Ao vivo
Home » Segredos » Ferrari mais controversa da história gera medo na marca

Segredos

Novo mundo

Ferrari mais controversa da história gera medo na marca

Primeiro carro 100% elétrico da marca italiana será revelado em maio e promete romper padrões sem abandonar a identidade da Ferrari

2 min de leitura

A Ferrari está a dois meses de apresentar seu primeiro carro totalmente elétrico. Batizado de Luce, o modelo marcará uma virada histórica para a fabricante de Maranello, já que será um mundo totalmente novo que a Ferrari irá entrar, e por isso ele nasce cercado de pressão e até nervosismo por parte de quem o desenhou.

YouTube video

Ex-Apple

Em entrevista para o site Autocar, o responsável pelo projeto, Jony Ive, ex-chefe de design da Apple, admitiu que está ansioso com a reação do público, não por duvidar do trabalho feito, mas pelo peso que esse momento carrega. A Ferrari construiu por décadas carros com motores V12, e será a primeira vez no mundo dos elétricos. Há uma expectativa grande.

A marca contratou Ive e Marc Newson, ambos do estúdio LoveFrom, para desenhar o exterior do Luce. A proposta quer misturar tradição italiana com uma leitura mais minimalista, influenciada pelo universo da tecnologia. 

Ferrari EV camuflada de traseira andando na cidade
Ferrari EV [Autocar]

Segundo Ive, o carro continua sendo claramente uma Ferrari, mas é uma nova interpretação da marca, guiada por conceitos como simplicidade e beleza essencial.

Newson ainda comentou que o fato de ser um elétrico abriu espaço para ousar. Sem as limitações de um conjunto mecânico convencional, a equipe ganhou liberdade criativa e também estrutural. 

A Ferrari mais polêmica

Volante e painel de carro elétrico da Ferrari
Volante e painel de carro elétrico da Ferrari [Divulgação]

Ive também afirma que não houve divisão entre equipes de fora e de dentro. Tudo foi desenvolvido ao mesmo tempo. A ideia é que o carro transmita uma identidade única, sem parecer um conjunto de peças criadas separadamente.

O que já se sabe é que o Luce terá quatro portas, quatro lugares e altura semelhante à do Purosangue. O conjunto elétrico deve usar quatro motores e entregar cerca de 1.000 cv.

Volante e painel do primeiro carro elétrico da Ferrari
Detalhes do Ferrari Luce [Divulgação]

Protótipos camuflados seguem em testes na Suécia. Alguns flagras recentes revelam que o modelo pode ter portas traseiras com abertura invertida, no estilo suicida, como no próprio Purosangue. A revelação oficial acontece em maio. 

E você, está ansioso para a nova Ferrari elétrica? Deixe seu comentário!


YouTube video

Deixe um comentário

Assuntos

Luiz Forelli

Jornalista pela Faculdade Cásper Líbero, sempre fascinado por carros. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

Você também poderá gostar