Ao vivo
Home » Novidades » Volvo segue firme e quer que a Europa elimine carros a combustão

Novidades

Volvo segue firme e quer que a Europa elimine carros a combustão

De olho no meio ambiente, a Volvo quer que a Europa siga firme e proíba a venda de carros a combustão a partir de 2035

3 min de leitura

Por mais que os carros eletrificados estejam enfrentando uma queda em sua demanda, as montadoras seguem desenhando seus futuros projetos sobre eles. Mesmo com esse revés do mercado, a Volvo segue firme em seu pensamento e deseja que a Europa decrete o fim dos carros com motor a combustão o mais breve possível.

O governo europeu impôs que a partir de 2035, as montadoras estariam proibidas de venderem algum modelo movido puramente a combustão. Mas, esse plano está sendo revisto e até comentários como adiamento, revisão dos tópicos e até que seja uma medida autodestrutiva rondam essa proibição.

Mesmo assim, a Bloomberg conseguiu teve acesso a um documento assinado pela Volvo e mais 49 empresas diferentes que exigem que a União Europeia siga firme em seu propósito. Essas marcas querem que a proibição dos carros que poluem mais o meio ambiente seja posta em prática a partir de 2035. Para o CEO da montadora, Jim Rowan, essa medida é uma saída para diminuir as emissões de gases.

Volvo EX30 [Auto+ / João Brigato]

Já pensaram em uma saída

Na visão de Jim, seguir com os planos de eletrificação nos carros é a melhor ação que a indústria automotiva pode ter para reduzir cada vez mais a emissão de carbono e outros gases poluentes na atmosfera. Junto com a marca dona do SUV EX30 esteve a Rivian. Essa segunda marca é conhecida por fabricar modelos eletrificados e quer o fim breve dos automóveis que precisam apenas de combustível fóssil.

Mas, houveram montadoras que não assinaram o documento. Até empresas como Uber e Ikea também assinaram a papelada. Preocupada com o futuro, a Volvo matou este ano seu motor a diesel e passa a oferecer apenas carros eletrificados em seu portfólio, seja ele 100% elétrico ou híbrido.

Volvo EC40 [divulgação]
Volvo EC40 [divulgação]

Mesmo com o fim do carro a combustão, as marcas podem criar modelos que usem um motor que não use apenas a eletricidade para locomoção, já que há estudos sobre o uso de combustível sintético ou até hidrogênio. Desse modo, o modelo não polui tanto o meio ambiente. A Ferrari já estuda usar combustível neutro em carbono em seus futuros lançamentos.

Enquanto uma decisão não é tomada de fato, existem públicos que se mostram contrários a proibição dos carros a combustão a partir de 2035. Segundo Lutz Meschke, diretor financeiro da Porsche, a proibição poderia ser adiada. Para Gilberto Fratin, ministro do meio ambiente e segurança energética da Itália, a medida é absurda e deve ser alterada.

Wallbox
Wallbox da Volvo [Volvo/ Reprodução]

O político pontua que a União Europeia precisa de uma visão pragmática sobre este tema. Já a primeira-ministra italiana Giorgia Milani, afirma que a proibição de carros a combustão na Europa a partir de 2035 como a Volvo quer é uma atitude autodestrutiva.

Você acha que os carros a combustão devem ser proibidos de fato? Qual sua opinião? Conte nos comentários



YouTube video

2 comentários em “Volvo segue firme e quer que a Europa elimine carros a combustão”

  1. Kuririn Agiota

    Querendo eliminar concorrentes, porque a eletrificação forçada vai levar muitos à falência.

  2. Bart

    Citar políticos italianos nesse caso é até bizarro pq eles são desgovernados e estão super atrasados com a eletrificação, e ainda perdendo investimentos pra países do leste europeu
    o planeta não suporta mais os níveis de emissão

Os comentários estão encerrado.

Assuntos

Felipe Yamauchi

Formado em jornalismo, é muito curioso e gosta de entender como tudo funciona. Como jornalista, já trabalhou no ramo de entretenimento, saúde, embarcações e agora fala de carros de uma segunda-feira até a outra sem nenhum problema. É um entusiasta da onda de SUVs.

Você também poderá gostar