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Mudança de hábitos!

Volvo transforma perua do passado em SUV híbrido plug-in

Antes usada em uma station wagon aventureira, agora a nomenclatura XC70 volta a ser aplicada pela Volvo em um modelo ecológico

3 min de leitura

Não apenas a Subaru está promovendo uma mudança de hábito em sua linha ao transformar uma perua em utilitário esportivo. A Volvo seguiu a mesma estratégia com o XC70, lançado na China por aproximadamente US$ 62.000 (algo em torno de R$, no câmbio atual, em conversão direta, excluindo os impostos e as taxas).

É um crossover focado no mercado chinês e projetado, segundo o fabricante, para atender famílias que buscam uma experiência confortável a bordo. Ao mesmo tempo, deixa claro se tratar de um modelo da Volvo pelo estilo característico do exterior e da cabine assinado pelo time de design.

A dianteira fechada remete tanto ao EX30 quanto ao EX90, e o XC70 também é um modelo amigo do meio ambiente. Outro detalhe que o aproxima do SUV de luxo livre de emissões está nas maçanetas embutidas, que saltam ao destrancar o veículo, além das portas sem molduras e do teto panorâmico de vidro.

Na traseira, as lanternas verticais em formato de C são uma herança do EX90, assim como os para-lamas de desenho musculoso. As rodas podem variar entre 19 e 21 polegadas. Já o limpador do vidro traseiro fica oculto no spoiler de teto, contribuindo para o visual clean. As dimensões são de 4,81 m de comprimento, 1,89 m de largura, 1,65 m de altura e 2,89 m de entre-eixos. Ou seja, é 13,7 cm mais curto que o XC90.

Volvo XC70 de traseira em movimento na estrada
Volvo XC70 [Divulgação]

Ao abrir a porta

Por dentro, os destaques ficam para o quadro de instrumentos totalmente digital de 12,3 polegadas e pela tela multimídia de 15,4 polegadas. O sistema de som é assinado pela Harman Kardon. O conforto aparece em itens como banco traseiro aquecido, ar-condicionado de três zonas e um assistente de voz alimentado por inteligência artificial, capaz de ajudar a chamar amigos e familiares, além de controlar as funções do carro.

Já o porta-malas tem capacidade volumétrica de 408 litros, podendo ser ampliada para 1.456 litros com o rebatimento dos encostos da segunda fileira de bancos. Apesar de ser um novo modelo, a nomenclatura XC70 não é propriamente uma novidade dentro da Volvo, já que no passou batizou a perua aventureira XC70 Cross Country. Agora, na era da eletrificação, surge como um híbrido plug-in de longo alcance.

Interior do novo Volvo XC70
Volvo XC70 [Divulgação]

Embora a marca não tenha detalhado todas as especificações técnicas, a versão equipada com tração dianteira entrega 318 cv combinados e acelera de 0 a 100 km/h em oito segundos. A energia é armazenada em uma bateria de 21,2 kWh, que garante até 116 km de autonomia segundo o ciclo WLTC.

Há também uma configuração ultra-long range, com tração integral e 456 cv. Essa versão acelera de 0 a 96 km/h em 5,3 segundos, utiliza bateria de 39,6 kWh e alcança até 180 km em modo 100% elétrico. Para carregar a bateria de 0 a 80% em um ponto rápido DC são necessários cerca de 23 minutos. Já em um wallbox de 7 kW, a carga completa leva aproximadamente sete horas.

Volvo XC70 [Divulgação]

Além dessas opções, o Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China revelou que o modelo contará ainda com um motor a combustão 1.5 de 163 cv, ampliando a autonomia combinada para até ótimos 1.200 km.

O que você achou do novo Volvo XC70? Acredita que ele faria sucesso no nosso mercado? Compartilhe sua opinião nos comentários!


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Rafael Dea

Cursou Jornalismo para trabalhar com carros. Formado em 2005, atuou na mídia impressa por mais de 16 anos e também em veículos on-line. Embora tenha uma paixão por caminhonetes, não dispensa um esportivo — inclusive, foi o único brasileiro a participar do lançamento global do Porsche Panamera GTS.

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