Ao vivo
Home » Segredos » Hyundai Bayon é o próximo SUV do HB20 e já roda em testes 

Segredos

O último entre os rivais

Hyundai Bayon é o próximo SUV do HB20 e já roda em testes 

Novo SUV compacto da Hyundai ficará abaixo do Creta para substituir o HB20S e chega em 2027 como nova geração

4 min de leitura

A Hyundai já colocou no forno o seu próximo lançamento inédito para o Brasil. Trata-se do Hyundai Bayon, novo SUV subcompacto que vai ocupar o espaço acima do HB20s e ficará abaixo do Creta, seguindo a mesma receita que virou padrão no mercado nacional nos últimos anos.

O modelo foi flagrado em testes em nova geração no Oriente Médio e virá ao Brasil em 2027 para brigar com  Fiat Pulse, Renault Kardian, Volkswagen Tera e os futuros Jeep Avenger e Chevrolet Sonic. O nome do SUV no Brasil será Bayon, segundo informações do Autoesporte, nome já existente do SUV compacto em outros países.

SUV do HB20

O Bayon será, essencialmente, o SUV do HB20. Ele usa a mesma base, reaproveita soluções estruturais e nasce da plataforma K2 do grupo Hyundai-Kia, a mesma do hatch.

Hyundai Bayon nova geração flagra
Hyundai Bayon [Divulgação]

Isso fica claro nos flagras divulgados pela Heiler TV. As portas são as mesmas do HB20, assim como a coluna A. A diferença está no conjunto visual, com suspensão elevada, rack de teto e traseira com desenho mais trabalhado, passando a sensação de um carro mais robusto.

É a fórmula que deu certo no Brasil. Pegar plataformas de hatches como Polo, Argo e Onix, elevar a carroceria, mudar o estilo e criar SUVs compactos que conversam melhor com o gosto do consumidor.

Adeus HB20S, olá Bayon

Bayon 2024
Hyundai Bayon 2024 [Divulgação]

A chegada do Bayon também vai marcar uma mudança na gama da Hyundai, pois ele vai entrar diretamente no lugar do HB20S, que não deve seguir para a próxima geração. Com isso, a marca passa a ter apenas o novo HB20 hatch e o SUV subcompacto como opções de entrada.

Mas o SUV só vai chegar após a próxima geração do hatch que deve estrear ainda em 2026 e já é testado por aqui de forma camuflada. O Bayon vem logo depois, em 2027, já alinhado com essa nova fase da linha.

Hyundai Bayon [divulgação]
Hyundai Bayon [divulgação]

O Bayon será produzido em Piracicaba, no interior de São Paulo. Ele faz parte do investimento de R$ 5,5 bilhões anunciado pela Hyundai para o Brasil até 2032.

Assim como os principais rivais, o Bayon vai apostar em um conjunto mecânico já conhecido do público brasileiro, o 1.0 turbo flex da família Kappa, com 120/120 cv de potência e 17,5/17,5 kgfm de torque, sempre ligado ao câmbio automático de seis marchas.

Tamanho e posicionamento

Hyundai Bayon [divulgação] Volkswagen Nivus
Hyundai Bayon [divulgação]

Se hoje o Creta mede cerca de 4,30 metros de comprimento e tem 2,61 metros de entre-eixos, o Bayon deve ficar um degrau abaixo disso. A expectativa é algo em torno de 4,20 metros de comprimento, medida que o coloca exatamente no centro do segmento de SUVs subcompactos, sem canibalizar o Creta e sem parecer pequeno demais.

O Bayon será o último desse grupo de novos SUVs subcompactos a chegar ao mercado brasileiro. Chevrolet Sonic e Jeep Avenger desembarcam antes, ainda em 2026.

Hyundai Bayon [divulgação] Creta
Hyundai Bayon [divulgação]

A diferença é que o Hyundai já nasce atrelado a uma nova geração de produtos da marca. Mesmo sendo um nome novo por aqui, o Bayon já existe, onde é produzido na Turquia, e passará por uma nova geração por lá antes de dar origem ao modelo brasileiro. Ou seja, ele chega por último, mas chega mais atualizado.

Será que o Bayon vai conseguir se destacar só com a força do nome Hyundai e da base do HB20 entre esses diversos SUVs? Deixe seu comentário!


YouTube video

1 comentário em “Hyundai Bayon é o próximo SUV do HB20 e já roda em testes ”

  1. Rogério Valente

    Vendo as imagens não dá prá aceitar “Hyundai Bayon” e “SUV” no mesmo texto.
    Isso NUNCA foi nem será um utilitário esportivo.

    Me parece mais um Hatch quase médio…

    Mas não se usa mais outro termo para se referir a carros que não seja SUV na “imprensa especializada” junto com os fabricantes. Parece que se não usarem esse termo o carro já nasce morto…

    O mundo automotivo está mais chato que o restante do mundo.

Deixe um comentário

Assuntos

Luiz Forelli

Estudante de jornalismo, sempre foi fascinado por carros desde pequeno. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

Você também poderá gostar