Destaque Novidades Serviço

Os cuidados para evitar a má visibilidade ao volante

Películas escuras e retrovisores mal ajustados podem ser “vilões” da visibilidade
(reprodução)

Quando se dirige, o motorista está sujeito a diversos tipos de pontos cegos, que podem surgir de diferentes formas de acordo com o tipo veículo.

O ponto cego nada mais é do que a interferência do campo de visão do condutor, que pode acontecer por conta das colunas do veículo (frontal, lateral e traseira), nas áreas envidraçadas, pelo posicionamento e área dos espelhos retrovisores, por bloqueios visuais dos encostos de bancos ou do estepe na tampa traseira.

Mas além dos pontos cegos por conta dos motivos citados, existem também outros “inimigos da visibilidade” para quem está atrás do volante no dia a dia. Abaixo, confira algumas dicas do Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária) para evitar ao máximo alguns fatores de risco que podem prejudicar sua visibilidade:

  • Ajuste corretamente os retrovisores. Os laterais devem ficar mais abertos, de forma que o motorista não chegue a ver as laterais do próprio veículo. O retrovisor central deve estar centralizado em relação ao vidro traseiro. Mas antes de ajustar os espelhos, o banco do motorista já deve estar na posição ideal para dirigir, ajustando corretamente o encosto do assento, a regulagem de altura do volante e, se houver, o ajuste de distância.
  • Películas muito escuras podem comprometer a visibilidade, principalmente à noite e em dias de chuva. Só use películas com índice de transparência permitido pela legislação de trânsito.
  • Vidros embaçados – um problema frequente em dias de chuva ou de muito frio – podem ser enfrentados com o sistema de ventilação do automóvel ou o uso do desembaçador traseiro.
  • Lembre-se também de manter em bom estado as palhetas limpadoras do para-brisa e do vidro traseiro. Quando elas ressecam, perdem a eficiência de escoar a água em caso de chuva ou garoa, o que também prejudica a visibilidade. Use detergente neutro na água do limpador de para-brisa, o que facilitará a retirada de impurezas.
  • A boa visibilidade também depende da iluminação do veículo, principalmente ao entardecer e à noite. Por isso, verifique todas as lâmpadas do automóvel e confira a regulagem dos faróis. Faróis bem regulados trarão uma visualização muito melhor da pista, das sinalizações, de outros veículos, obstáculos e de quaisquer surpresas que possam surgir ao seu redor.

Veja mais:

>> Saiba identificar o momento certo de trocar os pneus

>> Engate traseiro está longe de proteger seu carro

>> Limpadores de para-brisa: saiba fazer a manutenção correta

Sobre o autor

Avatar

Redação

2 Comentários

Clique aqui para comentar

Encontre peças e acessórios





Vídeo

Triumph T120 Black: uma clássica Bonneville com pegada agressiva