Destaque Novidades

Polo Track é confirmado como modelo de entrada da Volkswagen

Sindicato dos metalúrgicos de Taubaté colocou fim ao mistério: Polo Track será o modelo de entrada da Volkswagen no Brasil
Volkswagen Polo Track [divulgação]
Volkswagen Polo [divulgação]

Desde que os primeiros rumores sobre o Volkswagen Polo Track surgiram no Brasil, ainda era incerto do que se tratava. Mas, como havia indicado o Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté (Sindmetau), o Polo Track será realidade em breve e seu posicionamento foi finalmente revelado.

Alexander Seitz, membro do conselho executivo da Volkswagen, revelou durante uma apresentação para investidores que o Polo Track será o novo modelo de entrada da marca no Brasil. Ele será produzido em Taubaté, interior de São Paulo.

Atualmente a fábrica não está adaptada à produção de modelos MQB. Por lá são produzidos Gol, Voyage e up!, todos feitos em outras bases. A modernização da planta e a consequente fabricação do Polo Track por lá pode ser a solução da Volkswagen para enterrar os compactos veteranos, como há tempos vem sendo especulado.

Volkswagen Polo Track [divulgação]
Volkswagen Polo [divulgação]
Ainda não se sabe como será a apresentação desse Polo Track. Ele pode funcionar como uma espécie de Polo “Special”, remetendo aos tempos do Gol que manteve gerações antigas em produção junto ao modelo novo.

Como o Polo será reestilizado em breve, essa nova variante pode manter o estilo atual, ficar ainda mais simples em equipamentos e visual para custar menos. Afinal, a ideia é substituir up!, Gol e Fox. Isso pode, inclusive, colocar fim ao Polo MPI (que ilustra essa matéria) alinhado visualmente ao restante da linha.

Volkswagen Polo Track [divulgação]
Volkswagen Polo [divulgação]

Polo aventureiro?

Antes de matar a charada, o Polo Track era especulado como uma versão aventureira de entrada do modelo. Essa solução já foi vista em up! Track, Gol Track e Fox Track em anos anteriores. Outro rumor é que se tratava de um SUV subcompacto baseado na plataforma MQB A0 do Polo.

Caso isso acontecesse, seria o terceiro SUV derivado do Polo. Já que Nivus e T-Cross são modelos diretamente nascidos a partir do hatch compacto. O lançamento do Polo Track como hatch de entrada da Volkswagen deve ocorrer até 2024, quando controle de tração e estabilidade se tornarão obrigatórios e são incompatíveis com Gol, Fox, Voyage e up!.

>>Volkswagen Polo e Jetta reestilizados estreiam até o final de 2021

>>Comparativo: Peugeot 208 e VW Polo: tipo Europa ou engana-brasileiro?

>>Primeiro JAC Volkswagen confirmado e chega ao Brasil em outubro

Sobre o autor

João Brigato

2 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Vai demorar um pouco ainda pro Gol sair de cena então, assim como linha 24 o Polo Track, se com preço de Gol, será sucesso garantido já que o investimento terá sido amortizado barateando o carro. Grande sacada da VW, mas eu chamaria o Track de New Gol. O nome Polo deveria ficar pra linha MSI e 200/250 Tsi.

  • Não entendi a materia, se nao me engano em 2018 o fox highline ja contava com controle de tração e estabilidade, onde esta a incompatibilidade.

Vídeo

Triumph T120 Black: uma clássica Bonneville com pegada agressiva