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HEV 4X4

Exclusivo: motor 1.3 híbrido HEV da Stellantis terá versão com tração 4×4

Stellantis tem trabalhado em um novo conjunto híbrido HEV com motor 1.3 turbo, mas a surpresa é a tração

3 min de leitura

Já faz um certo tempo que a Stellantis anunciou que teria uma família de motores híbridos no Brasil. Tudo começou com o conjunto semi-híbrido 1.0 três cilindros turbo (que finalmente deixará de ser chamado de Hybrid) e que vai evoluir para o 1.3 MHEV. Mas o grupo também prometeu motor híbrido HEV e PHEV no Brasil.

Agora, o Auto+ descobriu com exclusividade que o conjunto híbrido tradicional da Stellantis terá compatibilidade com tração 4×4. A princípio, esperava-se que o 1.3 T270 convertido para híbrido HEV adotaria somente a tração dianteira. Afinal, o foco dos híbridos tradicionais é oferecer o máximo de economia de combustível.

Contudo, apuramos com fontes internas ligadas à Stellantis que o motor 1.3 quatro cilindros turbo flex será combinado a duas opções de motorização elétrica para compor o sistema híbrido HEV. Haverá uma opção com tração dianteira, onde o motor elétrico fica somente no eixo dianteiro auxiliando o 1.3 turbo ou movendo as rodas sozinho em algumas situações.

Jeep Commander Limited estático para avaliação
Jeep Commander Limited [Auto+/Luiz Forelli]

Como será o 4×4?

Outra opção será o HEV 4X4, mas ainda não ficou claro como será a aplicação da tração traseira. Na manga, a Stellantis tem a opção de usar o eixo cardã para transferir a força para as rodas traseiras. Seria o mesmo sistema que o Renegade 4×4 usa, visto que ele combina motor 1.3 turbo com tração nas quatro rodas.

A alternativa é a aplicação de um segundo motor elétrico, dessa vez na traseira, para impulsionar o segundo eixo. Assim, não haveria ligação mecânica entre os dois eixos e o impulso da traseira viria somente da eletricidade. Nos modelos 4xe, que são híbridos plug-in, motor elétrico hoje fica na traseira.

Fiat Toro Ultra 2026 cinza parada de frente com casa e árvores ao fundo
Fiat Toro Ultra 2026 [Auto+ / Rafael Pocci Déa]

Como a aplicação desse conjunto mecânico híbrido HEV (ou seja, sem carregamento externo) será feito somente em modelos com plataforma Small Wide, a opção de tração traseira por eixo cardã se torna possível. Caso a Stellants tivesse optado por oferecer esse conjunto 1.3 híbrido HEV em carros CMP, ai a tração traseira só poderia ser elétrica.

Vale lembrar que a plataforma Small Wide é usada pelos Jeep Renegade, Compass, Commander, Fiat Toro e Ram Rampage. Contudo, ela também dará vida à quarta geração do Jeep Compass, desenvolvida especificamente para o Brasil, além de um inédito Peugeot 3008 desenvolvido nacionalmente e que vai conviver com o 3008 GT importado.

Peugeot 3008 GT [divulgação]

Você acredita que os modelos híbridos HEV da Stellantis farão sucesso no Brasil?

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João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

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