Nos últimos dias, começaram a circular na mídia rumores de que a CAOA Chery deixaria de existir. A informação viria de um possível divórcio entre o grupo brasileiro e a marca chinesa, que assumiria as operações por aqui. Apesar da ofensiva com Omoda & Jaecoo, a CAOA Chery vai continuar. Mas a Hyundai será trocada pela Changan.
Segundo informações apuradas pelo Auto+, há uma grande vontade da Chery em assumir as operações da marca-mãe aqui no Brasil. Para tanto, ela já atua no nosso país através de Omoda & Jaecoo, além de preparar a chegada da Jetour como uma nova ofensiva. Entretanto, o acordo foi muito bem costurado com a CAOA.
O grupo brasileiro detém mais da metade do negócio e tem apresentado resultados constantes e positivos para a Chery. Enquanto as coisas se mantiverem bem, as duas empresas seguirão trabalhando juntas. Inclusive, a CAOA anunciou recentemente investimentos fortíssimos na chinesa.

Em setembro do ano passado, o grupo brasileiro afirmou que investiria R$ 3 bilhões na ampliação da sua fábrica em Anápolis, Goiás. O montante trará novos robôs e a ampliação forte da capacidade produtiva. A ideia, ao menos inicialmente, era atender à demanda pelos novos Tiggo 5X, Tiggo 7 e Tiggo 8, além de produzir modelos para a Hyundai.
O resultado do divórcio
Entretanto, o divórcio entre Hyundai e CAOA saiu, tirando a fabricante sul-coreana da fábrica de Anápolis. Por isso, inclusive, que a produção do HR e do Tucson cessaram rapidamente. Afinal, a CAOA precisava apenas cumprir acordos e terminar com os kits já importados. Para aproveitar a capacidade produtiva, que teoricamente ficaria ociosa, a Changan vem.

Dois modelos já foram escolhidos para iniciar as operações da nova filha da CAOA no nosso país: Uni-T e CS75 Plus. Ambos são SUVs a combustão com visual bem chamativo. Inclusive, segundo a revista Auto Esporte, o nome no Brasil será CAOA Changan, mostrando a possibilidade de um acordo semelhante ao da Chery.
A engenharia da CAOA já trabalha forte na tropicalização dos modelos, inclusive com alterações fortes na suspensão para tirar o rodar de pudim típico de carros chineses. Já o Autos Segredos revelou que ambos estrearão no Brasil com motor 1.5 turbo já adaptado ao sistema flex. O motor não é o mesmo da Chery, vale destacar.

E como fica a Chery nisso?
Se antes parecia que Hyundai e CAOA mais se atrapalhavam do que se ajudavam, agora com a Changan a situação será totalmente diferente. A nova marca chinesa terá muita atenção do grupo brasileiro, que pretende colocá-la no mesmo patamar da Chery. Mas isso não significa que a marca dos Tiggo não terá novidades.
A CAOA Chery já testa o novo Tiggo 5X no Brasil. O modelo receberá uma reestilização pesada com direito a faróis do Tiggo 7 e lanternas traseiras interligadas, além de interior mais refinado. O Tiggo 9 é uma das novidades já prometidas pela marca, apesar da presença do Jaecoo 8, que é idêntico, também já anunciada.

A marca também deve trazer logo ao Brasil o Tiggo 7 reestilizado e a nova geração do Tiggo 8. Investimentos em sedans parece pouco provável. Além disso, a CAOA Chery está de olho na linha de elétricos compactos QQ que, em breve, receberá um modelo com porte de BYD Dolphin e GWM Ora 03. Além disso, a marca deve trazer a picape média Hilma.
Você acredita em paz entre Changan e Chery dentro do grupo CAOA? Conte nos comentários.



A CAOA precisa dar um destino para a fábrica de Jacareí. Se não vão reativar a produção e nem ceder o direito de uso aos chineses, é simples, basta colocá-la no mercado para venda. Chamem a Prefeitura de Jacareí e o governo paulista (via Desenvolve SP e Investe SP) e comuniquem esses planos. Certamente terão ajuda tanto municipal quanto estadual.
O que não pode é uma fábrica daquelas continuar fechada, sem gerar empregos e novos negócios e a Dona CAOA ficar na boa recebendo incentivos fiscais à troco de nada.
A CAOA precisa mesmo é dar um destino para a fábrica de Jacareí. Se não vão reativar a produção e nem ceder os direitos de uso dela para a Chery e suas submarcas, deveriam ter a decência de colocá-la à venda. Haveria apoio tanto da Prefeitura de Jacareí como do próprio governo estadual (via Desenvolve SP e InvestSP) para divulgar melhor a sua venda.
O que não pode é uma planta daquele porte continuar parada, sem gerar empregos e novos negócios, mas a CAOA querer continuar recebendo incentivos fiscais sem entregar nada em troca.
Seu próximo carro será de origem Chinesa, fora EUA e suas marcas
Qual motivo alega isso?
Uma pena ter saído da parceria da Hyundai, estavam bem posicionadas no mercado.