De olho nos clientes do Tesla Model S, a Volvo lançou no começo do ano o sedan elétrico ES90. Agora, a montadora sueca deu mais detalhes do desenvolvimento do modelo. Ele ostenta o melhor coeficiente de arrasto da montadora, tem partes feitas de materiais reciclados e sua pegada de carbono consegue ser menor até do que outros modelos elétricos da empresa. Ele virá ao Brasil algum dia?
Segundo a fabricante, a pegada de carbono total do sedan usando uma matriz energética europeia para carregá-lo é de 31 toneladas. Mas, o valor cai para 26 toneladas caso o condutor use energia eólica para carregar o sedan. Se for usado um mix de energia europeu, o novo modelo consegue ter menor pegada de carbono do que os SUVs elétricos EX40 e EC40, também vendidos no Brasil.
O novato foi apresentado em meados de março e briga diretamente com BMW i5, Mercedes-Benz EQE e Tesla Model S. Aliás, ele é o primeiro carro da fabricante a contar com o novo sistema elétrico de 800V desenvolvido por seus engenheiros. O recurso traz benefícios em carregamento e eficiência energética. Inclusive, o Volvo ES90 detém o melhor coeficiente de arrasto da marca, que é de 0,25. Isso graças ao seu desenho.

Amizade com o meio ambiente
A montadora ainda contou detalhes da produção do veículo. Ele é montado com cerca de 29% de alumínio reciclado, 18% de aço reciclado e 16% de polímeros reciclados e materiais de base biológica, como madeira real cerificada. Surpreendentemente, os clientes podem optar pelo acabamento interior com estofamento Nordico feito a partir de materiais reciclados como garrafas PET e material bioatribuído.
Sua produção será iniciada ainda este ano. Ele pode ser equipado com bateria de 102 kWh e 700 km de autonomia. Nas versões mais caras, o Volvo ES90 traz dois motores com potência combinada de 671 cv. Assim, o sedan elétrico atinge os 100 km/h em quatro segundos. Já as variantes mais acessíveis também trazem dois motores, mas a potência conjunta é de 443 cv e precisam de 5,5 segundos para chegar aos 100 km/h.

E quem não pode gastar muito dinheiro, não fica tão atrás. A versão mais barata do sedan sueco possui um motor de 328 cv, bateria de 88 kWh de capacidade, autonomia de 650 km e precisa de 6,9 segundos para chegar aos 100 km/h. Vale lembrar que independentemente da motorização escolhida, a velocidade máxima é de 180 km/h.
Painel de instrumentos de nove polegadas, central multimídia de 14,5 polegadas e sensor LiDAR de condução semiautônoma são chamarizes. Ele já pode ser encomendado em lugares como Alemanha, Suécia, Suíça, Espanha, Portugal, França, Itália e mais países. No entanto, ainda não há confirmação da sua vinda ao Brasil.
Você daria uma volta no sedan elétrico da Volvo? O que achou do seu visual? Conte nos comentários


