Os trabalhos da Jeep para a terceira geração do Compass no Brasil já começaram. Contudo, o modelo não terá relações com o SUV europeu mostrado há alguns meses. Conforme antecipado pelo Auto+, o nosso Jeep Compass 2028 será um produto único e que manterá plataforma atual.
Essa desunião entre os Jeep Compass se deve a alguns fatores. Primeiro que o modelo europeu é feito sob a base STLA Mediu, vulgo EMP2, a usada pelos carros de médio porte da Peugeot. Ela foi desenvolvida priorizando a eletrificação, não contando com opção de abrigar motores maiores do que 1.6 e sem opção de tração 4×4 com eixo cardã.
O segundo problema se deu por conta dos altos custos do projeto do Compass Euro-Spec. Ele é um carro substancialmente maior e mais refinado, o que barrou o modelo para as Américas. Ou seja, nem mesmo os EUA receberá o modelo de nova geração pensado para os europeus.

Como o Brasil tem um centro de desenvolvimento e engenharia forte, além de ter obtido sucesso com o Jeep Compass de segunda geração, o projeto tem sido tocado em Betim sob supervisão dos EUA. Por isso, para reduzir os custos, a Stellantis optou por prolongar a vida da plataforma Small Wide.
E essa decisão é bem inteligente, visto que o Commander está no começo de vida, assim como a Ram Rampage. Além disso, o grupo investiu uma quantia muito alta para possibilitar a eletrificação dessa plataforma com motores híbridos (HEV e PHEV), além de um sistema semi-híbrido (MHEV). Mudar de base agora, seria jogar dinheiro fora.

Jeep J3U – o futuro do Compass brasileiro
Internamente chamado de Jeep J3U. o projeto do Compass de nova geração será inspirado visualmente no europeu. A marca terá um carro maior, mais quadrado e moderno. Contudo, elementos como as lanternas interligadas com desenho em X serão eliminadas. Isso porque a Stellantis não quer dar a ele uma cara de Renegadão.
A parte interna ficará mais sofisticada, com materiais macios ao toque por todos os cantos e uma central multimídia com tela maior. Alguns botões serão eliminados, mas a marca vai continuar a usar comandos físicos para o ar-condicionado e para o volume no Jeep Compass 2028.

Novos motores para o Compass
O Compass brasileiro de terceira geração terá versões com motor 1.3 T270 quatro cilindros turbo flex e 2.0 quatro cilindros turbo flex (hoje esse motor é só a gasolina). O 1.3, além da variante a combustão padrão, terá versões MHEV e PHEV, todas elas desenvolvidas para a plataforma Small Wide. Além disso, há possibilidade de uma versão HEV.
O Compass 1.3 turbo flex ganha motor elétrico que não movimenta as rodas e só reduz o consumo, não podendo ser chamado de híbrido de verdade. O Compass 2028 MEHV terá transmissão automatizada de dupla embreagem e sistema elétrico de 48V, sendo possível desligar o motor em movimento para economizar combustível.
![Plataforma Small Wide 4x4 com sistema PHEV [divulgação] compass j3u](https://uploads.automaistv.com.br/2025/05/PlataformaBio-HybridPlug-in1_edited.webp)
Por fim, o sistema 4xe será nacionalizado usando o motor 1.3 turbo com um motor elétrico na traseira. A ideia é que o sistema esteja em mais versões e que as baterias durem muito mais do que no modelo atual, que tem autonomia muito baixa. Os três conjuntos eletrificados também serão usados em Renegade, Commander, Toro e Rampage.
Gostou das novidades da nova geração do Jeep Compass? Conte nos comentários.



Tenho a mesma linha de raciocinio que a de voces justamente pelo fato de a Stellantis já ter apresentado a tecnologia bio hybrid e nao fazer sentido algum jogar esse dinheiro no lixo.
A Small Wide embora seja antiga e pesada, é uma plataforma robusta e segura, creio que haverá algumas mudanças para deixar os modelos levemente maiores e mais tecnológicos em seus segmentos.
Minha maior dúvida no entanto é com relação ao Renegade… Hora dizem que ele permanecerá na Small Wide e depois falam que ele irá para Betim usar a CMP…
Muita,chance de dar merda. Os chineses agradecem.
Não sei, comprei uma Territory 2025 e não gostei , tem tecnologia mas ainda o Compass é muito mais carro, mais qualidade de acabamento e prazer de dirigir
Como a nova geração do Compass europeu, ficou nem maior, inclusive mais largo até que o nosso Commander, não faria muito sentido mesmo. Além disso, temos um carro já no limite da maioria de nossas vagas (prédios, shoppings e estacionamentos) em largura. Se os carros vem aumentando de tamanho, as ruas e vagas não.
Stellantis seria melhor você trazer o que há de melhor, os chineses não estão para brincadeira, o brasileiro cansou de ficar com resto de europeu, por isso carros chineses estão em alta.
Eu acho que o novo deveria ser diferente do Europeu , que achei muito quadradão . Eu vi várias projeções que ficaram com um design mais fluido e agradável . O Brasileiro é bom nisso .
Tenho um compass e prefiro mudar pra um chinês do que comprar outro compass recauchutado…acham que aqui é terra de descarte…
Tudo isso vai ser quando pois o compass já vai para 9 anos só com refit.
O Brasil sempre tratado como último da fila.
Os chineses estão nos priorizando e daí sucesso.
Acorda Jeep.
O Compass já não é um SUV médio mais vendidos do Brasil, sendo ultrapassado pelo Corolla Cross em 2025 (vendas acumuladas até junho – Corolla Cross 30 mil – Compass 27,5 mil unidades). A Stellantis vai ter que mudar o Compass já em 2026! O último facelift ocorreu em 2021 (já se vão 4 anos)! Vende bem ainda, mas está perdendo terreno para o Corolla Cross e para os modelos chineses! Já está ultrapassado em alguns aspectos como motor, lanternas alógenas, etc. Um dos grandes probelmas do Compass é o consumo, que é muito alto, o que desanima muitos a comprarem e até causa arrependimento em alguns proprietários! A Stellantis terá que lançar um motor híbrido (HEV) para resolver isso! E creio que ela irá utilizar o já conhecido 1.3 turbo combinado com um motor elétrico! Tem que evoluir!
O Compass já não é o SUV médio mais vendido do Brasil, sendo ultrapassado pelo Corolla Cross em 2025 (vendas acumuladas até junho – Corolla Cross 30 mil – Compass 27,5 mil unidades). A Stellantis vai ter que mudar o Compass já em 2026. O último facelift ocorreu em 2021 (já se vão 4 anos)! Vende bem ainda, mas está perdendo terreno para o Corolla Cross e para os modelos chineses. Já está ultrapassado em alguns aspectos como motor, lanternas alógenas, etc. Um dos grandes problemas do Compass é o consumo que é muito alto, o que desanima muitos a comprarem e até causa arrependimento em alguns proprietários. A Stellantis terá que lançar um motor híbrido (HEV) para resolver isso. E creio que ela irá utilizar o já conhecido 1.3 turbo combinado com um motor elétrico. Tem que evoluir!
Acho que a Jeep deveria acordar para a vida. Penso em esperar mais um pouco para adquirir um Compass de terceira geração, confesso que acho Compass atual um carro bonito, porém já está na hora de trazerem algo novo… A Stellantis deveria se preocupar MUITO com o mercado brasileiro para não perder espaço para os chineses (BYD, Haval e cia) e principalmente pelo seu principal rival, Corolla Cross. Essa terceira geração já deveria estar sendo testada para que no segundo semestre de 2026 lançassem ao público brasileiro.