Home » Segredos » Nissan pode fazer inédito SUV médio na fábrica do Kicks no Brasil

Segredos

Nissan pode fazer inédito SUV médio na fábrica do Kicks no Brasil

Depois de muito tempo com uma operação silenciosa no Brasil, a Nissan quer mexer as cadeiras para ganhar espaço no mercado. Prova disso é que ela trabalha intensamente na renovação do Kicks em sua nova ...

4 min de leitura

Depois de muito tempo com uma operação silenciosa no Brasil, a Nissan quer mexer as cadeiras para ganhar espaço no mercado. Prova disso é que ela trabalha intensamente na renovação do Kicks em sua nova geração. O modelo será acompanhado, ao que tudo indica, por uma reforma pesada do velho Kicks ou de um SUV médio inédito.

A fábrica de Resende, Rio de Janeiro, recebeu um investimento de R$ 2,8 bilhões no final de 2023. No ato do anúncio, a marca reforçou que produziria dois novos SUVs e um motor turbo. O que tínhamos de certo era que a marca vai produzir a nova geração do Kicks localmente, tanto que já o testa com novos componentes.

Contudo, recentes rumores apontavam para que o segundo modelo era, na verdade, um velho conhecido. A ideia seria reformar o Kicks atual para colocá-lo como SUV de entrada da marca. O modelo receberia um novo nome e novos componentes para brigar com Fiat Pulse, Renault Kardian, Kia Stonic e o futuro VW Gol SUV (246).

Nissan Qashqai [divulgação]
Nissan Qashqai [divulgação]

Degrau de cima do Kicks

Só que, fontes ligadas à marca e consultadas pelo Auto+ apontam para um lado diferente. Ao invés de investir em um produto antigo, a Nissan vai para outra direção. Uma que, aliás, ela já deveria ter ido há muitos anos: o andar de cima. Falta um modelo acima do Kicks para pegar clientes que não querem um sedã médio como o Sentra.

Lá fora, a Nissan já está na terceira geração do Qashqai, que faz um verdadeiro estrago no segmento de SUVs médios na Europa. O Nissan Qashqai, para os europeus, é como o Jeep Compass para o Brasil: referência de SUV médio e líder de vendas. O modelo, inclusive, salvou a divisão europeia da falência.

Nissan Qashqai [divulgação]
Nissan Qashqai [divulgação]

Segundo as fontes, a Nissan trabalha na quarta geração do Qashqai como um modelo global. Ele será produzido na Europa, como já é feito hoje, mas também no Brasil. Contudo, o modelo nacional será adaptado. Ao invés de usar a plataforma CMF-CD, que é destinada a modelos maiores, ele terá a base CMF-B do Kicks esticada para as proporções de SUV médio.

A estratégia será a mesma da Renault, que usará a base RGMP (que é a CMF-B com outro nome) para produzir um SUV médio cupê para o Brasil. O modelo da Nissan terá visual mais contido e será um SUV médio tradicional. Seu rival claro é o Jeep Compass e o Toyota Corolla Cross, que vêm avançando forte no mercado.

Nissan Qashqai [divulgação]
Nissan Qashqai [divulgação]

Ideias da Renault

É bastante provável que o modelo use motor 1.3 TCe quatro cilindros turbo que hoje está disponível nos modelos da Renault. Lá fora, esse motor é usado pela atual geração do Qashqai junto de uma opção híbrida com motor 1.5 três cilindros aspirado. Temos chances de ter o SUV médio inédito acima do Kicks sendo feito no Brasil em variante híbrida.

Como a atual geração do Qashqai é de 2021, ele ainda tem um tempo a cumprir. Por isso, esse novo SUV médio não é para agora. A ideia da Nissan é manter o antigo Kicks e o novo em linha por um tempo. Quando chegar a hora de o novo modelo ser produzido, o Kicks antigo sai. O investimento bilionário vai até 2030, quando o novo SUV deve ser lançado.

Nissan Qashqai [divulgação]
Nissan Qashqai [divulgação]

Você acredita que a Nissan vai reformar o velho Kicks para mantê-lo no Brasil ou fazer um SUV médio inédito?



YouTube video

1 comentário em “Nissan pode fazer inédito SUV médio na fábrica do Kicks no Brasil”

  1. Edmundo Junior Kajueiro

    "O segundo SUV nacional é um modelo que ainda é inédito no mundo", essa frase foi dita pelo próprio Guy Rodriguez.
    Creio que a fábrica brasileira irá produzir os 3 modelos: V Drive (kicks atual repaginado), Novo Kicks e o novo suv médio, faria sentido, afinal são 3 grandes divisões do segmento de suvs altamente disputadas e lucrativas.

Os comentários estão encerrado.

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar