Ao vivo
Home » Novidades » Volvo XC40 e C40 saem de linha e são substituídos por SUVs (quase) idênticos

Novidades

Volvo XC40 e C40 saem de linha e são substituídos por SUVs (quase) idênticos

A Volvo renomeou os modelos C40 e XC40 vendidos no Brasil e atualizou as baterias para oferecer maior autonomia livre de emissões

2 min de leitura

A Volvo anunciou a atualização das nomenclaturas dos modelos elétricos disponíveis no Brasil, mantendo os preços inalterados. A mudança, que padroniza os nomes seguindo a linha global da marca, não impactará o bolso dos consumidores.

Agora, os elétricos C40 e o XC40 passam a se chamar EC40 e EX40, alinhando-se à nomenclatura de outros modelos eco-friendly do fabricante, como o EX30 e o EX90, que em breve chegará ao nosso mercado.

Além do novo nome, os dois SUVs oferecem a nova tonalidade externa bege metálica Sand Dune. Ao abrir a porta, as opções de acabamento incluem uma paleta bege claro ou preta, aplicadas nos bancos e no painel, transmitindo a conhecida elegância da marca. Do lado de fora, a única mudança visual é a inclusão dos novos logotipos, sem alterações nas linhas dos carros.

Volvo EC40 e Volvo EX90 [Foto: Divulgação]

Versões e desempenho dos elétricos da Volvo

No entanto, as novidades mais significativas estão na autonomia graças à adoção de uma nova bateria de 82 kWh, substituindo a antiga de 78 kWh. Portanto, o EC40 Ultra passa a percorrer até 404 quilômetros com uma única carga, sendo um aumento de 51 quilômetros em relação ao modelo 2024. Já o EX40 Ultra alcança 393 quilômetros, ante os 348 km anteriores.

A opção Ultra emprega dois motores elétricos (um em cada eixo) produzindo 408 cv e 67 kgfm. De acordo com a Volvo, o EX40 pode atingir 100% de carga em 23 horas em carregadores trifásicos AC de 6A, 15 horas com 10A e oito horas com 16A. Em carregadores monofásicos AC de 200 a 240V, são necessárias até 76 horas.

Já a Plus é equipada com um motor traseiro de 238 cv e 42 kgfm, além de uma bateria atualizada de 70 kWh (antes 69 kWh), garantindo um alcance livre de poluentes de até 385 quilômetros para o EC40 e 364 quilômetros para o EX40. Apesar das melhorias nos nomes e na autonomia, os preços permanecem os mesmos. O EC40 e o EX40 custam entre R$ 350.000 e R$ 420.000, dependendo da versão escolhida.

Volvo EX40 bege de traseira andando na estrada com lago ao fundo
Volvo EX40 [Foto: Divulgação]

Você teria um carro elétrico da Volvo ou de outra marca? Compartilhe sua opinião nos comentários!


YouTube video

Rafael Dea

Cursou Jornalismo para trabalhar com carros. Formado em 2005, atuou na mídia impressa por mais de 16 anos e também em veículos on-line. Embora tenha uma paixão por caminhonetes, não dispensa um esportivo — inclusive, foi o único brasileiro a participar do lançamento global do Porsche Panamera GTS.

Você também poderá gostar