Destaque Novidades

Novo Volkswagen Tiguan 2024 finalmente ganha personalidade própria

Primeiras imagens oficiais do novo Volkswagen Tiguan mostram um design mais arredondado, mas modelo ainda está com camuflagem
Novo Volkswagen Tiguan [divulgação]
Novo Volkswagen Tiguan [divulgação]
Compartilhar

O novo Volkswagen Tiguan teve suas primeiras imagens oficiais reveladas. Aproximadamente sete anos se passaram desde que a Volkswagen apresentou a atual geração, então essa modernização do modelo já era esperada. Até a estreia mundial, que deve acontecer no segundo semestre, o SUV será antecipado em uma série de teasers focando no exterior totalmente camuflado.

A nova geração será baseada na plataforma MQB Evo, uma versão melhorada da arquitetura atual. O modelo de terceira geração será colocado à venda na Europa no primeiro trimestre de 2024.

Apesar de estar disfarçado, é fácil ver que o novo Tiguan é menos quadrado que o seu predecessor, já que a VW optou por um design mais arredondado, semelhante ao elétrico ID.4. A marca de Wolfsburg diz que esticou o veículo em 32 milímetros, com o comprimento saltando para 4,55 m, enquanto a altura aumentou em 5 mm, tendo agora 1,64 m. A largura e o entre-eixos foram mantidos, com 1,93 m e 2,68 m, respectivamente.

Volkswagen Tiguan 2024 [divulgação]
Volkswagen Tiguan 2024 [divulgação]
Vale lembrar que essas proporções são ao modelo de entre-eixos padrão, já que a VW ainda não comentou sobre o Tiguan Allspace de comprimento maior e sete lugares, modelo que foi vendido no Brasil durante alguns anos.

Segundo rumores, a marca alemã quer substituir a versão mais espaçosa por um modelo separado. Esse substituto pode ser o Tayron, que é vendido na China, mas uma variante destinada à Europa seria fabricada na Alemanha e serviria como base para a segunda geração do Skoda Kodiaq.

Novo Volkswagen Tiguan [divulgação]
Novo Volkswagen Tiguan [divulgação]

Porta-malas novo Volkswagen Tiguan

O novo Volkswagen Tiguan quer ser mais prático, oferecendo um volume de carga de 648 litros ou 33 litros a mais do que antes quando carregado até a altura do encosto dos bancos traseiros. 

Além disso, o motorista e o passageiro da frente têm 9 mm extra de espaço para a cabeça, enquanto as pessoas sentadas atrás têm ainda mais 10 mm. Quem optar pela versão mais cara, vai ter ainda bancos com massagem e ventilação ajustáveis ​​eletricamente. É possível programar a ativação automática do aquecimento e da ventilação de acordo com a temperatura do lado de fora.

Novo Volkswagen Tiguan [divulgação]
Novo Volkswagen Tiguan [divulgação]
Depois do Touareg recentemente atualizado, o novo Tiguan é o próximo SUV da VW a receber as luzes de Matrix como equipamento opcional. Na parte de trás, há uma barra de luz LED que cobre toda a largura do carro.

As versões de entrada do Tiguan usarão uma central multimídia de 12,9 polegadas, enquanto as mais sofisticadas terão um conjunto maior, de 15 polegadas. 

O painel digital deve ter 10,25 polegadas e um novo head-up display pode ser lançado no SUV. 

Novo Volkswagen Tiguan [divulgação]
Novo Volkswagen Tiguan [divulgação]
A Volkswagen ainda não revelou detalhes do conjunto mecânico, dizendo apenas que a terceira geração do Tiguan estará disponível novamente com motorizações a gasolina, diesel e híbridas plug-in. Esse último deve ter potência  entre 201 cv e  268 cv, com autonomia elétrica de até 120 km. Esses modelos eHybrid oferecerão carregamento rápido AC e carregamento DC padrão pela primeira vez.

Como antes, o novo Tiguan vai ter versões com tração dianteira e outras com tração integral. O último detalhe compartilhado pela VW é sobre a evolução do seu Dynamic Chassis Control. Conhecido como DCC Pro e oferecido a um custo adicional, agora tem amortecedores de duas válvulas, que reagem mais rapidamente para permitir uma condução mais suave. 

Novo Volkswagen Tiguan [divulgação]
Novo Volkswagen Tiguan [divulgação]
Com a VW prometendo acabar com as vendas de carros equipados com motores de combustão na Europa até 2033, esta é provavelmente a última geração do Volkswagen Tiguan movido a combustível na Europa.

>> VW ID.Buzz LWB é a versão de sete lugares da Kombi elétrica

>> Este é o Ford Gol que acabou com a Autolatina

>> É mentira que Chevrolet abandona produção do Onix

Sobre o autor

Leo Alves

Comente

Clique aqui para comentar

Vídeo

Triumph T120 Black: uma clássica Bonneville com pegada agressiva

Este site utiliza cookies e tecnologias semelhantes para personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso serviço você aceita tal monitoramento. Para mais informações leia nossa
Este site utiliza cookies e tecnologias semelhantes para personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso serviço você aceita tal monitoramento. Para mais informações leia nossa