Guardado a sete chaves dentro da Stellantis, o maior segredo do ano foi desvendado com exclusividade pelo Auto+: o nome da nova caminhonete da Ram. Derivada diretamente da Fiat Titano, ela será a quarta picape nascida a partir do projeto original Peugeot e Changan. Desenvolvida no Brasil, a Titano da Ram resgatará o nome clássico Dakota.
Segundo fontes ligadas à marca, a caminhonete rodava até com códigos diferentes e documentos com erros propositais e para esconder seu nome. E justamente nesses documentos estavam dois nomes possíveis: Ram Dakota ou Ram 1200. A Stellantis, no final das contas, bateu o martelo pelo resgate da nomenclatura clássica.
Pode ser Dakota
A escolha por Ram Dakota tem muitas razões para isso. O nome é especial para o Brasil, pois foi o último carro da Dodge produzido nacionalmente. Ela foi feita em Campo Largo, no Paraná, na fábrica da Chrysler entre 1998 e 2001. A nossa caminhonete era de segunda geração, a qual foi feita nos EUA entre 1996 e 2004. O Brasil era o único país fora dos EUA o qual ela foi produzida.

Originalmente, o nome foi usado pela Dodge entre 1986 e 2010 para uma caminhonete média e depois mudou para Ram Dakota por um ano. Esse retorno do nome Dakota já era especulado para a Ram Rampage antes de seu lançamento.
Contudo, o nome Rampage foi usado por se tratar de um modelo monobloco e de categoria abaixo do que era a Dakota, uma picape média de fato. Agora, o nome volta também como diferenciação em relação às irmãs maiores, que usam números.
![Changan Kaicene [divulgação] ram dakota](https://uploads.automaistv.com.br/2025/08/changan_hunter_reev-1320x742.webp)
Por que muita gente diz ser Ram 1200
Vale lembrar que fora do Brasil, a Strada é vendida como Ram 700 e a Toro como Ram 1000. Por isso, também foi ventilado que a Fiat Titano com logotipo do bode adotasse o nome 1200. Esse batismo já foi usado pela Mitsubishi Triton vendida pela Ram e é empregado na Titano em alguns mercados onde a Fiat não vende seus modelos comerciais.
Entretanto, como a ideia é criar um produto diferente e que vai conviver com a 1200 atual em alguns mercados, o nome Dakota foi resgatado. O que não sabemos ainda é se o modelo também será vendido nos EUA, visto que a Stellantis já confirmou que trabalha em uma caminhonete média para a terra do Tio Sam.
![Changan Kaicene [divulgação] interior](https://uploads.automaistv.com.br/2025/08/changan_hunter_reev_91-1320x743.webp)
Só diesel
Tal qual a Fiat Titano, a Ram Dakota terá motor 2.2 quatro cilindros turbo diesel de 200 cv e 45,9 kgfm de torque. O câmbio será somente automático de oito marchas com tração 4×4 eletrônica sempre como item de série. Não há estudos, ao menos por enquanto, de usar o motor 2.0 quatro cilindros turbo a gasolina na Dakota, deixando a opção para a Rampage.
Visualmente falando, ela terá muitos elementos da Changan Kaicene que ilustra essa matéria, mas com personalidade própria. Os faróis mudarão para se aproximar ao que outros modelos da Ram oferecem. Mas toda lateral será igual a da Titano e a Landtrek – o que, infelizmente, fará com que as maçanetas gigantescas permaneçam.

Já o interior seguirá puramente o que foi feito na caminhonete chinesa. Ou seja, central multimídia horizontalizada ligada ao painel de instrumentos totalmente digital. Haverá muito material macio ao toque e couro no painel e portas. A ideia é oferecer um produto premium bem acima da Fiat Titano.
Você acredita que a Ram Dakota vai fazer sucesso? Conte nos comentários.



Por isso que ele ta em Atibaia?
Analisando essa história com afinco, percebemos que a RAM nunca quis/pretendeu vender essa picape por aqui! Do mesmo modo também vemos que a JEEP nunca quis/pretendeu vender o Avenger por aqui, então o que ocorreu?
Após o lançamento do Fastback em 2022, a Stellantis tomou uma série de decisões erradas no mercado brasileiro quando decidiu passar 2/3 anos com foco praticamente exclusivo em restabelecer Citroen e Peugeot por aqui.
A Citroen fracassou com C3 e Aircross, mas obteve um relativo sucesso com o vazamento, já a Peugeot fracassou como um todo, embora esteja estável na Argentina. Nesse meio tempo também, temos a TIitano que chegou com uma proposta interessante, mas rapidamente se tornou o “Linea” das picapes, pois não tinha motor e cambio adequados ao segmento, além da suspensão dificil, ao menos a Fiat foi rápida em ofertar descontos e já chegou com o modelo atualizado, porém agora é tarde e ela está associada a um produto barato.
Os fracassos de 2008 e Titano, fizeram a Stellantis “obrigar” Jeep e Ram a descer do salto e ofertar produtos de volume, para aumentar o ticket médio do grupo.
No fim das contas, a principal prejudicada nessa ladainha toda foi a JEEP, que ficou largada por 2 anos e atrasou o desenvolvimento de Compass e Renegade.
E lá vem novamente a Chakota
O brasileiro realmente é invejoso, quem faz um título desses “Dakota da Fiat”, vai ver não tem condição nem de andar de UNO., eita povim
Será outro grande sucesso !!
O nome ram/jeep/Dodge é muito forte aqui no Brasil….