro não é feito exclusivamente para brasileiro, na Europa tem inúmeros carregadores nas estradas bem diferente do país que quer ser desenvolvido. Baterias que antes aguentavam 100km por ciclo, hoje passam dos 800km. É uma opção que veio para ficar e que vai substituir sim os carros a combustão, no Brasil será daqui uns 30 anos essa consolidação.

        • Goro Majima

          Não vai cara, espera daqui uns 5 anos que você vai ver. Já é a quarta tentativa de implantar o essa tecnologia, todas fracassaram pelo MESMO MOTIVO.

  3. Marlus

    Como se carro a combustão nunca tivesse tido algum recall, vide Onix kkk

  4. Arubaito

    O Onix teve recall somente nas primeiras unidades da 2ª geração.
    E só.
    O problema da Volvo é muito maior

Os comentários estão encerrado.

Assuntos

Felipe Yamauchi

Formado em jornalismo, é muito curioso e gosta de entender como tudo funciona. Como jornalista, já trabalhou no ramo de entretenimento, saúde, embarcações e agora fala de carros de uma segunda-feira até a outra sem nenhum problema. É um entusiasta da onda de SUVs.

Você também poderá gostar