Depois de sair de linha em 2023, o Audi TT pode estar prestes a voltar em breve. Pelo menos é o que revela as declarações do CEO da Audi, Gernot Döllner, que confirmou a chegada de um novo conceito esportivo elétrico no segundo semestre de 2025. A novidade deve aparecer no Salão de Munique, na Alemanha.
Ainda não há muitos detalhes confirmados, mas tudo indica que esse novo cupê terá como base o futuro Porsche 718 elétrico que, aliás, já foi flagrado em testes e vem enfrentando atrasos no desenvolvimento. A parceria entre as marcas faz sentido, já que Audi e Porsche dividem diversas plataformas dentro do grupo Volkswagen.
A ideia seria posicionar esse novo modelo entre o antigo TT e o superesportivo R8, com um visual mais encorpado, desempenho esportivo e um conjunto motriz 100% elétrico.

Corpo de A5 e alma de Porsche
Imagens conceituais vazadas indicam que ele será maior que o TT tradicional, com um perfil parecido com o Audi A5, só que em versão mais compacta e voltada para o desempenho.
O novo esportivo da Audi também deve ter opção de tração integral com dois motores e possa chegar ao mercado nos próximos dois anos.

No entanto, há um entrave no caminho — o Porsche 718 elétrico, que serviria como base, estaria enfrentando problemas com suas baterias, o que pode atrasar o projeto para 2027.
Vale lembrar que os atuais Porsche 718 Cayman e Boxster (a combustão) saem de linha em outubro para justamente abrir espaço para essa nova fase elétrica nas marcas esportivas do grupo.
Três gerações de sucesso
Lançado em 1998, o Audi TT tinha marcado uma nova fase da marca alemã com seu visual ousado, compacto e de linhas arredondadas, que rapidamente conquistou fãs pelo mundo. Foram três gerações até a Audi decidir tirar de linha o modelo em 2023.
A montadora justificou a decisão como parte de sua estratégia de eletrificação, além de priorizar modelos mais rentáveis. Além disso, a queda nas vendas e o alto custo para manter um carro de nicho como o TT competitivo em emissões e tecnologia pesaram na decisão.
Você gostaria de ver o Audi TT de volta ao mercado? Deixe sua opinão nos comentários!


