A equipe do Auto+ flagrou o SUV chinês Changan UNI-T rodando camuflado no interior de São Paulo (SP), o que sugere o retorno da marca ao Brasil. Conhecida no passado como Chana, a fabricante vendeu minivans e pequenos caminhões entre 2006 e 2016, e agora prepara uma nova fase de olho em SUVs. Além do UNI-T, a marca também testa por aqui o CS75 Plus, um SUV grande que deve ser outro pilar dessa reestreia.
Sem versões eletrificadas
O UNI-T chega para disputar com modelos como Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e Volkswagen Taos. O detalhe curioso é que, ao contrário da maioria das marcas chinesas que estreiam com carros elétricos ou híbridos, o UNI-T é movido apenas por motor a combustão.
Na China, ele é vendido com motor 1.5 turbo a gasolina, que entrega 188 cv e 30,6 kgfm de torque, acoplado a um câmbio automatizado de dupla embreagem de sete marchas. Em alguns mercados, há também uma versão 2.0 turbo com até 230 cv, mas ainda não se sabe se ela virá ao Brasil, mas é difícil imaginar caso queira atingir um preço competitivo.

No tamanho, o SUV cupê mede 4,51 metros de comprimento, 1,87 m de largura, 1,56 m de altura e tem entre-eixos de 2,71 m. Ou seja, medidas de Compass e entre-eixos de Corolla sedã. É um carro de cinco lugares, com porte para brigar no centro do segmento e espaço interno generoso para um modelo de pegada esportiva.
O design é um dos pontos que mais chamam atenção. A frente tem faróis finos em LED próximos ao capô, uma grande grade com 15 elementos em formato de diamante e para-choque com recortes agressivos. As maçanetas são embutidas e a traseira tem lanternas horizontais, integradas por uma faixa iluminada.



Por dentro, o UNI-T segue o padrão atual dos modelos chineses, com painel digital e central multimídia de 10,3 polegadas, acabamento caprichado e poucos botões físicos. Em segurança e tecnologia, oferece piloto automático adaptativo, frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa, câmera 360°, monitor de ponto cego, carregador de celular por indução e seis airbags.
Ainda não há confirmação de lançamento, mas há rumores de que a operação da Changan no Brasil pode contar com apoio da CAOA, que já atua com outras marcas chinesas.
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