Ao vivo
Home » Segredos » Exclusivo: Jeep J3U e J2U são os próximos Compass e Renegade brasileiros, mas o europeu foi descartado

Segredos

Exclusivo: Jeep J3U e J2U são os próximos Compass e Renegade brasileiros, mas o europeu foi descartado

Stellantis não vai produzir o Compass de nova geração na Europa, mas sim dois novos SUVs: J3U (Compass) e J2U (Renegade)

5 min de leitura

Gostou do Jeep Compass europeu? Então pode tirar seu cavalinho da chuva. A Stellantis descartou o modelo para o Brasil e trabalha em dois SUVs inéditos para o nosso país, o J3U  o J2U. Os códigos representam as novas gerações de Renegade e Compass, ambos construídos sobre a plataforma Small Wide atualmente usada.

Internamente, o Jeep Compass europeu é conhecido como J4U, sendo o J de Jeep, o 4 representa o tamanho e o U vem de SUV regular de cinco lugares. Como ele é nitidamente u modelo maior que o atual Compass, ele cresceu para a designação 4. Apenas para comparação, o Commander é considerado um modelo de tamanho 5.

Ou seja, teoricamente, o Jeep Compass europeu pode, um dia, ser vendido no Brasil como um modelo entre Compass e Commander. Mas essa possibilidade é pouco provável. O que é fato, apurado pelo Auto+ com exclusividade, é que o modelo europeu está 100% descartado para o Brasil. O que a Stellantis fará é uma receita caseira.

J3U – o futuro do Jeep Compass brasileiro

Jeep Compass 2026 Europeu branco com teto preto de traseira
Jeep Compass 2026 Europeu [divulgação]

A Jeep já trabalha na terceira geração do Compass para o Brasil. Basicamente o modelo terá o visual do europeu adaptado à plataforma Small Wide 4×4 que atualmente é feita em Goiana, Pernambuco. A Stellantis, inclusive, garantiu que o Compass terá vida longa com essa base no Brasil durante a apresentação do Renegade 10 Years

A ideia é que o Compass J3U de fato cresça, mas não a ponto de chegar no porte do modelo europeu. Afinal, ele é um SUV médio de entrada, atendendo a um público que busca um modelo maior que um Renegade, mas não com as proporções de ônibus que o Commander ou que rivais têm como BYD Song Plus e GWM Haval H6, além do Compass europeu.

Jeep Compass 2026 Europeu azul de frente
Jeep Compass 2026 Europeu [divulgação]

Ou seja, espere por um visual mais quadrado no J3U, com frente alta, menos cromados e mais uso de iluminações de LED decorativas. As lanternas traseiras em X não devem ser usadas, visto que isso colocaria o Compass próximo demais ao Renegade – aqui no Brasil ele tem um status superior. 

A ideia da Jeep é lançar o novo Compass J3U no Brasil na metade de 2027, mas o atual modelo será mantido em produção até o último mês do mesmo ano. Ele será reduzido à versão Sport, atuando como variante de custo-benefício por um ano, até que o novo Compass J3U tenha seu custo de desenvolvimento diluído e ganhe uma versão mais barata em 2028.

Jeep eletrificados

Plataforma Small Wide 4x4 com sistema PHEV [divulgação] compass j3u
Plataforma Small Wide 4×4 com sistema PHEV [divulgação]

A ideia é que ele aproveite todo o desenvolvimento que a marca tem feito na plataforma Small Wide 4×4 e também a manutenção de algo que é importantíssimo para a Jeep no Brasil: tração 4×4 de verdade. A plataforma STLA Medium usada na Europa só aceita 4×4 através de eletrificação, não sendo compatível com eixo cardã.

Assim, o Compass brasileiro de terceira geração terá versões com motor 1.3 T270 quatro cilindros turbo flex e 2.0 quatro cilindros turbo flex (hoje esse motor é só a gasolina). O 1.3, além da variante a combustão padrão, terá versões MHEV e PHEV no novo Compass, todas elas desenvolvidas para a plataforma Small Wide.

Plataforma Small Wide 4×4 com sistema MHEV [divulgação]

Na MHEV, o 1.3 ganha motor elétrico que não movimenta as rodas e só reduz o consumo, não podendo ser chamado de híbrido de verdade (ainda que a Stellantis insista em fazer isso com Pulse e Fastback). Ele terá transmissão automatizada de dupla embreagem e sistema elétrico de 48V, sendo possível desligar o motor em movimento para economizar combustível.

Por fim, o sistema 4xe será nacionalizado usando o motor 1.3 turbo com um motor elétrico na traseira. A ideia é que o sistema esteja em mais versões e que as baterias durem muito mais do que no modelo atual, que tem autonomia muito baixa. Os três conjuntos eletrificados também serão usados em Renegade, Commander, Toro e Rampage.

Jeep Commander cinza parado de frente com as rodas dianteiras viradas
Jeep Commander Longitude T270 [Auto+Rafael Dea]

Renegade de nova geração ainda demora

Além do novo Compass J3U, a Jeep também trabalha no Renegade de segunda geração, internamente chamado de J2U. Ele manterá a plataforma Small Wide e terá todo o conjunto eletrificado pensado para o Compass e dito anteriormente. Nesse caso, o maior foco da marca estará no sistema MHEV.

Contudo, ele vai demorar mais. A ideia inicial da Stellantis era matar o Renegade globalmente em favor do Avenger. Só que o novo SUV subcompacto da marca é bem menor e não tem o mesmo visual icônico. A filial brasileira, depois de mostrar o sucesso do modelo e o potencial de uma nova geração, salvou o Renegade. 

Jeep Renegade 10 Years branco de frente entrando em um lago
Jeep Renegade 10 Years [divulgação]

Com isso, a segunda geração do Renegade (J2U) será um pouco maior para se distanciar do Avenger e se aproximar dos SUVs compactos grandinhos da categoria – vulto VW T-Cross e Hyundai Creta. Isso solucionará o maior problema do atual Renegade: espaço interno acanhado e porta-malas pequeno.

A carroceria quadrada será mantida e claramente inspirada no Wrangler. Contudo, antes disso, em 2026, o atual Jeep Renegade será reestilizado mais uma vez. As maiores mudanças serão feiras no interior, onde ele ganhará console central elevado do Compass, painel com linhas horizontalizadas e melhorias de acabamento. A parte externa pouco mudará.

Jeep Renegade 10 Years [divulgação]

Para qual novo Jeep você está mais ansioso pela chegada: Renegade J2U ou Compass J3U? Conte nos comentários.


YouTube video

8 comentários em “Exclusivo: Jeep J3U e J2U são os próximos Compass e Renegade brasileiros, mas o europeu foi descartado”

  1. Galeno Faria De Oliveira

    Estou decepcionado. O próximo Compass brasileiro será feito na mesma plataforma e menor que o Compass MK3 europeu. Espero que a próxima geração da Toro mude o esquema traseiro, tampa traseira com abertura convencional pra baixo e para choque traseiro com estribo. Tenho uma Toro e não aprecio o esquema atual e conheço um exército de proprietários e proprietárias que não gostam do esquema atual.

  2. RO

    A tampa da Toro é muito mais funcional. Você não precisa se arrastar na carroceria pra pegar coisas nela.

    Preconceito com esse tipo de abertura é muito mais frescura do que qualquer outra coisa.

  3. Vinicius Esgalha

    Se a Jeep conseguir fazer uma boa adaptação colocando o visual do Compass europeu (J4U) no nosso futuro Compass J3U, mantendo a atualização visual, externa e internamente (em outras palavras, um Compass novo idêntico ao Europeu, mas com a plataforma SmallWide), tem tudo pra ser um sucesso. Agora, se for na base de gambiarra barata, como foi com Golf 4.5, ou com Peugeot 207, é melhor a Jeep nem se dar ao trabalho.

    Agora, a Jeep alegar que a plataforma SmallWide é melhor pro brasileiro do que a STLA Medium por causa da possibilidade de 4×4 é uma mentira deslavada: No Compass, ela só tem essa tração nos Hurricane, e matou o Trailhawk. Se esse fosse um argumento valido, ela colocaria o 2.2 turbodiesel num Compass Trailhawk, e manteria versão diesel no Renegade.

  4. Hamilton

    Tô esperando o Renegade! Hj sliás quase sai do.meu 2021 para o 2025, mas vou esperar.

  5. Hamilton

    Estou esperando a nova renegade

  6. Joao

    Depois vem o choro que os "chineses estão dominando o mercado, aumento o imposto que eu quero vender coisa velha com preço de coisa nova…"

  7. Douglas S

    O único grupo que ainda trazia alguma inovação para o Brasil, fazendo uma besteira dessa.

  8. Thunder

    Pode até dar certo os J3U e J2U, mas só em 2027?????? Ai forçou demais! A concorrência irá passar por cima!

Os comentários estão encerrado.

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar