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Prejuízo gigantesco

Maserati e Alfa Romeo devem compartilhar plataformas e isso pode salvar o Quattroporte

Parceria entre as marcas italianas dentro da Stellantis deve acelerar o desenvolvimento de híbridos e elétricos, inclusive da nova geração do sedã de luxo da Maserati

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A Maserati a cada dia que passa precisa pensar de como vai pagar as contas, já que sua situação financeira está bem prejudicada. Isso porque a marca de luxo do grupo Stellantis vem enfrentando baixas nas vendas, projetos congelados e a pressão por eletrificação.

Em 2023, a Maserati vendeu 26.600 carros no mundo; em 2024, a montadora teve seu pior ano — 11.300 carros comercializados globalmente, uma queda de 57% em relação a 2024. Já em 2025, o cenário também é desesperador: no primeiro trimestre, a montadora italiana sofreu um decréscimo de 48% em comparação com o ano anterior. 

E para tentar contornar essa situação, a Stellantis está apostando em sinergias com outra marca italiana do grupo, como a Alfa Romeo, para tentar diminuir os custos e acelerar lançamentos. Essa colaboração abre caminho para que os próximos Giulia e Stelvio da Alfa sirvam de base para novos Maserati Quattroporte e Levante, com versões híbridas e elétricas. 

Novo Alfa Romeo Stelvio camuflado de traseira andando na neve
Novo Alfa Romeo Stelvio [Carscoops.com]

As duas fabricantes devem usar a nova plataforma STLA Large da Stellantis, a mesma arquitetura do Dodge Charger elétrico e da nova geração do Jeep Cherokee. É uma estrutura pensada para abrigar motores a combustão, híbridos plug-in (PHEV) e 100% elétricos. 

O novo Giulia está previsto para 2026 e será o primeiro modelo da Alfa sobre essa base que pode adiantar tecnologias que o futuro Quattroporte herdará. Vale lembrar que o sedã de luxo da Maserati deveria ter sido lançado em 2024 como um modelo 100% elétrico, mas o projeto foi adiado para 2028. 

Ghibli Trofeo
Maserati Ghibli Trofeo [Divulgação]

Segundo a própria marca, o motivo foi o desejo de “não correr riscos em termos de desempenho”. Com isso, o desenvolvimento continua, mas em ritmo lento.

Com isso, a aproximação entre Alfa Romeo e Maserati faz o Quattroporte híbrido plug-in voltar a ser uma  alternativa viável. Ele até poderia compartilhar estrutura, eletrônica e até propulsor com o próximo Giulia, o que baratearia o projeto e encurtaria o tempo de desenvolvimento. 

Maserati Levante
Produção do Maserati Levante na Itália [Divulgação]

A mesma lógica pode ser aplicada ao novo Levante, que herdaria a base do futuro Stelvio, se posicionando como um rival para o Porsche Cayenne com opções elétricas e a combustão.

De acordo com o site britânico Autocar, Santo Ficili, chefe da Maserati, no entanto, confirmou que as marcas vão continuar com posicionamentos distintos — a Alfa como premium esportiva, e a Maserati como luxo sofisticado — mas reforçou a intenção de dividir “plataformas, arquitetura eletrônica, software e provavelmente powertrain”. 

Alfa Romeo Tonale cinza de frente - curiosidades carros
Alfa Romeo Tonale [divulgação]

O executivo evitou cravar o alinhamento dos portfólios, mas adiantou que Alfa e Maserati devem colaborar também no desenvolvimento de dois supercarros ultraexclusivos, com motor a combustão de alta potência e câmbio manual.

Você acha que essa sinergia da Alfa Romeo e Maserati vai dar certo? Deixe sua opinião nos comentários!


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Luiz Forelli

Estudante de jornalismo, sempre foi fascinado por carros desde pequeno. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

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