Ao vivo
Home » Segredos » Ford cogita sedan elétrico esportivo e barato para preencher vazio do Fusion

Segredos

Será que vem?

Ford cogita sedan elétrico esportivo e barato para preencher vazio do Fusion

Ford admitiu que matou seus sedãs para investir em picapes e SUVs, como o Bronco e Maverick, mas agora volta a flertar com o segmento

3 min de leitura

A Ford é uma das montadoras que se perdeu um pouco com seus planos, dando passos para trás e para frente ao mesmo tempo. A empresa acabou de matar o Focus e pode trazer como SUV, reorganizou prazos e virou um emaranhado de planos adiados. Mas agora a marca vem se encontrando e já trabalha para uma nova fase de veículos, e um dos citados é um sedã elétrico para preencher a saudade do Fusion. 

Mustang sedã?

O CEO Jim Farley levantou a possibilidade de fazer um sedã elétrico de alto desempenho com tração traseira e preço baixo. A fala apareceu em um vídeo gravado meses atrás na Monterey Car Week, onde ele insinuou que a empresa estuda um quatro portas com a silhueta limpa. Ou seja, quem sabe um liftback, estilo sedã cupê, para atrair quem ainda gosta de carro baixo em meio ao mar de SUVs.

Não é de hoje que a Ford brinca com essa ideia. Desde 2022 surgem pistas sobre um Mustang sedã e até concessionários americanos teriam visto uma prévia do modelo em 2024. Farley não confirmou nada diretamente, mas deixou claro que existe mercado para sedãs e que o segmento nunca morreu, só ficou mal atendido.

Ford Mondeo ST-Line [divulgação]
Ford Mondeo ST-Line [divulgação]

Segundo ele, os sedãs da Ford fracassaram nos Estados Unidos porque eram pensados para a Europa e entregues em plataformas caras demais para o público americano. O Fusion, por exemplo, era ótimo, mas custava caro para produzir. 

Farley reafirmou que o Bronco e a Maverick só existem porque a marca abandonou o Fusion. O dinheiro que seria investido em sedãs foi redirecionado para criar produtos que hoje são a grande parte do lucro da Ford.

Ford Fusion
Ford Fusion [divulgação]

A montadora norte-americana está trabalhando em uma nova plataforma chamada Universal EV Platform, que vai estrear em 2027 com uma picape média totalmente elétrica e vai servir de base para diversos modelos mais acessíveis. Mesmo assim, a Ford sabe que existe espaço para algo novo. 

Por isso, um carro elétrico de tração traseira, com pegada esportiva e preço aceitável, preencheria justamente o buraco deixado pelo Fusion, claro, com outra proposta.

Ford Bronco Sport 2025 [Divulgação]

O CEO ainda aproveitou para elogiar o Xiaomi SU7, que virou sensação na China, e voltou a falar do seu sonho de criar um “supercarro off-road”. Ele descreveu a ideia como uma mistura de carro do WRC para quatro pessoas com um Raptor R sem caçamba. Parcialmente elétrico, com mil cavalos e uma proposta bem extrema. Só que isso, ainda é mais fantasia do que projeto.

O que você acha? A Ford deveria apostar nesse sedã elétrico ou focar só nas picapes e SUVs? Deixe seu comentário!


YouTube video

Deixe um comentário

Luiz Forelli

Estudante de jornalismo, sempre foi fascinado por carros desde pequeno. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

Você também poderá gostar