Gostou do Jeep Compass europeu? Então pode tirar seu cavalinho da chuva. A Stellantis descartou o modelo para o Brasil e trabalha em dois SUVs inéditos para o nosso país, o J3U o J2U. Os códigos representam as novas gerações de Renegade e Compass, ambos construídos sobre a plataforma Small Wide atualmente usada.
Internamente, o Jeep Compass europeu é conhecido como J4U, sendo o J de Jeep, o 4 representa o tamanho e o U vem de SUV regular de cinco lugares. Como ele é nitidamente u modelo maior que o atual Compass, ele cresceu para a designação 4. Apenas para comparação, o Commander é considerado um modelo de tamanho 5.
Ou seja, teoricamente, o Jeep Compass europeu pode, um dia, ser vendido no Brasil como um modelo entre Compass e Commander. Mas essa possibilidade é pouco provável. O que é fato, apurado pelo Auto+ com exclusividade, é que o modelo europeu está 100% descartado para o Brasil. O que a Stellantis fará é uma receita caseira.
J3U – o futuro do Jeep Compass brasileiro

A Jeep já trabalha na terceira geração do Compass para o Brasil. Basicamente o modelo terá o visual do europeu adaptado à plataforma Small Wide 4×4 que atualmente é feita em Goiana, Pernambuco. A Stellantis, inclusive, garantiu que o Compass terá vida longa com essa base no Brasil durante a apresentação do Renegade 10 Years.
A ideia é que o Compass J3U de fato cresça, mas não a ponto de chegar no porte do modelo europeu. Afinal, ele é um SUV médio de entrada, atendendo a um público que busca um modelo maior que um Renegade, mas não com as proporções de ônibus que o Commander ou que rivais têm como BYD Song Plus e GWM Haval H6, além do Compass europeu.

Ou seja, espere por um visual mais quadrado no J3U, com frente alta, menos cromados e mais uso de iluminações de LED decorativas. As lanternas traseiras em X não devem ser usadas, visto que isso colocaria o Compass próximo demais ao Renegade – aqui no Brasil ele tem um status superior.
A ideia da Jeep é lançar o novo Compass J3U no Brasil na metade de 2027, mas o atual modelo será mantido em produção até o último mês do mesmo ano. Ele será reduzido à versão Sport, atuando como variante de custo-benefício por um ano, até que o novo Compass J3U tenha seu custo de desenvolvimento diluído e ganhe uma versão mais barata em 2028.
Jeep eletrificados
![Plataforma Small Wide 4x4 com sistema PHEV [divulgação] compass j3u](https://storage.googleapis.com/automaistv-uploads/2025/05/PlataformaBio-HybridPlug-in1_edited.webp)
A ideia é que ele aproveite todo o desenvolvimento que a marca tem feito na plataforma Small Wide 4×4 e também a manutenção de algo que é importantíssimo para a Jeep no Brasil: tração 4×4 de verdade. A plataforma STLA Medium usada na Europa só aceita 4×4 através de eletrificação, não sendo compatível com eixo cardã.
Assim, o Compass brasileiro de terceira geração terá versões com motor 1.3 T270 quatro cilindros turbo flex e 2.0 quatro cilindros turbo flex (hoje esse motor é só a gasolina). O 1.3, além da variante a combustão padrão, terá versões MHEV e PHEV no novo Compass, todas elas desenvolvidas para a plataforma Small Wide.

Na MHEV, o 1.3 ganha motor elétrico que não movimenta as rodas e só reduz o consumo, não podendo ser chamado de híbrido de verdade (ainda que a Stellantis insista em fazer isso com Pulse e Fastback). Ele terá transmissão automatizada de dupla embreagem e sistema elétrico de 48V, sendo possível desligar o motor em movimento para economizar combustível.
Por fim, o sistema 4xe será nacionalizado usando o motor 1.3 turbo com um motor elétrico na traseira. A ideia é que o sistema esteja em mais versões e que as baterias durem muito mais do que no modelo atual, que tem autonomia muito baixa. Os três conjuntos eletrificados também serão usados em Renegade, Commander, Toro e Rampage.

Renegade de nova geração ainda demora
Além do novo Compass J3U, a Jeep também trabalha no Renegade de segunda geração, internamente chamado de J2U. Ele manterá a plataforma Small Wide e terá todo o conjunto eletrificado pensado para o Compass e dito anteriormente. Nesse caso, o maior foco da marca estará no sistema MHEV.
Contudo, ele vai demorar mais. A ideia inicial da Stellantis era matar o Renegade globalmente em favor do Avenger. Só que o novo SUV subcompacto da marca é bem menor e não tem o mesmo visual icônico. A filial brasileira, depois de mostrar o sucesso do modelo e o potencial de uma nova geração, salvou o Renegade.

Com isso, a segunda geração do Renegade (J2U) será um pouco maior para se distanciar do Avenger e se aproximar dos SUVs compactos grandinhos da categoria – vulto VW T-Cross e Hyundai Creta. Isso solucionará o maior problema do atual Renegade: espaço interno acanhado e porta-malas pequeno.
A carroceria quadrada será mantida e claramente inspirada no Wrangler. Contudo, antes disso, em 2026, o atual Jeep Renegade será reestilizado mais uma vez. As maiores mudanças serão feiras no interior, onde ele ganhará console central elevado do Compass, painel com linhas horizontalizadas e melhorias de acabamento. A parte externa pouco mudará.

Para qual novo Jeep você está mais ansioso pela chegada: Renegade J2U ou Compass J3U? Conte nos comentários.