Muitas montadoras tiveram de recalcular seus planos sobre carros elétricos, já que a demanda por eles é muito variável. A Volvo, por exemplo, lançou o EX90 na tentativa de substituir o XC90, mas ela já voltou atrás em seus projetos. O SUV híbrido plug-in vai seguir tendo motorização a combustão e surpreendentemente ganhará uma nova geração em breve. Isso expõe o fracasso global dos carros elétricos, não especificamente os da Volvo.
Hakan Samuelsson, CEO da fabricante, deu mais detalhes da novidade em um evento sobre resultados com seus investidores recentemente. Ele afirmou que o XC90 precisa de uma nova geração e que ela não será elétrica. Ou seja, o XC90 vai conviver mais tempo com seu teórico substituto EX90 por mais alguns anos. Porém, eles vão se distanciar justamente pela motorização.
Uma das possibilidades é que a nova geração do Volvo XC90 siga sendo equipada só com motorização híbrida plug-in. Hoje, ele é oferecido com este conjunto em diversos mercados, incluindo o Brasil. Hakan contou que modelos PHEV com autonomia ampla são a solução que provavelmente a marca precisará por mais alguns anos. Aliás, a nova vida do SUV grande sueco pode pegar emprestado de um modelo projetado para a China como base.

Virá ao Brasil?
Muito em breve, os chineses vão poder conhecer de perto o SUV XC70. Híbrido plug-in, ele foi criado para tentar ajudar a marca a vender mais eletrificados em mercados como a China, onde há uma certa queda na demanda por carros 100% elétricos. Ele deverá ser equipado com bateria de 40 kWh de capacidade e o alcance elétrico pelo ciclo CLTC é de 180 km.
Além disso, ele será montado a partir da plataforma SMA, que é modular e criada pela Geely. Ou seja, o novo Volvo XC90 poderá ter esses mesmos componentes do irmão menor. Isso ajudaria a fabricante a reduzir os custos de produção, atrair novos clientes e seguir com suas metas de eletrificação e redução de emissão de gases poluentes.

Para quem quiser entrar de cabeça na era da eletrificação ainda pode apostar no SUV grande movido a bateria EX90. O conjunto mecânico é composto por dois motores elétricos e que rendem 517 cv. O atual XC90 vendido no Brasil tem 317 cv, é PHEV e a autonomia elétrica pelo Inmetro é de 47 km. No entanto, Samuelsson não deu detalhes de quando a nova geração do SUV será lançada e nem se virá ao país tropical.
Você acha que o futuro será composto apenas de carros elétricos? Conte nos comentários


