A internet trouxe coisas boas e ruins para seus usuários. Agora, a Xiaomi descobriu que haviam cerca de 10 mil contas conectadas em redes sociais e que eram responsáveis por espalhar fake news e campanhas difamatórias contra a empresa. Essa descoberta acontece em um momento conturbado, já que a montadora enfrenta a polêmica redução de potência do esportivo SU7 Ultra e outra história bizarra envolvendo o capô do modelo.
Quem revelou mais detalhes foi o portal estrangeiro Car News China. Segundo apuração internacional, as contas estavam ativas desde dezembro de 2024. Os criminosos cuidavam de ao menos 10 mil perfis distintos que espalhavam mentiras sobre a fabricante e também anunciavam declarações falsas, tudo com intuito de prejudicar a empresa.
Incitar oposição e criar rivalidade entre montadoras também podiam estar nos planos da quadrilha criminosa. A Xiaomi já divulgou um comunicado dando mais informações sobre este caso. Conforme seus executivos, a gangue usava um recurso tecnológico para criar e espalhas as mentiras no ambiente virtual. Eles também confirmaram que toda essa história impactou negativamente a reputação da marca e seu posicionamento no mundo online.

Momento conturbado
Ainda nesse sentido, os executivos da fabricante já deram todos os detalhes possíveis dessa história e o caso já está sendo investigado de forma minuciosa pelas autoridades chinesas. Por enquanto, tanto a montadora do sedan SU7 quanto os investigadores locais ainda não revelaram os nomes dos possíveis suspeitos de terem cometido essa campanha difamatória.
O problema é que o atual contexto da montadora não é nada favorável. Recentemente, a Xiaomi fez uma atualização no software do esportivo SU7 Ultra e simplesmente reduziu 647 cv do motor do modelo. Ou seja, ele saía de fábrica com 1.547 cv debaixo do capô, mas ao ser atualizado, passava a dispor de 900 cv. Para voltar a ter mais de 1.500 cv, o condutor deveria cumprir um desafio cronometrado.
![Xiaomi SU7 EV [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/12/xiaomi-su7_edited-1200x720.jpg)
Inclusive, toda essa potência do esportivo foi pensada para o uso em pista, já que é um lugar seguro e apropriado para uma condução bem mais emocionante. Aliás, ela enfrentou outra polêmica há pouco tempo. Cerca de 400 donos a processaram por causa do capô do esportivo. Ele podia ter o equipamento feito em fibra de carbono e com dutos de ar duplo. Porém, este é um opcional do modelo.
No entanto, os clientes notaram que não havia diferença entre a estrutura do capô opcional e o capô original de fábrica. O caso ainda está sob investigação por parte das autoridades chinesas competentes.
Você gosta dos carros da Xiaomi? Já caiu em alguma fake news? Conte nos comentários