Ao vivo
Home » Novidades » Zeekr 7X chega ao Brasil com 646 cv e recarga em 13 minutos contra SUVs alemães

Novidades

Mais um chinês

Zeekr 7X chega ao Brasil com 646 cv e recarga em 13 minutos contra SUVs alemães

SUV elétrico de luxo aumenta a presença da marca chinesa no país e já está em pré-venda no site oficial da Zeekr

4 min de leitura

Depois do 001 e do X, a Zeekr confirmou nesta segunda-feira (14) a chegada oficial do 7X ao Brasil. O SUV elétrico premium já está com pré-venda aberta no site da marca e será o terceiro modelo da Zeekr a ser vendido por aqui. O intermediário vem para brigar com o BMW iX, Mercedes EQE SUV e Audi Q8 e-tron

O Zeekr 7X é o primeiro SUV da marca no país com a nova identidade visual global e foi desenvolvido no centro de design da Geely em Gotemburgo, na Suécia, sob a liderança de Stefan Sielaff. Segundo a fabricante, o conceito por trás do design é chamado de Hidden Energy.

Plataforma de Volvo e potência de Porsche Macan Turbo Electric

O SUV usa a moderna arquitetura modular SEA 800V, já conhecida por estar nos Volvo EX30, Zeekr 001 e X. Essa plataforma permite recarga ultrarrápida, levando a bateria de 10% a 80% em cerca de 13 minutos em em carregadores rápidos (DC) de até 360 kW.

Zeekr 7X Flagship AWD branco em movimento em gramado
Zeekr 7X Flagship AWD [Divulgação]

O modelo confirmado para o Brasil é a versão topo de linha Flagship AWD, equipada com dois motores elétricos (um em cada eixo), que juntos entregam 646 cv e 72,9 kgfm de torque. Por efeito de comparação, o Porsche Macan Turbo Electric de R$ 770 mil oferece 639 cv 115 kgfm de torque. A aceleração do 7X de 0 a 100 km/h é feita em apenas 3,8 segundos, segundo a Zeekr. A autonomia declarada é de até 543 km no ciclo WLTP.

Lá fora, o 7X é oferecido também em versões menos potentes, com tração traseira e motor único, que desenvolvem cerca de 421 cv, fazendo de 0 a 100 km/h em 5,1 segundos. 

A bateria é fornecida pela CATL, que também é acionista da Zeekr. No modelo vendido no Brasil, ela tem 100 kWh de capacidade e utiliza células de alta densidade NCM (níquel, cobalto e manganês). 

No comunicado enviado à imprensa, a Zeekr ainda não revelou os detalhes de acabamento, equipamentos ou itens específicos da versão que será vendida no Brasil. Também não foram informadas as dimensões externas e capacidade do porta-malas.

Na China, o SUV mede 4,82 metros de comprimento, 1,93 m de largura, 1,65 m de altura e tem 2,92 m de entre-eixos — medidas essas que serão adotadas no modelo comercializado no Brasil. O porta-malas tem 765 litros de capacidade.

Em termos de conectividade, o Zeekr 7X oferece central multimídia de 16,2 polegadas em posição flutuante, painel de instrumentos digital de 13,5 polegadas e ainda um head-up display com realidade aumentada de 35,5 polegadas. 

Interior branco do Zeekr 7X
Zeekr 7X Flagship AWD [Divulgação]

O sistema de infoentretenimento é baseado em Android e traz assistente pessoal com inteligência artificial (o ZeekrGPT), comandos por voz e atualizações via OTA.

Os bancos dianteiros possuem aquecimento, ventilação e até função de massagem, além de acabamento em couro Nappa, iluminação ambiente com 11 zonas e portas elétricas.

Interior branco do Zeekr 7X
Zeekr 7X Flagship AWD [Divulgação]

Outros itens que estão disponíveis no modelo vendido no exterior são som com até 21 alto-falantes, carregador por indução, sensor de ponto cego, assistente de permanência em faixa, piloto automático adaptativo com base em mapas 3D, frenagem automática e sistema de estacionamento autônomo.

A marca também citou em nota a segurança do modelo por ter sete airbags, com destaque para uma proteção lateral que se estende até o pilar A, cobrindo a região onde normalmente há pontos cegos. 

Zeekr 7X Flagship AWD branco estático
Zeekr 7X Flagship AWD [Divulgação]

Em caso de acidente, o airbag permanece com sua pressão por até seis segundos, para reduzir danos em colisões secundárias ou capotamentos. A estrutura do 7X ainda utiliza 73% de aço de alta resistência.

Pré-venda já disponível no Brasil

A pré-venda do Zeekr 7X já está aberta através do site oficial da marca no Brasil (www.zeekr.com.br/models/7x), mas os preços ainda não foram revelados. Também não há data exata para início das entregas nem confirmação de outras versões além da AWD Flagship.

Você acha que o Zeekr 7X tem fôlego para bater de frente com os alemães elétricos? Deixe seu comentário!


YouTube video

Deixe um comentário

Assuntos

Luiz Forelli

Estudante de jornalismo, sempre foi fascinado por carros desde pequeno. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

Você também poderá gostar