Quando a Volkswagen relançou o Polo no Brasil em 2017, ele foi anunciado nas propagandas como mini-Golf. Ainda que eles tivessem suas semelhanças visuais, os irmãos tinham certa distância. Agora reestilizado, o Polo 2022 realmente veste a carapuça de versão em miniatura do hatch médio.
Revelado na Europa, o novo Polo reestilizado deverá chegar ao Brasil somente no próximo ano. O modelo atual será mantido na versão de entrada Track, que ainda deverá receber visual aventureiro. Já o hatch reestilizado deverá subir o patamar de preços – assim, a versão Highline também deve passar dos R$ 100 mil, como já aconteceu com a GTS.
Seguindo a moda
Tal qual aconteceu com a reestilização do Renault Sandero brasileiro, o Volkswagen Polo 2022 ganhou lanternas de LED que invadem a tampa do porta-malas. O formato externo foi mantido tal qual o modelo atual, mas a parte interna foi toda modificada. Feita totalmente em LED, ela tem visual inspirado no Golf mk8.
![Volkswagen Polo 2022 [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2021/04/volkswagen-polo-2022-2-750x450.jpg)
O Polo 2022 traz novos faróis full-LED em todas as versões. Como destaque para as variantes equipadas com sistema adaptativo IQ.Light, o novo hatch tem faixa iluminada na grade frontal. É exatamente a mesma tecnologia de iluminação e grade com LED que foi aplicada no SUV médio Taos no Brasil.
![Volkswagen Polo 2022 [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2021/04/volkswagen-polo-2022-3-750x450.jpg)
Heranças do Nivus
Além do novo logotipo da Volkswagen, o Polo 2022 herdou alguns itens do Nivus. O volante é o mesmo do SUV cupê, que será vendido na Europa como Taigo. Ele traz também manopla de câmbio do T-Cross e sistema de ar-condicionado digital sensível ao toque igual ao do Tiguan reestilizado.
![Volkswagen Polo R-Line 2022 [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2021/04/volkswagen-polo-2022-5-750x450.jpg)
Aqui no Brasil é esperado que o Polo 2022 ganhe também alguns itens do Nivus. Entre eles estarão o volante e a central multimídia VW Play. O hatch compacto poderá ganhar melhorias no acabamento com a reestilização, já que esse sempre foi um item bastante criticado tanto nele quanto no restante da família Polo (Virtus, Nivus e T-Cross).
![Volkswagen Polo 2022 [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2021/04/volkswagen-polo-2022-4-750x450.jpg)
Mudanças e manutenções
A Volkswagen manteve as mesmas opções mecânicas de antes no Polo 2022 europeu. As versões de entrada usam motor 1.0 MPI de 80 cv, enquanto as demais usam o 1.0 TSI com 95 cv ou 110 cv. A transmissão manual de cinco marchas é item de série para os motores menos potentes, enquanto os modelos TSI podem usar caixa de dupla embreagem com 7 marchas.
As versões também mudaram. Saem de linha as designações Trendline, Comfortline e Highline, entram Life, Style e R-Line. A variante de entrada passa a se chamar simplesmente Polo, sem nenhum sobrenome. O Polo GTI será lançado em um segundo momento e inspirará o visual do GTS brasileiro.
>>Segredo: Nivus da Fiat, o SUV cupê da Stellantis, é flagrado no Brasil
>>VW Nivus Comfortline tem custo-benefício sedutor – Avaliação
>>Comparativo: Peugeot 208 e VW Polo: tipo Europa ou engana-brasileiro?

![Volkswagen Polo R-Line 2022 [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2021/04/volkswagen-polo-2022-1-1200x720.jpg)

Vw acabando com a identidade dos carros.
Está mais para um “quero ser Argo” do que mini golf…
O acabamento e design interno continuam pobres e simplórios. Só mudou alguns milímetros de farol dianteiro e lanterna traseira à lá Argo…
Prefiro um Corolla….
O lado bom é que parou de parecer com o Gol!!!
Vovorolla né? Depois é só pendurar a chave no cinto, colocar a pochete e ir pro baile dançante da terceira idade. Que sensação maravilhosa em dirigir um Vovorolla, muita emoção.
Qto a VW pagam por essas propagandas, Mini Golf? Isso e alguma piada?! Já entraram em um Golf? Acho q não…
Eu gosto é de dirigir, o que adianta ter toda está Parafernalha digital e ter freio a tambor, custar R$ 100 mil … tenho um carro ” sedan “, com 15k, quitado, Highline, ” câmbio manual ” …sem perder tração, arranco na sinaleira normalmente, deixo todos para trás; para andar 40/60/80 KM/h… por que trocaria ???
Também na minha garagem, tenho um maravilhoso UP TSI 2020 .
Larga mão de ser otário, sua hermafrodita. Tu tem no máximo um um Uno mille
Quando olho pra esse carro, não consigo engulir que ele se chama Polo, acho um nome muito sem graça, se estivesse escrito Gol, acho que já tava vendo um jeito de comprar um pra mim.