A vida do BYD Seal não será mais tão tranquila. O que acontece é que a Volvo confirmou que trará o sedan elétrico premium ES90 ao Brasil. Ele exibe desenho sofisticado, diversos itens tecnológicos, bem como autonomia de 700 km pelos ciclos internacionais. O sedan estará posicionado entre os modelos mais caros da marca oferecidos por aqui. Mas, qual será o preço?
No visual, o sedan opta por linhas fluídas e aspecto mais reto. Na dianteira, aparecem os famosos faróis “Martelo de Thor”, que já são instalados em outros carros da marca, como o SUV EX90. O ES90 mira carros como Tesla Model S e Mercedes-Benz EQE.
Marcelo Godoy, presidente da Volvo Car Brasil, contou que o ES90 não é apenas um sedan, mas sim representa um marco na história do fabricante. O três volumes usa cerca de 29% de alumínio reciclado, 18% de aço reciclado e 16% de polímeros reciclados, além de materiais com origem biológica a exemplo da madeira genuína empregada em partes do acabamento interior.

E a mecânica?
Aliás, a cabine conta com uma opção de revestimento feito de material reciclado e componentes de origem biológica. De acordo com a Volvo, o sedan possui pegada de carbono de 31 toneladas se é utilizado uma matriz energética europeia para carregá-lo. Caso o cliente use energia eólica para carregar o ES90, a pegada cai para 26 toneladas. Ou seja, ele consegue ter números menores do que o S90 semi-híbrido ou híbrido plug-in.
O Volvo ES90 faz parte de um ambicioso projeto do fabricante, que espera ter zero emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2040. O ES90 tem sistema elétrico de 800V e um coeficiente aerodinâmico de 0,25 – o melhor dos carros já produzidos pela marca. Tudo isso ajuda o ES90 a não poluir tanto o meio ambiente.

Lá fora, ele tem uma versão mais barata com motor de 328 cv e bateria de 88 kWh. Precisa de 6,9 segundos para chegar aos 100 km/h e oferece até 650 km de autonomia. As variantes intermediárias empregam dois motores e são 443 cv (0 a 100 km/h em 5,5 segundos). Por fim, as versões mais caras utilizam dois motores. O ES90 mais caro é o único a ter 671 cv.
A configuração é equipada com bateria de 102 kWh de capacidade e o alcance, conforme os ciclos internacionais, é de 700 km. Os valores do Inmetro são mais realistas e ainda não foram divulgados.
Qual o preço e quando chegará?
A marca sueca ainda deu mais detalhes do modelo. Contudo, ele já pode ser reservado na Espanha, Suíça, Suécia, República Tcheca, Alemanha, Grécia e Hungria, por exemplo. A produção começará ainda em 2025 e a previsão é que ele desembarque em solo brasileiro no segundo semestre de 2026. Contudo, versões e preços ainda não foram definidos.
Será que acabou mesmo a paz do BYD Seal? Conte nos comentários


