Ao vivo
Home » Segredos » Land Rover Evoque vai ter transformação radical em breve 

Segredos

Agora elétrico

Land Rover Evoque vai ter transformação radical em breve 

Modelo mais vendido da marca será totalmente reinventado com nova plataforma e tecnologias

3 min de leitura

A Land Rover vem dando cada vez menos as caras para a imprensa em 2025. Os planos da marca seguem obscuros com a reestruturação da Jaguar, já que as duas fazem parte do grupo JLR, e isso tem deixado consumidores e até concessionários no escuro sobre o futuro da linha. Porém, muitas montadoras vem fazendo, a britânica não vai seguir uma linha diferente e vai fazer o novo Range Rover Evoque elétrico. 

Segundo o site britânico Autocar, o Evoque, carro mais vendido da Range Rover nesta década e responsável por 40% das vendas de carros da marca no Reino Unido, será totalmente renovado. A terceira geração chega apenas no fim de 2027, já como um SUV totalmente elétrico e vai utilizar a plataforma EMA (Electrified Modular Architecture), a mesma que vai estrear no próximo Range Rover Velar.

O novo Evoque continuará sendo o ponto de entrada da linha Land Rover, enquanto Velar, Sport e o próprio Range Rover passam por transformações mais profundas. A JLR vê o Evoque elétrico como peça mais do que importante para manter o nome vivo na próxima década, já que carros menores e de alto volume vão ter que acompanhar o ritmo da eletrificação global.

Transformação radical

Land Rover Range Rover Evoque [Auto+ / João Brigato]
Land Rover Range Rover Evoque [Auto+ / João Brigato]

A plataforma EMA é o maior salto técnico da fabricante em anos. Ela usa arquitetura de 800V com alvo total em eletrificação, motores desenvolvidos internamente e baterias fornecidas pela Agratas, empresa da Tata, que abrirá sua fábrica no Reino Unido também em 2027. O novo Evoque será produzido em Halewood, junto do Velar e do futuro Defender Sport.

A JLR ainda não revelou potência, autonomia ou números oficiais, mas a expectativa é de que o Evoque brigue diretamente com rivais como o futuro Mercedes GLA elétrico, que deve ultrapassar 720 km de autonomia. Para isso, o 800V será fundamental para carregamentos mais rápidos e autonomia superior.

Land Rover Range Rover Evoque [Auto+ / João Brigato]
Land Rover Range Rover Evoque [Auto+ / João Brigato]

Ainda segundo o site, apesar da Land Rover pensar no Evoque como um produto 100% elétrico, a marca não descarta versões híbridas plug-in para também aumentar o alcance comercial. 

A própria JLR, como diversas montadoras, comentou no ano passado que a demanda por híbridos cresce enquanto as vendas de elétricos desaceleraram no mundo inteiro. Se isso se confirmar, outras versões do Evoque podem surgir para estar em mercados mais tradicionais.

Land Rover Range Rover Evoque [Auto+ / João Brigato]
Land Rover Range Rover Evoque [Auto+ / João Brigato]

O novo Range Rover Electric chega em 2026. O novo Velar elétrico, logo depois. O Sport elétrico, no início de 2027. E então, o Evoque elétrico fecha o ciclo no fim do ano.

Acredita que o Evoque elétrico vai ser um sucesso contra os rivais? Deixe seu comentário!


YouTube video

Deixe um comentário

Luiz Forelli

Estudante de jornalismo, sempre foi fascinado por carros desde pequeno. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

Você também poderá gostar