A Ford é uma das montadoras que se perdeu um pouco com seus planos, dando passos para trás e para frente ao mesmo tempo. A empresa acabou de matar o Focus e pode trazer como SUV, reorganizou prazos e virou um emaranhado de planos adiados. Mas agora a marca vem se encontrando e já trabalha para uma nova fase de veículos, e um dos citados é um sedã elétrico para preencher a saudade do Fusion.
Mustang sedã?
O CEO Jim Farley levantou a possibilidade de fazer um sedã elétrico de alto desempenho com tração traseira e preço baixo. A fala apareceu em um vídeo gravado meses atrás na Monterey Car Week, onde ele insinuou que a empresa estuda um quatro portas com a silhueta limpa. Ou seja, quem sabe um liftback, estilo sedã cupê, para atrair quem ainda gosta de carro baixo em meio ao mar de SUVs.
Não é de hoje que a Ford brinca com essa ideia. Desde 2022 surgem pistas sobre um Mustang sedã e até concessionários americanos teriam visto uma prévia do modelo em 2024. Farley não confirmou nada diretamente, mas deixou claro que existe mercado para sedãs e que o segmento nunca morreu, só ficou mal atendido.
![Ford Mondeo ST-Line [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2022/03/ford_mondeo_st-line_56_edited-1200x720.jpg)
Segundo ele, os sedãs da Ford fracassaram nos Estados Unidos porque eram pensados para a Europa e entregues em plataformas caras demais para o público americano. O Fusion, por exemplo, era ótimo, mas custava caro para produzir.
Farley reafirmou que o Bronco e a Maverick só existem porque a marca abandonou o Fusion. O dinheiro que seria investido em sedãs foi redirecionado para criar produtos que hoje são a grande parte do lucro da Ford.

A montadora norte-americana está trabalhando em uma nova plataforma chamada Universal EV Platform, que vai estrear em 2027 com uma picape média totalmente elétrica e vai servir de base para diversos modelos mais acessíveis. Mesmo assim, a Ford sabe que existe espaço para algo novo.
Por isso, um carro elétrico de tração traseira, com pegada esportiva e preço aceitável, preencheria justamente o buraco deixado pelo Fusion, claro, com outra proposta.

O CEO ainda aproveitou para elogiar o Xiaomi SU7, que virou sensação na China, e voltou a falar do seu sonho de criar um “supercarro off-road”. Ele descreveu a ideia como uma mistura de carro do WRC para quatro pessoas com um Raptor R sem caçamba. Parcialmente elétrico, com mil cavalos e uma proposta bem extrema. Só que isso, ainda é mais fantasia do que projeto.
O que você acha? A Ford deveria apostar nesse sedã elétrico ou focar só nas picapes e SUVs? Deixe seu comentário!



