Ninguém consegue esquecer da Chana, não é? A marca de utilitários chineses fez parte das ruas brasileiras na primeira fase das marcas vindas da China. Mas, depois de trocar de nome e sumir, a fabricante vai voltar. Agora somente como Changan, evitando polêmica, ela marcará seu retorno com dois belos SUVs.
Flagrados em testes pelo nosso leitor Marcelo Alixandre nos arredores da fábrica da GWM em Iracemápolis levantou algumas suspeitas. Para tanto, o leitor pensava se tratar de novos modelos da Great Wall, mas não, trata-se de uma dupla da Changan. Inclusive, a marca já confirmou que voltará ao Brasil e há rumores de ajuda da CAOA.
Uni-T, o compacto estiloso
No flagra, o modelo que mais chama atenção é o Changan Uni-T. O modelo faz parte da divisão de carros mais esportivos e modernos da fabricante chinesa e é um SUV cupê de porte médio. Ele pretende pegar o mercado de Toyota Corolla Cross e Jeep Compass.

Para isso, conta com motores 1.5 quatro cilindros turbo ou 2.0 quatro cilindros turbo. Ambos os motores não contam com qualquer tipo de eletrificação e tem potencia parelha com rivais diretos. A tração é sempre dianteira.
Nas medidas, temos um SUV de 4,51 m de comprimento, 1,87 m de largura, 1,56 m de altura e 2,71 m de entre-eixos. O câmbio é de dupla embreagem na versão 1.5 turbo, enquanto o modelo 2.0 turbo usa uma caixa automática tradicional de oito marchas.



Rival do Haval H6
Já para brigar com GWM Haval H6 e BYD Song Plus, a Changan vai escalar o recém-lançado CS75 Plus. O modelo vem com motor 1.5 quatro cilindros turbo ou 2.0 quatro cilindros turbo, tal qual o Uni-T. Há planos para uma versão híbrida no futuro.
O visual é mais tradicional, com o porte de um SUV quase grande — afinal, ele tem 4,77 m de comprimento. A frente lembra o GW Haval H6 reestilizado, enquanto a traseira tem um quê de Porsche Cayenne.



Para qual do dois modelos da Changan você está mais animado para o lançamento?



Cadê as fotos do tal flagra?
Esses dois modelos já rodam no Paraguai há no mínimo 3 anos. Unit-T é realmente impressionante, tem uma roda aro 20 muito bonita e o tamanho é semelhante ao Jeep Compass. Um dos carros mais bonitos que já vi, no Paraguai ele custa U$ 25.000,00 dólares americanos. Realmente é um carro que chama atenção por onde passa.
Podiam fabricar, sob licença aquele compacto americano da década de 70, pra compensar a marca que não vem mais……
Queremos o sedan do unit