Apesar de ser muito resistente à eletrificação total, a Toyota finalmente venderá um carro elétrico no Brasil. Contudo, esse modelo não estará no mesmo showroom de Corolla, Corolla Cross, SW4 e Hilux. Na realidade, a ofensiva elétrica japonesa será iniciada pela Lexus com o SUV médio elétrico RZ, que chega em outubro ao Brasil.
O Auto+ teve acesso antecipado aos planos da Toyota e descobriu que o Lexus RZ será lançado no nosso país em outubro durante o Salão do Automóvel de São Paulo. A versão escolhida é a 450e, a topo de linha do SUV elétrico com motores na dianteira e na traseira. Lá fora, ele também oferece a versão 300e, mas que não vem por enquanto.
O powertrain é constituído por um motor elétrico na dianteira com 204 cv e 27 kgfm de torque junto a um motor elétrico traseiro com 109 cv e 17,3 kgfm de torque. Segundo a marca, a cavalaria total é de 313 cv e 44,3 kgfm de torque. Com esses números, o SUV elétrico da Lexus bate os 100 km/h em 5,6 segundos.

A velocidade máxima é limitada a 160 km/h, enquanto a autonomia fica em 400 km na versão com dois motores. Um dos grandes destaques do Lexus RZ 450e é que ele conta com quatro níveis de frenagem regenerativa, sendo a última, a mais forte, capaz de eliminar totalmente o uso dos freios convencionais por conta da força de frenagem.
Direção exótica
Além, disso, o Lexus RZ foi o primeiro carro do grupo Toyota a contar com direção por cabos. Ainda não é certo se isso será oferecido no Brasil, mas em alguns países, o modelo conta com volante yoke, parecido com a dos modelos da Tesla. É como se fosse um manche que substitui o volante redondo regular e tem maior agilidade nas manobras.

É preciso girar muito menos o yoke do que um tradicional para fazer uma curva completa. Com isso, há mais velocidade de viragem e mais agilidade nas manobras. Contudo, o volante exige que você sempre o segure na mesma posição. É um tanto quanto exótico para muitas pessoas.
Primo de luxo do elétrico Toyota bZ4X
Baseado na plataforma e-TNGA, o Lexus RZ é o primeiro modelo nascido para ser 100% elétrico dentro da marca. Ele compartilha componentes e base com modelos como Toyota bZ4X, Subaru Solterra, Subaru Trailseeker, Toyota bZ Woodland e o novo Toyota C-HR elétrico.

Você acredita que a Lexus vai ter sucesso com o RZ no Brasil? Conte nos comentários.


