Ao vivo
Home » Segredos » Audi pode trazer de volta o TT como um cupê elétrico esportivo baseado em Porsche

Segredos

Quer ser elétrico

Audi pode trazer de volta o TT como um cupê elétrico esportivo baseado em Porsche

Novo conceito será apresentado ainda este ano e pode antecipar um sucessor elétrico do icônico esportivo

3 min de leitura

Depois de sair de linha em 2023, o Audi TT pode estar prestes a voltar em breve. Pelo menos é o que revela as declarações do CEO da Audi, Gernot Döllner, que confirmou a chegada de um novo conceito esportivo elétrico no segundo semestre de 2025. A novidade deve aparecer no Salão de Munique, na Alemanha.

Ainda não há muitos detalhes confirmados, mas tudo indica que esse novo cupê terá como base o futuro Porsche 718 elétrico que, aliás, já foi flagrado em testes e vem enfrentando atrasos no desenvolvimento. A parceria entre as marcas faz sentido, já que Audi e Porsche dividem diversas plataformas dentro do grupo Volkswagen.

A ideia seria posicionar esse novo modelo entre o antigo TT e o superesportivo R8, com um visual mais encorpado, desempenho esportivo e um conjunto motriz 100% elétrico. 

Porsche 718 Boxster Electric preta de frente em movimento
Porsche 718 Boxster Electric [Reprodução/Motor1.com]

Corpo de A5 e alma de Porsche

Imagens conceituais vazadas indicam que ele será maior que o TT tradicional, com um perfil parecido com o Audi A5, só que em versão mais compacta e voltada para o desempenho.

O novo esportivo da Audi também deve ter opção de tração integral com dois motores e possa chegar ao mercado nos próximos dois anos. 

Audi TT RS (divulgação)

No entanto, há um entrave no caminho — o Porsche 718 elétrico, que serviria como base, estaria enfrentando problemas com suas baterias, o que pode atrasar o projeto para 2027.

Vale lembrar que os atuais Porsche 718 Cayman e Boxster (a combustão) saem de linha em outubro para justamente abrir espaço para essa nova fase elétrica nas marcas esportivas do grupo. 

Três gerações de sucesso

Lançado em 1998, o Audi TT tinha marcado uma nova fase da marca alemã com seu visual ousado, compacto e de linhas arredondadas, que rapidamente conquistou fãs pelo mundo. Foram três gerações até a Audi decidir tirar de linha o modelo em 2023. 

A montadora justificou a decisão como parte de sua estratégia de eletrificação, além de priorizar modelos mais rentáveis. Além disso, a queda nas vendas e o alto custo para manter um carro de nicho como o TT competitivo em emissões e tecnologia pesaram na decisão.

Você gostaria de ver o Audi TT de volta ao mercado? Deixe sua opinão nos comentários!

Deixe um comentário

Assuntos

Luiz Forelli

Estudante de jornalismo, sempre foi fascinado por carros desde pequeno. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

Você também poderá gostar