Por décadas, todos os carros tiveram chaves tradicionais. Quer seja do tipo normal, canivete, presencial ou até as mais ousadas. Mas a Volvo pensou que seria uma excelente ideia substituir as chaves padrão por um cartão, como a Tesla fez. O problema é que os consumidores odiaram e isso pode ser removido de modelos como EX90 e EX30.
Em entrevista à revista Drive, Stephen Connor, diretor da Volvo Austrália, revelou que os consumidores não se adaptaram às chaves com cartão e que a marca pode mudar seu sistema em breve. A ideia, contudo, é priorizar o uso do aplicativo da marca como maneira de acesso aos carros, não voltar a usar uma chave tradicional.
“Nosso plano é fazer as pessoas usarem seus celulares como chave. Mas, como marca, nós aprendemos e nos adaptamos. E com o feedback que recebemos, estamos pensando em mudar. Não podemos garantir que vai mudar amanhã, mas quando isso acontecer, você não terá de fazer nada fisicamente com o carro”, afirmou o executivo.

O grande problema, segundo o executivo, é que os consumidores não se adaptaram a isso devido à idade. A princípio, a Volvo pensava que os clientes do EX30 teriam entre 24 e 50 anos. Contudo, sobre a idade dos clientes, Stephen afirmou que eles “estão mais perto dos 50 a 80. E temos uma geração que não usa apps e as vezes nem telefones”.
A marca se defende dizendo que os cartões eram para esse tipo de cliente mais tradicional, mas eles não se adaptaram bem por duas razões. A primeira é que a coluna B do carro fica toda riscada por conta do cartão e ainda é preciso deixá-lo no carregador de celular por indução para ligar.

No caso do Volvo EX90, a situação é pior porque foram reportados vários defeitos no funcionamento do cartão na coluna B e também bugs no aplicativo. Por isso, a Volvo pode usar uma chave tradicional mais parecida com a que o EX30 Ultra possui em todos os seus modelos.
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Além do cartão a Volvo oferece um controle de aproximação que destranca o carro quando o dono chega a uns 5 metros. Quem tem celular da Apple pode configurar o celular para abrir por aproximação. Futuramente a Volvo diz que vai liberar para celulares Android também.
Talvez o problema nao fosse o formato da chave, mas o funcionamento (tocar o cartão em lugar X pra abrir, deixar ele em lugar Y pra funcionar). Parece que se funcionasse como uma chave presencial tradicional (deixa no bolso 100% do tempo) e só abrir a porta e dar a partida, ninguém estranharia
Tenho um ex 30 e achei essa a pior ideia da marca. Motivos:
1. Você nao consegue fechar a porta a distância, tem q esperar todos descerem do carro para fecha lo.
2. As vezes demora muito para vc conseguir abrir ou fechar a porta, jhe expondo aos ladroes.
3. Facil de quebrar e arranhar o carro.
Nao é questão de idade e dimde funcionalidade.
Os proprietários reclamam da chave, mas não reclamam da falta de um painel (cluster) dedicado ao velocímetro e outras informações importantes, como no EX30?
Eu não comprei este carro exatamente por isso…
Também achei isso ridículo, e se tive interesse em ver o carro, esse interesse acabou qdo vi o que deveria ser um painel, mas é uma bagaça que nem tive curiosidade de ligar pra ver como funciona. Se fosse em um carro tupiniquim, vá lá. Mas num Volvo, também acho inaceitável.
sou proprietário e essa é uma das piores coisas que existe nesse carro, nada funcional esse cartão, as demais coisas são adaptativas, como todo o controle na central multimídia.
Eu adorei essa inovação do cartão. As pessoas querem é reclamar.
Sou proprietária de um Ex 30 e acho este cartão um inferno. Fácil de perder.. as vezes cai entre os bancos, demora para abrir o carro, arranha a coluna. Não acredito que a reclamação seja pela idade, mas sim pela falta de funcionalidade. Mas só no app também não aprovo. As vezes o celular está sem bateria, além de que estar com celular exposto para abrir o carro gera risco de assalto. Eu amo inovação, mas neste caso prefiro uma chave tipo do Ultra.
Penso que a Volvo não deveria ficar inventando moda pra atrair público, não precisa disso. Faz o que sempre deu certo e deixa inovação pra quem quer. Claro que podemos nos adaptar, mas tem coisa que extrapola qualquer senso de lógica. Marca tradicional que sai do seu nicho, faz besteira. Mas quem já comprou pelo apelo da marca, dançou.