Muitas pessoas e montadoras acreditaram que o motor a combustão morreria com bastante facilidade nos últimos tempos. Contudo, a demanda por carros elétricos ainda não é o ideal para ninguém. Agora, a Volvo voltou atrás em seus planos de eletrificação total e declarou que não tem mais certeza se esses propulsores vão ser descontinuados com tanta facilidade e rapidez.
Hakan Samuelsson, CEO da montadora dona do EX30, foi entrevistado pela equipe do Automotive News Europe recentemente. Ele contou que a marca sueca vai continuar apostando nos propulsores movidos a combustível fóssil por mais algum tempo. Hakan pontuou que a empresa precisará de uma nova geração de modelos híbridos plug-in.
Além disso, ele revelou que esses novatos deverão atuar no portfólio da fabricante até o final da década de 2030. O executivo também afirmou que já não pode mais dar uma data específica para o fim do motor a combustão. A Volvo entendeu que os automóveis PHEV servem bem na questão da transição para o mundo eletrificado e quer apostar forte neste segmento.

Leapmotor pode ser sua inspiração
Por isso, a fabricante estuda vender o SUV XC70 em diversos mercados além do chinês. De porte médio, ele chama atenção pelo visual futurista e tem 4,81 m de comprimento e 2,89 m de entre-eixos. Ele combina o motor 1.5 turbo a gasolina com um conjunto elétrico carregável em tomada. Segundo os ciclos internacionais, a autonomia elétrica é de 200 km, um chamariz.
Em um evento especial, os executivos da marca contaram que existe a possibilidade do novo SUV ser lançado em solo brasileiro. Ele poderia brigar com os GWM Haval H6 PHEV, BYD Song Plus Premium e outros. Outra saída que a Volvo pode apostar são nos carros com autonomia estendida, os batizados de EREV.

Neste caso, o modelo combina um sistema elétrico com um motor a combustão. Mas, este último não chega a tracionar as rodas e sim fornece energia para o conjunto eletrificado. A Leapmotor, marca eletrificada cuidada pela Stellantis, chegará em breve ao Brasil e o SUV C10 usará esta tecnologia. De acordo com o Automotive News Europe, a montadora sueca estuda ter o substituto do XC90 com este recurso.
Samuelsson já sinalizou interesse no conjunto EREV. Ele vê este sistema como uma nova geração de híbridos e que ajuda a dissipar a ansiedade por autonomia nos motoristas e servir como um atrativo para quem busca um modelo elétrico, mas que não tenha infraestrutura de recarga próxima.

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Já que está nessa de rever planos, poderiam relançar as stations wagons, senão duas, uma intermediária entre a v60 e v90. #savedwagons
Exatamente, Gilson. Pena que eles não sabem mais que, o que tiver de station wagon disponível, é vendido imediatamente. Correm atrás do que o que chamam de “o que o mercado quer”, e esquecem que o mercado continua “querendo esse modelo”. Acharam que tudo ia ser elétrico, mas esqueceram da infra estrutura necessária para isso, da autonomia das baterias que não depende da montadora etc. Não sei onde fazem essas pesquisas, mas todos que tiraram seus stations de linha, perderam dinheiro, pois nem todos gostam de Suvs. Eu gosto de suv e inclusive tenho uma, mas station wagon sempre foi uma paixão.
Elétrico ainda não é a melhor opção, como viajar mais de 300km e postos estarem sem energia, carregadores quebrados, fila p recarregar.
Híbrido precisa baixar preço p popularizar
O fim da versão s combustão do XC40 foi equivocado. Era o produto bem avaliado e que possibilitava a entrada de novos fãs na marca
Não sei se o futuro pertencerá somente a carros elétricos. Mas de uma coisa eu tenho certeza, se essas montadoras continuarem nesse pensamento mesquinho sobre os motores a combustão, todas pereceram e deixarão seus nomes na história como montadoras que não fizeram a transição energética que tanto o mundo anseia. Só tenho a lamentar
Torcendo para os carros elétricos darem errado.
Eu como dono de uma XC70 de verdade, me sinto ofendido com anúncio da volta do modelo, mas no formato SUV. É um insulto. Mesma coisa fez a Citroen, anunciando um suposto novo C5, adivinhem.. SUV. Tem uma parcela grande do povo, que ta enjoado de SUV pra todo lado.
Híbridos são carros bons que se tornaram mais complexos, caros e com a pegada de carbono aumentada em seus ciclos de vida. Volvos continuariam excelentes por décadas sem eletrificação e só perderiam no preço. A verdade é que o elétrico é absurdamente barato e rentável. Quem não fabricar 100% elétricos desaparecerá.
Recentemente a infraestrutura de carregamento melhorou bastante, o problema é que a própria, montadora deveria investir carregadores para atender a todos com mais folga, mas não deveria voltar a combustão, que o problema e defeito no futuro, ficarão muito mais caro reparar esse veículo hibrido. Prefiro 100% elétrico que possui bem menos peças e é mais fácil de reparar os defeitos.
Carro elétrico morreu mais uma vez