A Volvo tem motivos para comemorar agora com o novo feito do SUV XC60. O que acontece é que ele se tornou o veículo mais vendido da fabricante no mundo todo. Em duas gerações, ele conquistou diversos clientes nos mais variados países. Além disso, acumula prêmios em sua trajetória. Aliás, ele acaba de chegar ao Brasil reestilizado e tem diversas novidades.
Ele foi lançado em 2008 e um de seus principais chamarizes perante a concorrência era o fato de ser bastante seguro. O SUV já trazia de série a frenagem automática de emergência em velocidades de até 30 km/h. Desse modo, possíveis colisões puderam ser evitadas. Anos depois ele passou a ser equipado com o item Oncoming Lane Mitigation.
O recurso é capaz de corrigir a trajetória do SUV caso ele invada a pista contrária. Segundo Marcelo Godoy, presidente da Volvo Car Brasil, o XC60 possui atualmente 22% de market share em sua categoria. Além disso, o modelo já acumula aproximadamente 45 mil unidades vendidas desde que foi lançado, há mais de 10 anos. Vale lembrar que o modelo ganhou o prêmio de Carro Mundial do Ano em 2018.

Inspiração
Hoje, ele é vendido no Brasil com motorização híbrida plug-in. Desse modo, ele colabora com as ambiciosas metas de eletrificação da montadora sueca. O XC60 é produzido atualmente em duas plantas distintas, uma fica em Torslanda, na Suécia e outra em Chengdu, na China. Sua trajetória é bastante parecida com a da van 240, que foi produzida entre as décadas de 1970 e 1990 e teve expressivos índices de vendas.
O Volvo XC60 se destaca na multidão pelo porte encorpado e visual mais sóbrio. Inclusive, ele serviu de inspiração para a Honda durante o desenvolvimento da atual geração do CR-V. Ainda nesse sentido, dá para ver onde os SUVs são semelhantes. Na traseira, o CR-V traz lanternas compridas e posicionadas na vertical, algo parecido com o XC60. A tampa do porta-malas de ambos os modelos possui um visual mais saliente.


Atualmente, o XC60 mais barato é o Plus. Tanto ele quanto o Ultra e o Polestar Engineered são eletrificados. A potência combinada é de 462 cv e 71 kgfm de torque. Eles aceleram de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos e a velocidade máxima é de 180 km/h. A tração é AWD. A autonomia elétrica pelo Inmetro é de 48 km e a bateria tem 18,8 kWh de capacidade.
Novo visual
E durante a última edição do Festival Interlagos 2025 sobre carros, a Volvo mostrou como o XC60 reestilizado ficou. Cada versão possui um visual diferente e assim cria-se uma identidade própria. A dianteira tem nova grade e com acabamento escurecido, para-choque redesenhado e outros destaques. A central multimídia passou por atualizações de software e a tela tem 11,2 polegadas. As rodas variam de acordo com a versão.
Os preços variam de R$ 459.950 no XC60 Plus, sobem para R$ 509.950 no XC60 Ultra e finalizam em R$ 539.950 cobrados pelo Polestar Engineered.


Você gosta do XC60? Teria ou tem algum carro da Volvo na sua garagem? Conte nos comentários


