Home » Novidades » Volvo inicia programa de ônibus elétrico biarticulado

Novidades

Volvo inicia programa de ônibus elétrico biarticulado

Com 28 metros de comprimento, o ônibus biarticulado pode levar até 250 passageiros e tem alcance máximo de até 250 quilômetros

2 min de leitura

O chassi biarticulado representa o maior veículo elétrico no portfólio mundial da Volvo, e sua validação teve início em Curitiba (PR), onde também será fabricado após o lançamento comercial. A marca planeja exportá-lo para cidades que adotam o sistema BRT (Bus Rapid Transit). Os próximos testes ocorrerão em Bogotá, Colômbia, e na Cidade do México.

André Marques, presidente da Volvo Buses América Latina, afirma que um BRT pode transportar a mesma quantidade de passageiros que um sistema de metrô, porém, com custos de implantação e operação significativamente menores, além de emissões zero. Com carrocerias de 28 metros, o veículo pode transportar até 250 passageiros.

O biarticulado elétrico mantém as características de seu antecessor a diesel. Ele compartilha o mesmo quadro de chassi, eixos e suspensão, mas adota o trem de força elétrico presente nos caminhões, ônibus e equipamentos de construção do fabricante.

Ônibus biarticulado Volvo
[Divulgação]

Equipado com dois motores elétricos de 200 kW cada, totalizando 400 kW (ou 540 cv), o ônibus biarticulado da Volvo possui um câmbio automatizado de duas marchas baseado na transmissão I-Shift.

O ônibus biarticulado da Volvo pode ser equipado com até oito baterias, totalizando 720 kWh de capacidade, garantindo autonomia de até 250 quilômetros. O tempo de recarga varia entre 2 e 4 horas, dependendo do tipo e da potência da estação de carregamento. Além disso, há a opção de um carregador no teto da carroceria para recargas rápidas em terminais BRT.

Ônibus biarticulado Volvo
[Divulgação]

Você já andou em um veículo elétrico de transporte de passageiros? Conte sua opinião nos comentários.


>>Mercedes-Benz Classe G vira uma réplica funcional de madeira

>>Mini confirma Countryman elétrico e Cooper S para o Brasil

>>Preparadora faz uma versão demoníaca do Fiat 500 com 250 cv


YouTube video

Rafael Dea

Cursou Jornalismo para trabalhar com carros. Formado em 2005, atuou na mídia impressa por mais de 16 anos e também em veículos on-line. Embora tenha uma paixão por caminhonetes, não dispensa um esportivo — inclusive, foi o único brasileiro a participar do lançamento global do Porsche Panamera GTS.

Você também poderá gostar