Depois do 001 e do X, a Zeekr confirmou nesta segunda-feira (14) a chegada oficial do 7X ao Brasil. O SUV elétrico premium já está com pré-venda aberta no site da marca e será o terceiro modelo da Zeekr a ser vendido por aqui. O intermediário vem para brigar com o BMW iX, Mercedes EQE SUV e Audi Q8 e-tron.
O Zeekr 7X é o primeiro SUV da marca no país com a nova identidade visual global e foi desenvolvido no centro de design da Geely em Gotemburgo, na Suécia, sob a liderança de Stefan Sielaff. Segundo a fabricante, o conceito por trás do design é chamado de Hidden Energy.
Plataforma de Volvo e potência de Porsche Macan Turbo Electric
O SUV usa a moderna arquitetura modular SEA 800V, já conhecida por estar nos Volvo EX30, Zeekr 001 e X. Essa plataforma permite recarga ultrarrápida, levando a bateria de 10% a 80% em cerca de 13 minutos em em carregadores rápidos (DC) de até 360 kW.

O modelo confirmado para o Brasil é a versão topo de linha Flagship AWD, equipada com dois motores elétricos (um em cada eixo), que juntos entregam 646 cv e 72,9 kgfm de torque. Por efeito de comparação, o Porsche Macan Turbo Electric de R$ 770 mil oferece 639 cv 115 kgfm de torque. A aceleração do 7X de 0 a 100 km/h é feita em apenas 3,8 segundos, segundo a Zeekr. A autonomia declarada é de até 543 km no ciclo WLTP.
Lá fora, o 7X é oferecido também em versões menos potentes, com tração traseira e motor único, que desenvolvem cerca de 421 cv, fazendo de 0 a 100 km/h em 5,1 segundos.


A bateria é fornecida pela CATL, que também é acionista da Zeekr. No modelo vendido no Brasil, ela tem 100 kWh de capacidade e utiliza células de alta densidade NCM (níquel, cobalto e manganês).
No comunicado enviado à imprensa, a Zeekr ainda não revelou os detalhes de acabamento, equipamentos ou itens específicos da versão que será vendida no Brasil. Também não foram informadas as dimensões externas e capacidade do porta-malas.


Na China, o SUV mede 4,82 metros de comprimento, 1,93 m de largura, 1,65 m de altura e tem 2,92 m de entre-eixos — medidas essas que serão adotadas no modelo comercializado no Brasil. O porta-malas tem 765 litros de capacidade.
Em termos de conectividade, o Zeekr 7X oferece central multimídia de 16,2 polegadas em posição flutuante, painel de instrumentos digital de 13,5 polegadas e ainda um head-up display com realidade aumentada de 35,5 polegadas.

O sistema de infoentretenimento é baseado em Android e traz assistente pessoal com inteligência artificial (o ZeekrGPT), comandos por voz e atualizações via OTA.
Os bancos dianteiros possuem aquecimento, ventilação e até função de massagem, além de acabamento em couro Nappa, iluminação ambiente com 11 zonas e portas elétricas.

Outros itens que estão disponíveis no modelo vendido no exterior são som com até 21 alto-falantes, carregador por indução, sensor de ponto cego, assistente de permanência em faixa, piloto automático adaptativo com base em mapas 3D, frenagem automática e sistema de estacionamento autônomo.
A marca também citou em nota a segurança do modelo por ter sete airbags, com destaque para uma proteção lateral que se estende até o pilar A, cobrindo a região onde normalmente há pontos cegos.

Em caso de acidente, o airbag permanece com sua pressão por até seis segundos, para reduzir danos em colisões secundárias ou capotamentos. A estrutura do 7X ainda utiliza 73% de aço de alta resistência.
Pré-venda já disponível no Brasil
A pré-venda do Zeekr 7X já está aberta através do site oficial da marca no Brasil (www.zeekr.com.br/models/7x), mas os preços ainda não foram revelados. Também não há data exata para início das entregas nem confirmação de outras versões além da AWD Flagship.
Você acha que o Zeekr 7X tem fôlego para bater de frente com os alemães elétricos? Deixe seu comentário!



