Home » Segredos » CAOA vai trocar Hyundai por Changan e investir mais na Chery

Segredos

Tchau Hyundai, oi Changan

CAOA vai trocar Hyundai por Changan e investir mais na Chery

Rumores de que a Chery tomaria a operação da CAOA não são verdadeiros, tanto que o grupo vai investir mais

4 min de leitura

Nos últimos dias, começaram a circular na mídia rumores de que a CAOA Chery deixaria de existir. A informação viria de um possível divórcio entre o grupo brasileiro e a marca chinesa, que assumiria as operações por aqui. Apesar da ofensiva com Omoda & Jaecoo, a CAOA Chery vai continuar. Mas a Hyundai será trocada pela Changan.

Segundo informações apuradas pelo Auto+, há uma grande vontade da Chery em assumir as operações da marca-mãe aqui no Brasil. Para tanto, ela já atua no nosso país através de Omoda & Jaecoo, além de preparar a chegada da Jetour como uma nova ofensiva. Entretanto, o acordo foi muito bem costurado com a CAOA.

O grupo brasileiro detém mais da metade do negócio e tem apresentado resultados constantes e positivos para a Chery. Enquanto as coisas se mantiverem bem, as duas empresas seguirão trabalhando juntas. Inclusive, a CAOA anunciou recentemente investimentos fortíssimos na chinesa.

CAOA Chery Tiggo 8 PHEV branco de traseira andando em uma rua
CAOA Chery Tiggo 8 PHEV [divulgação]

Em setembro do ano passado, o grupo brasileiro afirmou que investiria R$ 3 bilhões na ampliação da sua fábrica em Anápolis, Goiás. O montante trará novos robôs e a ampliação forte da capacidade produtiva. A ideia, ao menos inicialmente, era atender à demanda pelos novos Tiggo 5X, Tiggo 7 e Tiggo 8, além de produzir modelos para a Hyundai.

O resultado do divórcio

Entretanto, o divórcio entre Hyundai e CAOA saiu, tirando a fabricante sul-coreana da fábrica de Anápolis. Por isso, inclusive, que a produção do HR e do Tucson cessaram rapidamente. Afinal, a CAOA precisava apenas cumprir acordos e terminar com os kits já importados. Para aproveitar a capacidade produtiva, que teoricamente ficaria ociosa, a Changan vem.

Changan Uni-T azul de frente
Changan Uni-T [divulgação]

Dois modelos já foram escolhidos para iniciar as operações da nova filha da CAOA no nosso país: Uni-T e CS75 Plus. Ambos são SUVs a combustão com visual bem chamativo. Inclusive, segundo a revista Auto Esporte, o nome no Brasil será CAOA Changan, mostrando a possibilidade de um acordo semelhante ao da Chery.

A engenharia da CAOA já trabalha forte na tropicalização dos modelos, inclusive com alterações fortes na suspensão para tirar o rodar de pudim típico de carros chineses. Já o Autos Segredos revelou que ambos estrearão no Brasil com motor 1.5 turbo já adaptado ao sistema flex. O motor não é o mesmo da Chery, vale destacar.

Changan CS75 Plus prata de frente

E como fica a Chery nisso?

Se antes parecia que Hyundai e CAOA mais se atrapalhavam do que se ajudavam, agora com a Changan a situação será totalmente diferente. A nova marca chinesa terá muita atenção do grupo brasileiro, que pretende colocá-la no mesmo patamar da Chery. Mas isso não significa que a marca dos Tiggo não terá novidades.

A CAOA Chery já testa o novo Tiggo 5X no Brasil. O modelo receberá uma reestilização pesada com direito a faróis do Tiggo 7 e lanternas traseiras interligadas, além de interior mais refinado. O Tiggo 9 é uma das novidades já prometidas pela marca, apesar da presença do Jaecoo 8, que é idêntico, também já anunciada.

Novo Chery Tiggo 5X branco visto de frente com fundo colorido
Novo Chery Tiggo 5X [Auto+/ João Brigato]

A marca também deve trazer logo ao Brasil o Tiggo 7 reestilizado e a nova geração do Tiggo 8. Investimentos em sedans parece pouco provável. Além disso, a CAOA Chery está de olho na linha de elétricos compactos QQ que, em breve, receberá um modelo com porte de BYD Dolphin e GWM Ora 03. Além disso, a marca deve trazer a picape média Hilma.

Você acredita em paz entre Changan e Chery dentro do grupo CAOA? Conte nos comentários.


YouTube video

5 comentários em “CAOA vai trocar Hyundai por Changan e investir mais na Chery”

  1. JP

    A CAOA precisa dar um destino para a fábrica de Jacareí. Se não vão reativar a produção e nem ceder o direito de uso aos chineses, é simples, basta colocá-la no mercado para venda. Chamem a Prefeitura de Jacareí e o governo paulista (via Desenvolve SP e Investe SP) e comuniquem esses planos. Certamente terão ajuda tanto municipal quanto estadual.

    O que não pode é uma fábrica daquelas continuar fechada, sem gerar empregos e novos negócios e a Dona CAOA ficar na boa recebendo incentivos fiscais à troco de nada.

  2. JP

    A CAOA precisa mesmo é dar um destino para a fábrica de Jacareí. Se não vão reativar a produção e nem ceder os direitos de uso dela para a Chery e suas submarcas, deveriam ter a decência de colocá-la à venda. Haveria apoio tanto da Prefeitura de Jacareí como do próprio governo estadual (via Desenvolve SP e InvestSP) para divulgar melhor a sua venda.

    O que não pode é uma planta daquele porte continuar parada, sem gerar empregos e novos negócios, mas a CAOA querer continuar recebendo incentivos fiscais sem entregar nada em troca.

  3. Felipe

    Seu próximo carro será de origem Chinesa, fora EUA e suas marcas

    • luis

      Qual motivo alega isso?

  4. Uma pena ter saído da parceria da Hyundai, estavam bem posicionadas no mercado.

Deixe um comentário

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar